Como fazer para deixar o celular mais rápido

Como fazer para deixar o celular mais rápido

Toda vez é a mesma coisa, você abre um aplicativo e ele fica travando, tenta tirar uma foto e ela não sai no momento desejado, tenta fazer um boomerang no Instagram e ele não grava, abre o GPS e ele não carrega, entre diversas outras aplicações que não funcionam porque o celular está travando. Esta é a dura realidade de muitos donos de celulares, inclusive foi a minha por muitos dias.

Por este motivo, hoje estaremos ensinando como fazer para deixar o celular mais rápido, funcionando os aplicativos essenciais e dando algumas dicas para que o seu celular Android, iOS, Windows Phone, Blackberry, etc, possa funcionar sem dar aquela travada.

Celular antigo é normal ser lerdo e ficar travando

Primeiro precisamos saber que é “natural” que celulares antigos sejam mais lerdos e fiquem travando com uma frequência maior. Isso porque os sistemas operacionais Android, iOS e outros, ficam obsoletos e não ganham mais atualizações. E aqueles que conseguem ainda se atualizar, não contam com memória RAM, capacidade de armazenamento e processador “potente” o suficiente para rodar todas as aplicações.

Outro motivo dos celulares antigos travarem com mais frequência, é porque mesmo após a exclusão de aplicativos desnecessários, muitas informações, mesmo que ocultas, ainda ficam armazenadas nos celulares. O mais indicado nestes casos é fazer um backup de fotos, vídeos, documentos e arquivos importantes no seu computador e depois efetuar um reboot total (uma formatação total) do aparelho. No YouTube existem diversos tutoriais para zerar os aparelhos e retornar as configurações de fábrica.

Até uns 3 anos de uso, desde que tenha um certo cuidado com o aparelho, dificilmente ele estará “obsoleto”, as empresas querem que você pense assim, para que possa comprar um novo sempre que ocorra um lançamento. Basta fazer manutenções preventivas como a exclusão de arquivos e app desnecessários.

Após este período, realmente não tem o que fazer, o sistema operacional fica muito antigo e não acompanha as exigências mínimas dos app.

Obsolescência programada, verdade ou mentira?

É fato que vivemos em uma era capitalista e fazer celulares que durem a vida toda não trás lucro algum para as empresas como Samsung, Nokia, Motorola, LG, Apple, etc. A um tempo atrás inclusive houve um boato que as fabricantes de celulares estavam fabricando seus aparelhos com obsolescência programada, onde boa parte só teriam vida “útil”, ou seja, sem travar e funcionando perfeitamente durante apenas o período de um ano. No ano seguinte, o celular entraria em uma linha de declínio, onde a tendência era ficar cada vez mais lerdo e com travamentos constantes, a ponto do usuário se irritar e ter que comprar outro aparelho mais moderno e mais caro, fazendo a economia girar.

O que fazia parte deste boato, era que as fabricantes lançavam atualizações automáticas para os aparelhos, ou seja, você não tem controle sobre os download e instalações das aplicações, dos quais tinham como principal funcionalidade deixar o celular mais devagar. Empresas como a Samsung na ocasião, negaram a prática de obsolescência programada e diversas outras mostraram provas de que isso não era (ou é) praticado.

Como tirar print de um celular Android?

É claro que tudo possui uma vida útil e isto varia conforme os cuidados, e com os celulares isto não é diferente. Mas não podemos afirmar nada sobre o fato das atualizações deixarem ou não os smartphones mais lerdos.

Procure um pouco mais sobre o termo “Obsolescência programada” e deixe os seus comentários a respeito. Hoje vamos apenas dar algumas dicas bem úteis para o seu celular ficar mais rápido e travando menos.

10 melhores dicas para deixar o celular rapido

As 10 melhores dicas para deixar o celular mais rápido

Após esta introdução sobre o assunto, vamos ao que interessa, deixar o seu celular smartphone Android e iOS mais rápido.

Primeiro é preciso saber que os celulares Android são mais fáceis de lidar quando o assunto é travamento. Porém os Androids também contam com uma infinidade de aplicativos e portas mais “abertas” para travar e ficar lerdo com uma frequência maior do que os iOS. Os outros sistemas operacionais de celulares não vamos nem comentar neste artigo, mas as dicas são basicamente as mesmas.

Dica 1 – Deixe seu celular mais rápido excluindo aplicativos desnecessários

Tem gente que parece que coleciona aplicativo. Entra na App Store ou na Play Store e fala “Humm que legal, este ainda não tenho, vou baixar…”. A primeira grande dica para não ter um celular que fica travando a todo momento é excluir todos os aplicativos desnecessários. Veja o que é essencial para você e exclua o resto. Se você é uma pessoa que viaja bastante, recomendamos que deixe o app da companhia aérea que é usado com frequência. Mas se for só pra ficar pesquisando passagens, utilize o navegador.

Deixe o app do seu banco, afinal é ótimo para fazer pagamentos, ou seja, essencial. Verifique aqueles que você pode ficar sem e se algum entrar na lista do “Vai que um dia eu preciso”, pode excluir.

Dica 2 – Limpe o cache do seu celular

Após seguir a dica acima e excluir todos os app inúteis, eles ainda estarão agindo de forma oculta no seu celular. Para que você fique 100% livre de seus rastros, é necessário limpar o cache do celular. Alguns celulares oferecem a opção de excluir os arquivos através do próprio menu de configuração. Em outros INFELIZMENTE é necessário baixar um app (E LA VAMOS NÓS) para poder fazer a exclusão. Se você se enquadra na segunda opção, procure algo como o CCleaner, limpe o celular e assim que terminar de usá-lo, exclua-o também.

Dica 3 – Atualização do sistema operacional do celular

Afinal é pra atualizar ou não é pra atualizar. Vamos partir do ponto que as atualizações das empresas são somente para o BEM do cidadão. Portanto manter um celular com o sistema atualizado, pode trazer a correção de diversos bugs que podem estar deixando o aparelho mais lerdo. Medidas de segurança, erros, aplicações e outras correções são feitas durante estas atualizações e isto pode trazer benefícios para que o seu celular deixe de travar.

Nos aparelhos, para saber se ele está com o sistema operacional mais atualizado, é preciso ir no menu de configurações e clicar em informações sobre o aparelho. No Android é só ir até a opção “Sobre o dispositivo” depois em “Atualizações de Software” e verificar se está tudo ok.

Dica 4 – Use apenas uma página de aplicativos na tela inicial

Assim que você destrava o seu celular, quantas telas contam com aplicativos? 2, 3, 4, todas? Tudo consome RAM do seu celular, os ícones dos app também. Tente ter um celular “minimalista”, colocando os ícones apenas dos principais aplicativos em uma, no máximo duas telas. Pode parecer boba esta dica, mais tudo é bem vindo.

Dica 5 – NÃO baixe app de sites suspeitos

Baixar app através dos links colocados nos artigos do Comofazerfacil.com.br OK, agora baixar apps de sites suspeitos, principalmente aqueles, “1001 imagens de bom dia para o seu grupo”, “Imagens e vídeos gratuitos para o ZAP ZAP”, “500 frases para sua MAMAE” e outros, podem comprometer a velocidade do seu aparelho.

Dica 6 – Desative o download automático dos mensageiros

Pra que baixar TODAS imagens e vídeos do WhatsApp? Me diz, pra que? Vá no aplicativo e desmarque a caixa de download automático e só baixe aquilo que for interessante. Essa dica é essencial principalmente para aqueles que participam de 867 grupos. Em um dia o seu celular fica com a memória cheia e tudo fica travando. Faça o mesmo com o Telegram e outros aplicativos de mensagens.

Como recuperar fotos de um celular estragado?

Dica 7 – Faça uma limpa nos arquivos

Mais uma vez, tem gente que parece que coleciona coisas. É realmente preciso ter 85 imagens de bom dia no seu celular? (Parece que estou brigando com vcs hahahaha, mas não estou, vou escrever com menos ódio). Meus amores (melhorou?), de tempos em tempos faça uma limpa nos arquivos desnecessários do seu celular. Abra a galeria e selecione tudo o que for inútil e exclua. Falta de espaço no celular também causa travamentos. Se os arquivos entrarem mais uma vez na lista “vai que um dia eu preciso”, exclua também.

Dica 8 – Widgets e papeis de parede animados

Widget de temperatura, widget de relógio, widget de clima, cachorro lambendo a tela, memes dançando, chuva de meteoros e todo tipo de animação que fica sendo exibida na tela do seu celular, pode também comprometer o desempenho. É claro que aquele relógio digital bonito na tela inicial é interessante, mas saiba que tudo que possa exigir da RAM e do Processador, compromete o desempenho do mesmo. Inclusive estas aplicações costumam a consumir mais bateria do que smartphones com uma tela inicial e papel de parede mais “clean”.

A dica é, deixe a tela do seu celular mais simples possível, por mais que fique mais “feio”. Pra que dois relógios? Pra que saber a temperatura local toda vez que destravar o celular? Verifique suas prioridades e force menos a capacidade de processamento do seu aparelho.

Dica 9 – GPS e aplicativos nativos que podem ser desativados

Você precisa estar a todo instante com o GPS (localização) ativado? É preciso estar com o 3G ou 4G ligado mesmo utilizando o Wi-Fi em casa? É preciso estar com os 2 chips (no caso de alguns aparelhos Android) ativados? Muitas funções que consomem processamento, RAM e bateria podem ser desativadas em seu celular. Use-as somente quando for necessário, crie um “vício” de sempre desativa-los quando forem inúteis.

Quanto menos aplicações estiverem sendo executadas, mais rápido será o seu aparelho, menos bateria ele irá consumir e tudo irá fluir melhor. Defina suas prioridades no aparelho e não passe mais raiva.

Dica 10 – Formatando o celular Android e iOS para deixar mais rápido

Por fim, deixamos o melhor para o final, porém já falamos brevemente sobre o assunto no início deste artigo. Formate o seu celular! Mesmo limpando imagens, vídeos, cache, excluindo aplicativos, etc, SEMPRE, eu digo SEMPRE, fica alguma coisa para trás, que somente uma formatação pode resolver. Como cada celular conta com um jeito diferente de efetuar a formatação para as configurações de fábrica, inclusive através do menu de configurações ou através de combinações de teclas (Power + aumentar volume, o mais comum), não vamos ensinar como fazer neste artigo, apenas dar algumas dicas.

Boa parte dos aparelhos conta com uma opção através do menu de configurações. Outros precisam de um tutorial aprimorado para zerar o celular. Portanto ache um canal CONFIÁVEL no YouTube e faça o reboot do seu celular ou leve para um técnico especializado. TUDO o que for feito no seu celular é por sua conta e risco.

Recomendamos que antes de qualquer atitude radical, você faça o backup, ou seja, salve tudo o que for importante do seu aparelho em um computador, pen drive, hd externo ou para os mais modernos, IN CLOUD (na nuvem, no Google Drive, AWS, etc). Só após salvar todos os arquivos necessários então de início a formatação.

Lembre-se também de salvar os seus logins e senhas, principalmente do iCloud ou do seu email do Gmail. Pois assim que você der início ao aparelho novamente, depois de formatado, ele irá solicitar um login para emparelhar as suas informações.

Assim que o aparelho é iniciado, pelo menos no Android é assim, o seu email e senha principal é solicitado e você define ou não se quer realizar a instalação dos app e arquivos antigos novamente no celular. Selecione as opções que você precisa e então inicie o aparelho. Lembramos porém que uma vez que o celular é formatado, é porque você não quer ter todas as opções antigas novamente, se for instalado e atualizado tudo de novo, ele continuará praticamente da mesma maneira.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários! Gostou? Compartilhe! Se inscreva em nosso canal no YouTube também:

Anterior Como se inscrever no programa Vale Tudo e Vale Tudo Internet do SBT
Proximo Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online

Sobre o autor

Wes
Wes 856 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Eletronicos 0 Comentarios

Como fazer para desmontar um XBOX

O seu Xbox 360 ou xbox One está com problemas e você gostaria de aprender como fazer para desmontar e arrumar? Hoje vamos apresentar alguns vídeos de Tutoriais encontrados na… Leia mais

Eletronicos 0 Comentarios

Como conectar o computador no aparelho de som

Você sabia que é possível conectar o seu computador ao aparelho de som e poder desfrutar de sua playlist com apenas alguns cliques e toda a potência do seu rádio?… Leia mais

Eletronicos 0 Comentarios

Como fazer para bi amplificar um Alto Falante

Você gostaria de bi amplificar o seu alto falante? Primeiro é preciso saber se é possível fazer isto com ele, por isso vamos apresentar neste artigo, como fazer para bi… Leia mais

Eletronicos 0 Comentarios

Como fazer um ar condicionado caseiro de garrafa pet

Você gostaria de aprender como fazer um ar condicionado caseiro de garrafa pet para poder enfrentar o calor da sua cidade? Ele poderá ser muito útil na hora de você… Leia mais

Eletronicos 0 Comentarios

Baixe o programa ACAT da Intel para pacientes com ELA

Esta semana a Intel disponibilizou em um de seus sites (01.org) um programa para ajudar pacientes com doenças raras como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que possuem dificuldades de comunicação,… Leia mais

Eletronicos 0 Comentarios

IPHONE 6 – Novidades e Rumores da próxima versão

IPHONE 6 é o modelo do aparelho da próxima geração de smartphones Apple. A sua previsão de lançamento está para o segundo semestre deste ano de 2014, rodando provavelmente o… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta