Saiba mais sobre esta dica

O Truco, um jogo de cartas que é paixão nacional em diversas regiões do Brasil, é uma mistura deliciosa de estratégia, blefe e muita diversão. Seja nas mesas de bar, churrascos em família ou encontros com amigos, o jogo proporciona momentos de pura adrenalina e risadas garantidas. Se você sempre quis aprender a jogar, mas achava complicado, prepare-se! Com este guia passo a passo fácil, você vai dominar o Truco em pouco tempo e já pode começar a “trucar” seus adversários.

Tem aqueles que jogam truco na escola e faculdade, mas melhor deixar o ambiente de estudo livre deste jogo haha.

Como Jogar Truco: O Guia Passo a Passo Fácil

1. Entendendo o Básico: O Baralho e as Cartas

O Truco é jogado com um baralho espanhol de 40 cartas (sem os 8, 9, 10 e curingas). A ordem das cartas, da mais forte para a mais fraca, é fundamental.

  • Manilhas: São as quatro cartas mais fortes do jogo e variam a cada rodada. A manilha é sempre a carta imediatamente superior à “vira”. Por exemplo, se a “vira” for um 7, as manilhas serão as cartas 8 de todos os naipes.
  • Sequência normal (da mais forte para a mais fraca, excluindo as manilhas): 3, 2, Ás (A), Rei (K), Valete (J), Dama (Q), 7, 6, 5, 4.

Importante: A força das cartas também depende do naipe. No Truco Paulista, a ordem dos naipes das manilhas, da mais forte para a mais fraca, é: Paus (Zap), Copas (Copas), Espadas (Espadilha) e Ouros (Mole). Nas outras cartas, os naipes não influenciam na força.

2. Número de Jogadores e Equipes

O Truco pode ser jogado por 2, 4 ou 6 jogadores, sempre em duplas ou trios. O mais comum é jogar em duplas. As duplas sentam-se alternadamente em torno da mesa.

3. O Objetivo do Jogo

O objetivo é ser a primeira equipe a atingir 12 pontos. Cada rodada vale 1 ponto inicialmente, mas esse valor pode aumentar com os pedidos de “Truco!”.

4. Preparando o Jogo: Embaralhar, Cortar e Distribuir

  • Um dos jogadores embaralha as cartas.
  • Outro jogador da equipe adversária corta o baralho (opcionalmente).
  • O carteador distribui 3 cartas para cada jogador, uma de cada vez, em sentido horário.
  • Após a distribuição, ele vira uma carta do monte para cima. Essa carta é a “vira”, e a carta imediatamente superior a ela em todos os naipes se tornam as manilhas daquela rodada.

5. A Dinâmica da Rodada: Mão e Flor

Cada rodada é dividida em três “mãos” (quedas). A equipe que ganhar duas das três mãos vence a rodada e leva os pontos.

  • O jogador à direita do carteador começa a jogar a primeira carta. O sentido do jogo é sempre horário.
  • Cada jogador joga uma carta por vez. A equipe que jogar a carta mais forte na mesa ganha a mão.
  • Se a primeira mão terminar empatada (com cartas de mesmo valor, que não são manilhas), a segunda mão decide. Se a segunda mão também empatar, quem jogou a carta mais forte na terceira mão ganha. Se todas as três mãos empatarem, ninguém ganha pontos na rodada.

6. O Famoso “Truco!”

Aqui é onde a emoção do jogo realmente acontece!

  • Qualquer jogador pode pedir “Truco!” a qualquer momento.
  • Quando alguém pede “Truco!”, a rodada passa a valer 3 pontos.
  • A equipe adversária tem três opções:
    • “Correr”: Desistir da rodada. A equipe que pediu “Truco!” ganha 1 ponto.
    • “Aceitar”: Continuar o jogo valendo 3 pontos.
    • “Retrucar” (aumentar): Pedir “Seis!”. Se o “Seis!” for aceito, a rodada passa a valer 6 pontos.
  • Esse processo pode continuar para “Nove!” (valendo 9 pontos) e “Doze!” (valendo 12 pontos, ou seja, o jogo inteiro!).

7. O Que é “Flor” (Truco Paulista)

No Truco Paulista, existe a “Flor”. Se um jogador receber 3 cartas do mesmo naipe, ele tem uma “Flor”.

  • Ele deve anunciar a Flor antes de jogar a primeira carta da rodada, dizendo “Flor!”.
  • A equipe com a Flor ganha automaticamente 3 pontos (se a equipe adversária não tiver uma Flor mais forte).
  • Se ambos tiverem Flor, a equipe com a Flor mais forte (soma das cartas) ganha os 3 pontos. Em caso de empate, o naipe da vira decide.
  • Se uma equipe tiver Flor e a outra tiver “Truco” (duas cartas do mesmo naipe e uma diferente), a Flor prevalece.
  • A Flor pode ser “trucada” (virar 6, 9 ou 12), mas o jogo não precisa ser jogado, os pontos são dados por quem tiver a Flor mais forte.

Dicas Essenciais para Virar um Mestre no Truco!

  • O Blefe é a Alma do Truco: Não é só ter cartas fortes, é parecer que tem cartas fortes! Uma boa olhada, um comentário estratégico ou até um silêncio eloquente podem fazer a diferença.
  • Comunicação com o Parceiro: No truco jogado em duplas, a comunicação é fundamental. Muitos jogadores usam sinais discretos para indicar as cartas que têm. Combine os seus sinais com o seu parceiro antes de começar a jogar.
  • Conheça a Força das Manilhas: As manilhas são as cartas mais poderosas. Saiba quais são elas em cada rodada e use-as com sabedoria.
  • Guarde suas Cartas Fortes: Não jogue sua melhor carta logo na primeira mão, a não ser que você esteja confiante de que pode fechar a rodada imediatamente. Guardar uma carta forte para a segunda ou terceira mão pode ser decisivo.
  • Observe o Adversário: Preste atenção nas reações e jogadas dos seus oponentes. Eles estão confiantes? Estão hesitantes? Isso pode dar pistas sobre as cartas que eles têm.
  • Não Tenha Medo de Pedir Truco! Mesmo com cartas medianas, um “Truco!” bem colocado pode fazer o adversário “correr” e você ganhar pontos fáceis.
  • Lembre-se das Cartas que Já Saíram: Conforme as cartas são jogadas, tente memorizar as mais fortes que já saíram. Isso te dará uma ideia das chances de cada carta que ainda está na mão.

Pronto! Agora você tem o conhecimento básico para sentar-se à mesa e começar a “trucar”. Lembre-se que a prática leva à perfeição. Quanto mais você jogar, mais rápido e intuitivo o jogo se tornará. Chame seus amigos, distribua as cartas e divirta-se! Quem vai ser o primeiro a gritar “Truco!”?

Confira também: Tudo o que é preciso para publicar um jogo na Play Store do Google.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.