Conectividade Social ICP FGTS da Caixa – Tudo sobre o canal

Conectividade Social ICP FGTS da Caixa – Tudo sobre o canal

Você conhece o Conectividade Social da Caixa Econômica Federal? Hoje estaremos falando mais sobre este canal de informações e transferências entre o empregado e o empregador, que é a opção mais fácil e segura para assuntos relacionados ao FGTS e também a Previdência Social.

Confira dicas, a diferença para o ICP, como fazer para acessar, documentos necessários, como adquirir um certificado digital, site e telefones oficiais para obter todas as informações, desde as mais básicas até as mais complexas sobre o programa.

O que é o Conectividade Social?

O Conectividade Social é um canal eletrônico obrigatório para o envio de informações ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e também à Previdência Social, relacionando a troca de informações com a Caixa Econômica Federal, por empregadores de todo o Brasil.

Com o Conectividade Social é possível enviar arquivos gerados pelo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), bem como arquivos do PIS Empresa Web e arquivos de GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS).

O programa é seguro, moderno, ágio e adaptável a todos os ambientes de trabalho. Ainda no sistema é possível obter extratos relacionados as contas do FGTS dos trabalhadores e também relatórios de inconsistências, entre diversas outras funcionalidades.

conectividade social icp fgts pis caixa economica

O que é o Conectividade Social ICP (diferença)?

O programa Conectividade Social ICP é uma evolução do já ultrapassado Conectividade Social tradicional. Nele o empregador terá uma melhoria na acessibilidade, atualizar os protocolos de segurança e incluir novas funcionalidades, além das tradicionais.

Este novo canal é 100% online, onde desde com os certificados digitais emitidos pelo padrão ICP Brasil, é possível acessar o sistema totalmente através da internet.

Entre algumas das vantagens do ICP, está a segurança, afinal é preciso um certificado para obter o acesso. É também interessante por conta da interação do empregador com o trabalhador. Por ser online, fica muito mais rápido obter informações e realizar o recolhimento do FGTS, bem como obter todas informações necessárias sobre o Fundo de Garantia.

Como fazer para acessar o Conectividade Social da Caixa?

Para acessar o Conectividade Social, é primeiro preciso possuir um Certificado Digital padrão ICP Brasil. Ele é emitido por autoridades Certificadoras credenciadas ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

  • Após conseguir do seu certificado, acesse o site: www.conectividade.caixa.gov.br
  • Então será solicitado alguns dados e sua senha. Clique em entrar e pronto.

Mas para realizar o acesso, será preciso possuir um computador com acesso a internet, uma unidade de leitura do certificado digital, um navegador compatível (normalmente o Internet Explores), sistemas operacionais Windows Xp, Vista ou 7. Além de um software gestor da certificação digital instalado, que é fornecido juntamente com o certificado e também que tenha instalado a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora, que será responsável por dar as orientações necessárias.

Documentos necessários e condições para uso do Conectividade Social

Os documentos necessários para realizar o acesso e fazer as transações são:

  • Documento de identidade e CPF dos representantes
  • Documentos de constituição que autorizem a terceiros (PJ) a realizarem atos jurídicos no nome de pessoas físicas.
  • Número do CNPJ.

Já as condições para utilizar o programa é que além do certificado digital, ele deverá ser usado para a transmissão de arquivos SEFIP e GRRF.

Pessoas Físicas também podem acessar o Conectividade Social?

Uma grande dúvida sobre o Conectividade Social é se ele pode ser acessado por pessoas físicas. A resposta é sim, mas será necessário o recebimento de uma procuração eletrônica, que é emitida pelo próprio programa. Recomendamos que tire suas dúvidas através do telefone que vamos disponibilizar abaixo.

Como adquirir um certificado digital para acessar o programa?

Você não precisa escolher um certificado digital de uma empresa específica, a Caixa só exige que este certificado seja emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Para saber se a sua certificadora é credenciada, confira as informações através do site oficial do instituto.

Através deste site, também é possível obter todas informações relevantes sobre a emissão, regulamentação, leis e tudo que possa envolver a compra do seu certificado digital.

Site oficial e telefone de contato do Conectividade Social Caixa

O site oficial para o programa é o:

Já os telefones para tirar qualquer dúvida é o:

  • 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 726 0104 (demais regiões)

As ligações são gratuitas e o horário de atendimento é das 7 às 20 horas, de segunda a sexta feira.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Santander SuperBônus Esfera, tudo sobre o programa!
Proximo Código UBER - Confira códigos de desconto e compartilhe os seus

Sobre o autor

Wes
Wes 876 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Internet 0 Comentarios

Quais são os tipos de usuários no WordPress e quais suas funções

Quando criamos um site, a intenção é lotar ele de conteúdo, principalmente de qualidade, para que assim mais pessoas possam encontrar nossos artigos não é mesmo? Por isso, contratar colaboradores,… Leia mais

Internet 0 Comentarios

A melhor pegadinha de todos os tempos – LG

Já pensou estar em uma entrevista de emprego, de repente olhar pela janela e ver um meteoro caindo, em seguida um estrondo e as luzes se apagam e parece que… Leia mais

Internet 1 Comentario

Como salvar as fotos do Orkut que irá acabar neste ano

Chegou a hora de se despedir do Orkut, a rede social sucesso da década passada está chegando ao seu fim neste ano de 2014 e já está avisando os seus… Leia mais

Internet 2 Comentarios

Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online

Você sabia que é possível consultar o número do PIS através do número do seu CPF? No site meu.inss.gov.br é possível saber exatamente o número do PIS apenas realizando o… Leia mais

Internet 4 Comentarios

Como fazer cursos online gratuitos? Escola do Trabalhador do Governo

O Escola do Trabalhador é uma grande oportunidade que o Governo Federal criou para aqueles que estão desempregados e empregados e pretendem melhorar o currículo para novas vagas no mercado… Leia mais

Internet 2 Comentarios

Como colocar uma publicação em destaque no Facebook

Recentemente você tentou colocar uma publicação em destaque no Facebook mas notou que o botão “destaque” simplesmente sumiu? Pois é, eu e muitos usuários fomos pegos de surpresa com esta… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta