Conectividade Social ICP FGTS da Caixa – Tudo sobre o canal

Conectividade Social ICP FGTS da Caixa – Tudo sobre o canal

Você conhece o Conectividade Social da Caixa Econômica Federal? Hoje estaremos falando mais sobre este canal de informações e transferências entre o empregado e o empregador, que é a opção mais fácil e segura para assuntos relacionados ao FGTS e também a Previdência Social.

Confira dicas, a diferença para o ICP, como fazer para acessar, documentos necessários, como adquirir um certificado digital, site e telefones oficiais para obter todas as informações, desde as mais básicas até as mais complexas sobre o programa.

O que é o Conectividade Social?

O Conectividade Social é um canal eletrônico obrigatório para o envio de informações ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e também à Previdência Social, relacionando a troca de informações com a Caixa Econômica Federal, por empregadores de todo o Brasil.

Com o Conectividade Social é possível enviar arquivos gerados pelo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), bem como arquivos do PIS Empresa Web e arquivos de GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS).

O programa é seguro, moderno, ágio e adaptável a todos os ambientes de trabalho. Ainda no sistema é possível obter extratos relacionados as contas do FGTS dos trabalhadores e também relatórios de inconsistências, entre diversas outras funcionalidades.

conectividade social icp fgts pis caixa economica

O que é o Conectividade Social ICP (diferença)?

O programa Conectividade Social ICP é uma evolução do já ultrapassado Conectividade Social tradicional. Nele o empregador terá uma melhoria na acessibilidade, atualizar os protocolos de segurança e incluir novas funcionalidades, além das tradicionais.

Este novo canal é 100% online, onde desde com os certificados digitais emitidos pelo padrão ICP Brasil, é possível acessar o sistema totalmente através da internet.

Entre algumas das vantagens do ICP, está a segurança, afinal é preciso um certificado para obter o acesso. É também interessante por conta da interação do empregador com o trabalhador. Por ser online, fica muito mais rápido obter informações e realizar o recolhimento do FGTS, bem como obter todas informações necessárias sobre o Fundo de Garantia.

Como fazer para acessar o Conectividade Social da Caixa?

Para acessar o Conectividade Social, é primeiro preciso possuir um Certificado Digital padrão ICP Brasil. Ele é emitido por autoridades Certificadoras credenciadas ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

  • Após conseguir do seu certificado, acesse o site: www.conectividade.caixa.gov.br
  • Então será solicitado alguns dados e sua senha. Clique em entrar e pronto.

Mas para realizar o acesso, será preciso possuir um computador com acesso a internet, uma unidade de leitura do certificado digital, um navegador compatível (normalmente o Internet Explores), sistemas operacionais Windows Xp, Vista ou 7. Além de um software gestor da certificação digital instalado, que é fornecido juntamente com o certificado e também que tenha instalado a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora, que será responsável por dar as orientações necessárias.

Documentos necessários e condições para uso do Conectividade Social

Os documentos necessários para realizar o acesso e fazer as transações são:

  • Documento de identidade e CPF dos representantes
  • Documentos de constituição que autorizem a terceiros (PJ) a realizarem atos jurídicos no nome de pessoas físicas.
  • Número do CNPJ.

Já as condições para utilizar o programa é que além do certificado digital, ele deverá ser usado para a transmissão de arquivos SEFIP e GRRF.

Pessoas Físicas também podem acessar o Conectividade Social?

Uma grande dúvida sobre o Conectividade Social é se ele pode ser acessado por pessoas físicas. A resposta é sim, mas será necessário o recebimento de uma procuração eletrônica, que é emitida pelo próprio programa. Recomendamos que tire suas dúvidas através do telefone que vamos disponibilizar abaixo.

Como adquirir um certificado digital para acessar o programa?

Você não precisa escolher um certificado digital de uma empresa específica, a Caixa só exige que este certificado seja emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Para saber se a sua certificadora é credenciada, confira as informações através do site oficial do instituto.

Através deste site, também é possível obter todas informações relevantes sobre a emissão, regulamentação, leis e tudo que possa envolver a compra do seu certificado digital.

Site oficial e telefone de contato do Conectividade Social Caixa

O site oficial para o programa é o:

Já os telefones para tirar qualquer dúvida é o:

  • 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 726 0104 (demais regiões)

As ligações são gratuitas e o horário de atendimento é das 7 às 20 horas, de segunda a sexta feira.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Santander SuperBônus Esfera, tudo sobre o programa!
Proximo Código UBER - Confira códigos de desconto e compartilhe os seus

Sobre o autor

Wes
Wes 788 posts

<p>Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.</p>

Voce tambem podera gostar de:

Internet 0 Comentarios

10 app e dicas para quem é assinante Netflix

Se alguém ainda achava que as locadoras ainda tinham uma esperança de salvação com a chegada dos Blu Rays, podem dizer adeus a esse tipo de negócio, pois a Netflix… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Coleções Google + Seus conteúdos por temas

Quem utiliza a rede social do Google ou Google+, G+ ou Google Plus como é chamado, notou que uma nova categoria/ferramenta foi adicionada a lateral esquerda da rede, logo abaixo… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Aprenda como usar o WhatsApp no computador PC

O WhatsApp é um importante aplicativo de celular para a comunicação. Se você não estava em uma caverna até hoje, sabe muito bem que ele pode enviar mensagens de texto,… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como ter uma conversa secreta no Facebook?

Você que precisa ter uma conversa mais privada com alguém, mas acha que está sem opções online, saiba que você já pode possuir uma ferramenta, o Facebook Messenger, só precisa… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como desligar a reprodução automática de vídeos do Facebook

Cansado de visualizar a sua timeline do Facebook e do nada um vídeo começar a reprodução sozinho? Este é um incômodo principalmente para usuários de internet mais lenta no caso… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como colocar um vídeo na ‘Foto’ do perfil no Facebook

Colocar um vídeo como “foto” do perfil até o momento era uma “exclusividade” do snapchat, mas agora quem possui o aplicativo, original não o lite (versão mais leve), no smartphone,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta