Saiba mais sobre esta dica

Gostaria de não ser mais incomodado com ligações de telemarketing em seu celular ou telefone fixo? A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ouviu seus sonhos e fez com que empresas de telecomunicações como a Algar, Telefônica, Vivo, Claro, Net, Nextel, Oi, Tim, Sercomtel e Sky criassem o site www.naomeperturbe.com.br.

O site Não Me Perturbe permite o cadastramento de números fixo ou de celulares, para que não possam mais receber ligações de telemarketing desta empresa. Seu número estará em uma lista nacional, onde estas empresas deverão respeitar o desejo de não receber mais estas ligações, sob pena de multas altíssimas.

Mas as chamadas bloqueadas estarão ligadas a venda de serviços de telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet, onde clientes da Algar, Telefônica, Vivo, Claro, Net, Nextel, Oi, Tim, Sercomtel e Sky ainda poderão receber chamadas referentes a suas contas e informações de desligamentos programados, etc.

O sistema de cadastro está disponível nesta terça-feira, dia 16 de julho de 2019 e o Como Fazer Fácil vai esclarecer um pouco mais as suas dúvidas, além é claro de ensinar passo a passo como fazer o cadastro no www.naomeperturbe.com.br.

O que é e porque foi criado o site Não Me Perturbe?

A Anatel estava recebendo milhares de denúncias mensalmente sobre o incômodo que as ligações de telemarketing das principais empresas de telecomunicações do país estavam causando a população. Ligações durante o horário de trabalho, nos finais de semana, feriados, não havia regras para dia e hora em que as ligações poderiam ser feitas.

O pior é que o consumidor não poderia colocar um fim ao incômodo, pois eram poucos os Procons que contavam com uma lista para bloquear os números de receber ligações e quando havia a possibilidade, muitas ainda acabavam descumprindo as regras pois não existia uma punição adequada.

Bloqueando todas as ligações de telemarketing!

Outro problema era a falta de divulgação e o conhecimento sobre estas páginas para bloquear as chamadas.

Foi então que houve a necessidade da ANATEL conversar com a Algar, Telefônica, Vivo, Claro, Net, Nextel, Oi, Tim, Sercomtel e Sky, para propor que elas criassem um site em conjunto, o www.naomeperturbe.com.br, com uma única lista nacional de fácil localização e fácil inclusão dos números, inclusive que fosse propagada pelas próprias empresas para conter as denúncias constantes sobre as ligações indesejadas.

[alert color=”green”]Esta lista permite que o seu número seja bloqueado nas operadoras. E quem quiser é possível de maneira fácil também fazer o desbloqueio se for o caso.[/alert]

Quais são as empresas que podem ser bloqueadas pelo site Não Me Perturbe?

Até o momento você poderá bloquear ligações para o seu celular ou telefone fixo das seguintes empresas:

  • Algar;
  • Vivo;
  • Claro;
  • Net;
  • Nextel;
  • Oi;
  • Tim;
  • Sercomtel;
  • Sky.

A lista nacional de “não perturbe” só regula chamadas realizadas pelas empresas de telecomunicação nacional, não se estendendo a chamadas feitas por companhias de outros setores.

[alert color=”red”]O sonho do futuro é poder bloquear chamadas de financeiras e empréstimos consignados.[/alert]

Como funciona o cadastro no site Não Me Perturbe?

Quem não deseja mais receber chamadas de telemarketing em seu celular ou telefone fixo, poderá realizar um cadastro no site Não Me Perturbe, apenas inserindo alguns dados pessoais como o nome, CPF, email e o número de sua titularidade. Somente números que estejam em seu nome, ou seja, no nome do cadastrado, terá o número incluso na lista do site.

Após esta inclusão as prestadoras de serviços de telecomunicações que você selecionar ou todas elas, deverão realizar o bloqueio em até 30 dias corridos.

Lembrando que as chamadas de marketing que podem ser bloqueadas são aquelas que estão relacionadas a serviços de telefone fixo, telefone móvel, internet ou TV por assinatura.

Como fazer o Login Único o cadastro para acessar o MEU INSS!

Fiz meu cadastro mas continuo recebendo ligações

O bloqueio das ligações de telemarketing das empresas deverá ser feito em até 30 dias corridos após a solicitação no site Não Me Perturbe. Se mesmo assim as ligações continuarem acontecendo, o cidadão poderá fazer uma denúncia através do próprio site da lista nacional, onde a Anatel deverá advertir ou penalizar as empresas com muitas que podem chegar em até R$ 50 milhões.

Só que chamadas que não estão relacionadas a venda de serviços de telefone fixo, telefone móvel, internet ou TV por assinatura, podem continuar sendo feitas ao seu número.

Outro porém é que somente as Algar, Telefônica, Vivo, Claro, Net, Nextel, Oi, Tim, Sercomtel e Sky devem respeitar a lista nacional. Outras empresas fora deste ramo ainda não contam com regras específicas sobre ligações, mas pode ser que em um futuro próximo seja possível também bloqueá-las.

Como fazer uma denúncia?

Se você continua recebendo ligações de telemarketing oferecendo serviços, mesmo após 30 dias corridos da inclusão do seu número na lista nacional do Não Perturbe, saiba que é possível fazer uma denúncia. Confira como:

denuncia nao me perturbe ligacao telemarketing

  • Então na próxima página insira o seu nome, um email válido e na área de “Selecione um Motivo” coloque a opção “Continuo recebendo chamadas”;

como denunciar telemarketing

  • Escreva uma mensagem comentando sobre o caso. Opte por um resumo claro e direto;
  • Se o número que fica te ligando é desconhecido ou não identificado, selecione a caixa correspondente;
  • Insira o número de telefone que fica te ligando, com DDD;
  • Insira o seu número, que é o que recebeu a chamada de telemarketing;
  • Selecione a prestadora de serviços da qual o seu número está cadastrado e que está realizando as ligações. Você pode selecionar individualmente a Algar, Telefônica/Vivo, Claro/Net, Nextel, Oi, Tim, Sercomtel e Sky ou todas de uma vez;

fazendo uma denuncia anatel nao me perturbe

[alert color=”yellow”]Mas é preciso ser sincero quanto as empresas da qual fez o bloqueio e ter certeza de que realmente já passou 30 dias desde a solicitação.[/alert]

  • Por fim clique em “Enviar”.

Como fazer o cadastro no site naomeperturbe.com.br

Depois de saber tudo em detalhes como funciona o sistema e algumas dúvidas comuns, chegou a hora de finalmente ter seu número inserido na lista nacional do Não Me Perturbe. Para fazer o seu cadastro acesse:

nao me perturbe

  • Na próxima página clique sobre o círculo rosa onde está escrito “Solicitar Bloqueio” (Quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio). Este menu está entre outras duas opções do site, o “Consultar”, onde é possível consultar se o seu número de telefone está cadastrado e “Desbloquei”, onde você irá voltar a receber chamadas provenientes das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes;

solicitar bloqueio nao perturbe anatel

  • Ao entrar no menu será necessário clicar na opção “Criar um login”;

criar um login site nao me perturbe telemarketing

  • Na próxima página para fazer o seu cadastro será necessário inserir alguns dados pessoais como o Nome Completo, o número do CPF, email válido, inserir novamente o email, colocar uma senha e confirma-la colocando novamente;
  • Selecione a caixa onde está escrito “Declaro que li e concordo integralmente com: Termo de Uso e a Política de Privacidade” e clique em “criar login”;

como criar login site nao me perturbe

  • Então será enviado um email para o email cadastrado onde você deverá confirmar o cadastro. Clique em “continuar” através do email;

confirmacao cadastro site nao me perturbe

  • Pronto, você está apto para começar a inserir os números do qual você é o titular para não receber mais chamadas.

Como bloquear um número de telefone fixo ou móvel através do site Não Me Perturbe?

  • Após o cadastro finalizado no site www.naomeperturbe.com.br, faça o seu login no site. Basta clicar novamente em “cadastro”, “solicitar bloqueio” e então inserir o email de cadastro e a senha. Clique em “Entrar”;
  • Então digite o número que deseja bloquear as ligações, com o DDD e selecione as prestadoras de serviço que ficarão proibidas de realizar chamadas para este número;
  • Após selecioná-las, clique logo abaixo em “Cadastrar Telefone”;
  • Você então irá receber um comprovante de bloqueio com a data e hora em que o pedido foi realizado, passando a valer o prazo de 30 dias para que as empresas possam atender a sua solicitação;

comprovante de solicitacao bloqueio nao me perturbe

  • Você poderá imprimir este bloqueio para uma eventual comprovação.

Depois de bloquear, posso solicitar o desbloqueio do número? Como Fazer?

Sim. Você poderá acessar novamente o site www.naomeperturbe.com.be e no menu superior do site clique em “cadastro”. Selecione a opção “Solicitar desbloqueio” e então será necessário realizar novamente o login com as informações de seu cadastro.

Acesse o número de telefone no qual solicitou o bloqueio e então basta clicar na opção “Solicitar desbloqueio da consulta”.

Qualquer dúvida deixe seus comentários!

Como acionar o PROCON pela internet!

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.