Novo Saque Extraordinário do FGTS, o que é e como fazer

Novo Saque Extraordinário do FGTS, o que é e como fazer

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (08/04) a aprovação da Medida Provisória 946 (MPV 946) de 7 de abril de 2020.

Dentre suas funções uma delas é o Novo Saque Extraordinário do FGTS, onde o trabalhador com conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, poderá efetuar um saque de até R$ 1.045 (um salário mínimo), desde que hajam recursos, entre os dias de 15 de junho a 31 de dezembro de 2020.

O saque extraordinário do Fundo de Garantia é diferente do Saque Imediato e Saque Aniversário. Os recursos são referentes ao estado de calamidade pública que vivemos, onde na Lei do FGTS há o seguinte entendimento:

“Fica autorizado a retirada de recursos por necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”.

Fim do Fundo PIS/PASEP

A MP 946/20 aprovada na noite desta terça-feira (07/04) também incorpora ao FGTS o patrimônio do Fundo PIS/PASEP a partir do próximo dia 31 de maio de 2020, extinguindo o fundo criado sob a Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975.

O que é o saque extraordinário do FGTS?

Como já citamos, a Lei do FGTS permite algumas exceções para que sejam efetuados os saques das contas existentes e entre elas está a retirada de recursos por necessidade pessoal, cuja a urgência seja decorrente de um desastre natural.

A Câmara entende assim que a pandemia de Sars-Cov-2 (COVID-19) conhecido como o novo coronavírus, seja esse “desastre” e é preciso ceder recursos para que o trabalhador possa se manter.

Lembrando que este saque não tem relação com o Auxílio Emergencial.

Todo trabalhador que tiver recursos em contas Ativas ou Inativas do FGTS poderá fazer um saque extra dos recursos entre o período de 15 de junho a 31 de dezembro de 2020, conforme o calendário de pagamentos pré estabelecido pela Caixa Econômica Federal, que será a responsável por direcionar os recursos ao trabalhador.

O saque emergencial do FGTS deve injetar 35 bilhões na economia, cedendo recursos para cerca de 60 milhões de trabalhadores.

35 bilhões na economia, beneficiando 60 milhões de trabalhadores.

Como fazer o Saque Emergencial do FGTS?

Trabalhadores que tiverem mais de uma conta no FGTS precisam seguir uma ordem de saque:

  • Primeiro as contas vinculadas a contratos de trabalho extintos, começando pela que tiver o menor saldo;
  • Depois outras contas vinculadas ao trabalhador, também iniciado pela conta que tiver o menor saldo.

O saque deverá ser feito pela Caixa Econômica Federal, Lotéricas e correspondentes. Mas será preciso seguir o calendário de pagamento dos recursos.

Quem tiver conta poupança na Caixa poderá ter o seu recurso depositado automaticamente. Quem não tiver, poderá fazer o saque e solicitar uma transferência sem a cobrança de taxas.

Saiba todos os detalhes sobre FGTS: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/

Autorização

Lembrando que a autorização de saque para o trabalhador (dependentes e/ou beneficiários), vai incluir segundo a MP 946, o saque das contas individuais do PIS (trabalhadores da iniciativa privada) ou do PASEP (trabalhadores da iniciativa pública, servidores). Caso tenha uma obviamente.

Calendário do saque emergencial do Fundo de Garantia

A Caixa ainda está definindo o cronograma de saques que pode seguir os mesmos padrões de pagamento dos recursos do PIS.

Quando essa informação estiver disponível, atualizaremos este artigo.

Extinção do Fundo do PIS/PASEP

A Medida Provisória 946/20 também está promovendo mudanças em relação ao fundo do PIS/PASEP. Todo o seu patrimônio avaliado em R$ 23,2 bilhões, será transferido para o FGTS.

Assim que a migração de recursos for concluída, o fundo que existiu até 1988 deve ser extinto.

Mas haverá uma preservação das contas dos trabalhadores. Quem possuir saldo no PIS e no FGTS, vai continuar com as duas contas, porém elas estarão no mesmo lugar e serão geridas pela Caixa Econômica Federal.

Sendo assim o saldo existente no PIS/PASEP será de agora em diante corrigido pelos mesmos critérios do FGTS. Haverá atualização monetária mensal e juros de 3% ao ano, conforme a lei do Fundo de Garantia.

O que é o fundo do PIS?

Este fundo foi criado pela Lei Complementar 26/75, onde há 11,9 milhões de contas de trabalhadores com empregos formais nos setores público e privado até o dia 04 de outubro de 1988. Todos os recursos existente eram geridos até então pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Todos os recursos passaram a ser divididos entre a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os recursos poderiam ser utilizados em operações de crédito de empresas.

Com sua extinção, os três bancos federais poderão comprar as carteiras que estiverem sob o seu comando. Todo o valor investido será revertido integralmente ao FGTS, colocando um fim ao Fundo PIS/Pasep.

Anterior Como abrir uma Poupança Social Digital
Proximo Como dar entrada no Seguro Desemprego online

Sobre o autor

Wes
Wes 1013 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 1 Comentario

Como fazer meu carro economizar combustivel?

Com o combustível em alta, e com uma previsão assustadora para os próximos dias, a preocupação com a economia de combustível do nosso carro será cada vez maior, onde usamos… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como limpar uma panela sem bombril só com sabonete lux

Por esses dias recebi um vídeo no WhatsApp com uma solução interessante para limpar panelas que estão amareladas, sujas e que precisam ser areadas, e o que me chamou a… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer Front flip Bike flip BMX

Você gosta de BMX e já sabe várias manobras radicais, mas gostaria de inovar nelas? Conhece a manobra Frontflip Bikeflip BMX? Hoje nós vamos apresentar para vocês um vídeo onde… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como consultar o extrato online do benefício BPC LOAS

Você tem direito a receber o Benefício de Prestação Continuada BPC LOAS e quer consultar o extrato online do benefício mas não sabe como? Hoje estaremos ensinando passo a passo… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como não enfrentar fila nas lotéricas para pagar contas

Você já reparou como as filas nas lotéricas da Caixa são enormes? Todas as lotéricas espalhadas pelo Brasil contam com filas gigantescas principalmente no começo/final do mês, mas ao contrário… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Celular 4G, meu smartphone também funciona 3G? Dúvidas

Está pensando em comprar um celular smartphone com 4G, ou já adquiriu um e está com algumas dúvidas quanto ao roaming? Hoje estaremos apresentando algumas explicações que pode ser a… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta