Como dar entrada no Seguro Desemprego online

Como dar entrada no Seguro Desemprego online

Gostaria de dar entrada no Seguro Desemprego através da internet? Aprenda hoje como pedir o auxílio após a demissão de forma online, sem filas e da maneira mais simples possível.

O Seguro Desemprego é destinado para trabalhadores que perderam os seus empregos sem justa causa. Durante o período de quarentena, a solicitação está sendo feita exclusivamente através dos meios eletrônicos.

Hoje não é possível dar entrada no auxílio pela Secretaria do Trabalho.

Como fazer o Cadastro NIS Online!

Como dar entrada no Seguro Desemprego?

Há hoje duas maneiras de fazer o cadastro. Uma pelo portal do Governo e outra através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para smartphones Android e iOS.

A entrada no pedido do seguro deve ser feito de 7 a 120 dias corridos após a demissão. Se passar o prazo o trabalhador perde o direito. E antes de sete dias não adianta fazer a solicitação.

Documentos necessários

Para fazer a solicitação é preciso estar com a seguinte documentação em mãos:

  • Requerimento do seguro-desemprego ou comunicação de dispensa, fornecidos pela empresa de onde foi demitido sem justa causa;
  • Carteira de trabalho;
  • Identificação de inscrição no PIS/Pasep;
  • CPF.

Na forma presencial é preciso ainda estar com o comprovante de endereço.

Entrada no Seguro (SD) pelo site

Primeiramente acesse:

Então selecione a opção “Requisitar” no menu “Seguro Desemprego”;

Confira todas as informações úteis sobre quem pode fazer a solicitação e então clique em “Solicitar”, um menu verde localizado na lateral direita do site;

Faça o seu login através do “Login Único” ou inicie um novo cadastro. Para fazer um novo cadastro serão solicitados os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • Estado de Nascimento;
  • Caso seja nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Depois preencha um questionário com perguntas sobre a sua vida de trabalho e previdenciária. Você então irá receber uma senha temporária que concede o primeiro acesso ao portal. Troque a senha e termine de preencher seu formulário.

Para fazer o pedido, escolha dentro do portal a opção “Seguro-desemprego” e então clique em “Solicitar seguro-desemprego”. Informe o número do requerimento, esse número tem dez dígitos e está no formulário entregue pelo empregador após a demissão.

Depois clique em “Localizar”. Assim que o processo for localizado, finalize o pedido.

Como acessar todos os sites do governo com uma única senha!

Entrada no auxílio pós demissão pelo celular

Para poder dar entrara no auxílio desemprego, primeiramente baixe e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital:

Clique então em “Cadastrar”. Insira o seu CPF, nome completo, celular e email. Selecione a opção “Não sou um robô” e também “Eu aceito os Termos de Uso e política de Privacidade”. Clique em “Continuar”.

Responda algumas perguntas pessoais que o sistema irá solicitar.

Então um email ou uma mensagem por celular (certifique-se que tenha enviado) e valide o seu cadastro. Crie uma senha e acesse o painel do Seguro Desemprego.

No painel clique em “Benefícios”, localize o Seguro Desemprego e então clique em “Solicitar”.

Então insira o número do requerimento que está no formulário entregue por seu empregador. O número é composto por 10 dígitos. Clique em “Localizar”.

Siga as instruções e finalize o pedido.

Quem é o responsável pelo pagamento do Seguro?

O Seguro Desemprego é pago pela Caixa Econômica Federal, pois se trata de um direito da CLT. Quem tiver conta no banco, pode optar por depósito automático em conta.

Já quem não possui conta, mas tem o cartão cidadão, pode usar o caixa de autoatendimento nas agências. Mas quem não possuir o Cartão do Cidadão, pode solicitar os valores através dos atendentes nas agências.

Aprenda como fazer o novo Cartão do Cidadão online!

Telefones úteis

Mas você pode tirar suas dúvidas deixando seu comentário aqui no artigo ou ligar no sistema “Alô Trabalho”, através do telefone 158.

A ligação é gratuita através de telefones fixo.

Anterior Novo Saque Extraordinário do FGTS, o que é e como fazer
Proximo Como fazer mascara simples sem costura

Sobre o autor

Wes
Wes 1013 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Internet 14 Comentarios

PERGUNTADOS – Como jogar o jogo de perguntas e respostas

Perguntados é um jogo de perguntas e respostas (Quiz) disponibilizado para Android na Play Store e como App no Facebook, ainda não está disponível para iPhone Apple Store, mas que… Leia mais

Internet 0 Comentarios

WhatsApp Business, o mensageiro de negócios para sua empresa

O WhatsApp Business foi lançado neste mês de fevereiro de 2018 e vem sendo chamado também de WhatsApp para Negócios ou WhatsApp para Empresas, onde a principal função do aplicativo… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como se distrair na Quarentena – Lista de 10 jogos para celular

Está enjoado de ter que ficar em casa nesta quarentena? Não se preocupe, hoje vamos apresentar uma lista de jogos gratuitos para smartphone que irá ocupar horas do seu dia…. Leia mais

Internet 0 Comentarios

Restituição do IR – Como fazer para gerar o código de acesso?

Todos os anos por volta do mês de dezembro, a Receita Federal divulga a consulta do último lote da restituição do imposto de renda, referente ao ano anterior. O processo… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Dicas de como fazer empréstimo online

Em tempos de crise é preciso estar bem organizado e estruturado financeiramente para não se perder com as contas, afinal quando a saída é maior do que a sua receita… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como parar de seguir no Instagram todos os que não me seguem

É chato quando trocamos seguidores e a pessoa para de te seguir e você continua seguindo ela não é mesmo? Na verdade a forma correta de utilizar o Instagram, não… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta