Prova de Vida beneficiários INSS – Previdência Social

Prova de Vida beneficiários INSS – Previdência Social

Aposentados e pensionistas do INSSInstituto Nacional do Seguro Social – devem todos os anos realizar o recadastramento da senha do benefício da Previdência Social, através da ‘Prova de Vida‘, um procedimento do órgão do governo juntamente com os bancos responsáveis pelos pagamentos para evitar saques indevidos e também para trazer mais segurança para os beneficiários.

Muitos dos recém beneficiários não sabem para que serve o Prova de Vida, principalmente aqueles que terminaram o primeiro ano do recebimento e estão para o segundo, onde acontece o recadastramento obrigatório da senha, que será realizado anualmente. E hoje, estaremos apresentando de forma clara e objetiva todos os principais detalhes e informações da Prova de Vida do INSS, para que você não seja pego de surpresa na hora do saque.

Prova de Vida do Seguro Social, o que é?

O Brasil conta hoje com quase 30 milhões de beneficiários do INSS, divididos entre aposentados e pensionistas (aposentadorias especiais, aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade e aposentadoria por invalidez). E para que não hajam fraudes neste sistema, o Governo Federal criou uma medida chamada de Prova de Vida, onde todos os anos é necessário realizar o recadastramento da senha do cartão de beneficiário juntamente ao banco responsável pelo pagamento.

prova de vida inss previdencia social

Recadastramento da senha do benefício do INSS – Como fazer a Prova de Vida e quais documentos necessários?

Para fazer a Prova de Vida, basta ir até a agência em que o benefício é pago e se dirigir até o caixa com um atendente. O recadastramento nos Autoatendimentos só é possível em bancos com sistema biométrico. Chegando no caixa, você deve estar portando um documento de identificação com foto como a CNH, RG, Passaporte, Carteira de Trabalho, ou outro válido no Brasil.

Após a identificação, o atendente irá solicitar que você cadastre uma nova senha, ou a mesma do ano anterior. Recomendamos que você mude a senha todos os anos, principalmente se há uma suspeita de recebimento ilícito. Caso sempre tenha recebido certinho, cadastre a mesma do ano anterior para não esquecer. Lembrando que você também poderá realizar a alteração da senha sempre que desconfiar de algo, mas muitas das vezes ainda será necessário realizar o Prova de Vida ainda no ano da mudança conforme a data programada pelo banco.

Não é preciso ir até uma agência do INSS para realizar o procedimento, apenas no banco.

Não posso ir até o Banco, o que fazer?

Caso o beneficiário não possa ir até o banco para realizar o procedimento da Prova de Vida, por motivo de doença, locomoção ou outro justo, a única maneira de realizar o recadastramento da senha será através de um procurador autorizado e cadastrado pelo INSS.

Como fazer para um Procurador me representar na Prova de Vida do INSS?

O procurador deverá ir até uma agência do INSS Previdência Social e estar com uma Procuração Registrada em Cartório, além do atestado médico que comprove a doença ou dificuldade de locomoção do beneficiário, para ser devidamente cadastrado e só então poder ir ao banco.

Existe recadastramento por Biometria?

Sim, em alguns bancos a Prova de Vida é feita através do recadastramento biométrico, onde o beneficiário deve ir até a agência e através da sua digital atualizar o seu cadastro. Para não perder a viagem, recomendamos que você leve ao menos um documento com foto, para garantir que a sua senha seja recadastrada no dia.

Estou no exterior, como faço para recadastrar a senha do benefício?

Pessoas aposentadas ou pensionistas do INSS que estejam no exterior, poderão recadastrar sua senha através de um procurador no Brasil, devidamente cadastrado no INSS. Caso não possua algum, é também possível fazer o procedimento através do consulado, enviando para o INSS um documento de Prova de Vida. Este documento é um formulário que poderá ser baixado no site oficial da Previdência Social, onde suas informações devem ser preenchidas e entregues pessoalmente no consulado.

Não deixe para a última hora!

Sempre faça o procedimento com pelo menos um mês de antecedência ao anúncio do recadastramento, normalmente indicado no saque anterior ao mês de experiência. Apesar de ser um procedimento simples, não é bom deixar para a última hora e correr o risco de ficar sem receber o benefício.

Qual é a data para realizar a Prova de Vida?

Cada banco possui uma data diferente e muitas das vezes ela não é fixa, portando para saber exatamente qual o período você vai precisar se informar no banco pagador.

Quais as consequências de não fazer a Prova de Vida?

O beneficiário que não realizar a Prova de Vida/Recadastramento da senha, terá o seu benefício interrompido. Então só será possível receber após a regularização da situação.

É importante estar atento, principalmente se você recebe o benefício de forma automática, ou seja, através de um depósito em conta. Caso não tenha costume de olhar seus extratos, dificilmente saberá a hora de renovar a senha.

Site e telefone de contato do INSS

Para esclarecer dúvidas sobre o INSS a Previdência Social disponibiliza o atendimento através do 135. Já o site oficial da Previdência é o www.previdencia.gov.br

Vídeo!

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior TODOS os códigos de recolhimento INSS da Guia Previdência Social GPS
Proximo Como ver o resultado de perícia médica do INSS na internet

Sobre o autor

Wes
Wes 876 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 0 Comentarios

Android M – O nome do novo sistema operacional

Neste dia 28 de maio de 2015 o Google irá anunciar todas as novas funções e novidades sobre o sistema operacional Android M, pouco tempo depois do lançamento do Android… Leia mais

Informações 13 Comentarios

94% TODAS as respostas do jogo – App Android e IOS

O jogo 94% da empresa SCIMOB é um sucesso nos smartphones Android e IOS, com mais de 5 milhões de downloads na Play Store e Apple Store. É um aplicativo… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Antivirus compativeis com windows 10 – Confira a lista

O Windows 10 chegou com tudo, principalmente pelo fato de ser grátis para usuários de versões antigas originais do Windows. Com uma interface mais amigável, mais leve que o 7… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Aprenda como tirar cola de adesivos

Como tirar cola de adesivos pode parecer uma tarefa fácil de fazer, mas não é tão simples assim, pois isso irá depender também de qual foi a superfície em que… Leia mais

Informações 0 Comentarios

6 dicas direto do RH do Google para você que quer trabalhar

Você sabe que algumas atitudes podem impressionar em entrevistas de emprego, elevando em muitos % as suas chances de conseguir ele não é mesmo? Se você está procurando nesta internet… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer um bom currículo?

Para fazer um bom currículo é necessário primeiramente ser bem objetivo. O contratante não irá “perder” muito do seu tempo, lendo informações irrelevantes em seu currículo, portanto faça um que… Leia mais

  1. Didice
    agosto 28, 06:41 Responda
    Prezado Wes, tenho duas dúvidas sobre a prova de vida no caso de residentes no exterior em países com os quais o Brasil tem convênio de previdência social (Argentina, Alemanha e outros): a) a pessoa pode continuar recebendo a aposentadoria no Brasil, isto é, manter seu cadastro no INSS com o endereço brasileiro que foi originalmente registrado (end. válido)? b) nesse caso, a prova de vida pode ser feita no consulado brasileiro no exterior ou precisa ser feita no Brasil (correspondendo ao endereço)? Agradeço a atenção.
    • Wes
      agosto 28, 10:49 Responda
      A) Desde que o endereço seja no Brasil. B) Tem um tópico no texto, leia "Estou no exterior, como faço para recadastrar a senha do benefício?"
        • Wes
          setembro 05, 11:59 Responda
          Se informe no Banco, pois cada agência funciona de forma diferente. Desde que seja da mesma rede, acreditamos que seja possível. Mas para garantir e não perder o benefício, vá antes do prazo expirar no banco em que deseja, onde havendo a recusa, ainda da tempo de ir no seu domicílio.
  2. Olá! Minha mãe está em Águas Lindas - GO, porém, o aposento dela é de Timon - MA. Ela pode fazer a prova de vida no banco que ela recebe, porém, no GO, ou ela tem que ir no Maranhão? Desde já, grata! Att. Valdenira
    • Wes
      setembro 05, 11:57 Responda
      É preciso se informar no banco se ele pode fazer essa atualização. Mas a princípio é na agência onde é feito o pagamento e não onde é sacado.
  3. Fábio Santos
    novembro 29, 11:24 Responda
    Sou beneficiario do inss,recebo no itáu,até que data posso provar vida
    • Wes
      novembro 30, 10:09 Responda
      Infelizmente é preciso ir até a sua agência Itau para saber a situação. Normalmente os meses de prova de vida são agosto, setembro e outubro. Mas verifique na agência.
  4. Ricardo
    fevereiro 19, 14:20 Responda
    Não lembro se já fiz a tal Prova de Vida. Como saber se eu já a fiz ?
    • Wes
      fevereiro 20, 10:37 Responda
      Você poderá ir até o banco pagador do seu benefício e verificar a situação. Mas todos precisam todos os anos realizarem a Prova de Vida.
  5. Miguel
    fevereiro 24, 06:37 Responda
    Minha avó é aposentada do banco do brasil e eu sou neto e tenho conta conjunta, ela tem 80 anos e moramos em outro Estado do Brasil,somos naturais do RJ. Sendo impossível pela idade dela atravessar o Brasil para fazer cadastramento na agencia dela. Como Proceder? Mesmo que eu tenha procuração no cartório, como vou conseguir atestado médico se ela esta ótima de saúde,só não pode viajar tantas horas na estrada e tem medo de avião. Ela pode me cadastrar como procurador na previdência do Estado que moramos agora ou tem que ser do RJ também?
    • Wes
      fevereiro 26, 11:55 Responda
      Pode ser na agência onde ela mora, não precisa ser na agência pagadora, pelo menos na prática é assim.
  6. Miguel
    fevereiro 24, 06:42 Responda
    Outra pergunta.....Como um idoso morando em outro Estado, vai provar anualmente se ta vivo, tendo que nomear procurador todos os anos mais atestado e cadastro na Previdencia ou viajar para sua agencia na cidade natal. Isso é um absurdo que burocracia burra, porque não podemos provar que estamos vivos em qualquer agencia do BB ou Caixa que pertencem ao governo federal?
    • Wes
      fevereiro 26, 11:56 Responda
      Pode sim Miguel, qualquer agência do BB ou Caixa.
  7. Clarice Colla
    fevereiro 27, 16:39 Responda
    Boa tarde, como faço para solicitar uma assistente social em casa para fazer a prova de vida?
    • Wes
      março 02, 11:18 Responda
      Olá Clarice. A princípio não existe essa possibilidade. O INSS dá a seguinte explicação para aqueles que não podem se locomover até a agência... "Em caso de impossibilidade do beneficiário ir até a agência, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Nesse caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador."
    • Wes
      março 02, 11:15 Responda
      Começou a receber em 2018? É o primeiro mês? Todo ano é necessário fazer a prova de vida, mas nestes casos acreditamos que não seja necessário.
  8. Verônica da Silva
    maio 29, 17:41 Responda
    Eu recebo meu benéfico na caixa econômica no interior da Bahia e no momento estou morando em Salvador posso fazer a minha prova de vida en Outa agência da caixa em Salvador?
    • Wes
      maio 29, 21:08 Responda
      Pode sim Verônica! Basta estar munida do seu documento original com foto. Fale com o gerente.
  9. leandro
    setembro 06, 14:53 Responda
    O prazo para prova de vida terminou e eu perdi o prazo. Mas, quando eu fizer a prova de vida, o benefício do mês, que eu tava pra receber, será colocado na conta? Grato.
    • Wes
      setembro 11, 17:21 Responda
      É preciso legalizar a situação no INSS. Se a situação for regularizada, provavelmente irá receber os atrasados.

Escreva uma resposta