Saiba mais sobre esta dica

Aposentados e pensionistas 2020 do INSSInstituto Nacional do Seguro Social – devem todos os anos realizar o recadastramento da senha do benefício da Previdência Social, através da ‘Prova de Vida‘.

Este é um procedimento do órgão do governo juntamente com os bancos responsáveis pelos pagamentos para evitar saques indevidos e também para trazer mais segurança para os beneficiários.

Muitos dos recém beneficiários não sabem para que serve o Prova de Vida, principalmente aqueles que terminaram o primeiro ano do recebimento e estão para o segundo, onde acontece o recadastramento obrigatório da senha, que será realizado anualmente.

E hoje, estaremos apresentando de forma clara e objetiva todos os principais detalhes e informações da Prova de Vida do INSS, para que você não seja pego de surpresa na hora do saque.

Adiamento em decorrência do Coronavírus

O governo federal optou adiar a Prova de Vida no prazo de 120 dias até que o surto de coronavírus esteja estabilizado no Brasil. Beneficiários deverão realizar a comprovação a partir de meados de setembro.

Prova de Vida do Seguro Social, o que é?

O Brasil conta hoje com quase 39 milhões de beneficiários do INSS, divididos entre aposentados e pensionistas (aposentadorias especiais, aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade e aposentadoria por invalidez).

E para que não hajam fraudes neste sistema, o Governo Federal criou uma medida chamada de Prova de Vida, onde todos os anos é necessário realizar o recadastramento da senha do cartão de beneficiário juntamente ao banco responsável pelo pagamento.

Como fazer a Prova de Vida e quais documentos necessários?

Para fazer a Prova de Vida, basta ir até a agência em que o benefício é pago e se dirigir até o caixa com um atendente.

O recadastramento nos Autoatendimentos só é possível em bancos com sistema biométrico. Chegando no caixa, você deve estar portando um documento de identificação com foto como a CNH, RG, Passaporte, Carteira de Trabalho, ou outro válido no Brasil.

Após a identificação, o atendente irá solicitar que você cadastre uma nova senha, ou a mesma do ano anterior. Recomendamos que você mude a senha todos os anos, principalmente se há uma suspeita de recebimento ilícito. Caso sempre tenha recebido certinho, cadastre a mesma do ano anterior para não esquecer.

Lembrando que você também poderá realizar a alteração da senha sempre que desconfiar de algo, mas muitas das vezes ainda será necessário realizar o Prova de Vida ainda no ano da mudança conforme a data programada pelo banco.

[alert color=”red”]Não é preciso ir até uma agência do INSS para realizar o procedimento, apenas no banco.[/alert]

Como fazer a Prova de Vida do INSS no Banco Itaú Unibanco?

Passo a passo como fazer a prova de vida no banco Itaú. Todo ano os beneficiários do INSS devem fazer o recadastramento da senha do benefício no Itaú.

No banco Itaú a prova de vida é renovada por um ano sempre que o beneficiário, curador ou tutor usar a biometria para realizar transações.

Ela também poderá ser renovada através da agência com apresentação de um documento oficial com foto que esteja atualizado.

É preciso estar também com o cartão do INSS ou o cartão da conta corrente/poupança ao solicitar o atendimento no caixa.

Para procuradores de beneficiários, a renovação da prova de vida no Itaú é feita através da agência. É preciso estar em dia com o cadastro no INSS e apresentar os documentos que forem solicitados pelos funcionários.

Como fazer a Prova de Vida do INSS no Banco do Brasil

Passo a passo como fazer a prova de vida no Banco do Brasil BB. Beneficiários do INSS devem fazer o recadastramento anualmente.

No Banco do Brasil a senha poderá ser renovada anualmente em qualquer agência do país, desde que apresente o documento de identidade e um comprovante de residência.

1. Não posso ir até o Banco, o que fazer?

Caso o beneficiário não possa ir até o banco para realizar o procedimento da Prova de Vida, por motivo de doença, locomoção ou outro justo, a única maneira de realizar o recadastramento da senha será através de um procurador autorizado e cadastrado pelo INSS.

Em 2020 o INSS está para lançar um sistema onde permitirá que a prova de vida seja feita através do celular no aplicativo MEU INSS. Assim o beneficiário poderá realizar o recadastramento por biometria e/ou reconhecimento facial.

2. Como fazer para um Procurador me representar na Prova de Vida do INSS?

O procurador deverá ir até uma agência do INSS Previdência Social e estar com uma Procuração Registrada em Cartório, além do atestado médico que comprove a doença ou dificuldade de locomoção do beneficiário, para ser devidamente cadastrado e só então poder ir ao banco.

3. Existe recadastramento por Biometria?

Sim, em alguns bancos a Prova de Vida é feita através do recadastramento biométrico, onde o beneficiário deve ir até a agência e através da sua digital atualizar o seu cadastro.

Para não perder a viagem, recomendamos que você leve ao menos um documento com foto, para garantir que a sua senha seja recadastrada no dia.

4. Estou no exterior, como faço para recadastrar a senha do benefício?

Pessoas aposentadas ou pensionistas do INSS que estejam no exterior, poderão recadastrar sua senha através de um procurador no Brasil, devidamente cadastrado no INSS.

Caso não possua algum, é também possível fazer o procedimento através do consulado, enviando para o INSS um documento de Prova de Vida.

Este documento é um formulário que poderá ser baixado no site oficial da Previdência Social, onde suas informações devem ser preenchidas e entregues pessoalmente no consulado.

5. Não deixe para a última hora!

Sempre faça o procedimento com pelo menos um mês de antecedência ao anúncio do recadastramento, normalmente indicado no saque anterior ao mês de experiência.

Apesar de ser um procedimento simples, não é bom deixar para a última hora e correr o risco de ficar sem receber o benefício.

6. Qual é a data para realizar a Prova de Vida?

Cada banco possui uma data diferente e muitas das vezes ela não é fixa, portando para saber exatamente qual o período você vai precisar se informar no banco pagador.

7. Quais as consequências de não fazer a Prova de Vida?

O beneficiário que não realizar a Prova de Vida/Recadastramento da senha, terá o seu benefício interrompido. Então só será possível receber após a regularização da situação.

É importante estar atento, principalmente se você recebe o benefício de forma automática, ou seja, através de um depósito em conta. Caso não tenha costume de olhar seus extratos, dificilmente saberá a hora de renovar a senha.

Site e telefone de contato do INSS

Para esclarecer dúvidas sobre o INSS a Previdência Social disponibiliza o atendimento através do 135.

Já o site oficial da Previdência é o www.previdencia.gov.br

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.