Saiba mais sobre esta dica

Não importava o que eu excluía do meu SSD, a memória continuava cheia. Mas depois de pesquisar e fuçar muito, descobri um problema de espaço comum em HD e SSD de computadores ou notebooks com programas da Adobe, principalmente o Adobe Premiere.

Sempre que eu ia editar um vídeo para o canal do Como Fazer Fácil, o SSD estava cheio. Excluí vídeos, fotos, outros softwares, jogos e muita coisa. Mas ainda sim meu SSD estava com 95% de sua capacidade comprometida.

Usei ferramentas de depuração e reorganização de memória como o CCleaner, mas só consegui liberar 1GB, o que não era suficiente. Vasculhei tudo e não encontrava o problema, todas as pastas estavam vazias e ainda sim o SSD cheio.

Leia também: Tela preta após atualização do Windows pode ser problema de BIOS.

Finalmente descobri a pasta que armazena muitos dados sem utilidade

Após muito fuçar, finalmente encontrei onde estava todo esse consumo do meu hard disk. Vasculhei o ‘Disco Local’ pasta por pasta, verificando o tamanho delas através das propriedades. Então descobri uma pasta com 170GB e achei muito estranho. A pasta estava em “Usuários” na que tem o nome do meu computador.

Entrei nela e repeti o procedimento de verificar o tamanho de cada pasta através da propriedade, mas para a minha surpresa, nenhuma tinha os 170GB. Então onde estão estes dados? É algo oculto? Sim, trata-se de uma pasta oculta, chamada AppData.

Nesta pasta do Windows estão diversos arquivos temporários, todos com nomes difíceis de identificar a qual ferramenta pertence, sendo difícil achar qual excluir para liberar espaço. Novamente comecei a minha saga para tentar encontrar a pasta que mais estava ocupando espaço dentro do meu SSD.

Assim a partir do AppData, temos três outras pastas ocultas, a ‘Local’, ‘LocalLow’ e ‘Roaming’. Meu problema estava no “Roaming”. Em Roaming há milhares de arquivos temporários, alguns muito importantes e outros sem importância alguma.

Na pasta Roaming, estão arquivos da Microsoft, Mozilla, Nvidia, Skype e muitos outros aplicativos. Mas qual estava acabando com a memória do meu SSD? Novamente fucei as propriedades de cada uma das pastas exibidas em Roaming, para descobrir o tamanho total.

🟢Para ver o tamanho da pasta, clique sobre ela com o botão direito do mouse e vá em propriedades. Aguarde alguns segundos até que o tamanho dela seja calculado e exibido.

Verificando o tamanho das pastas do hd e ssd através das propriedades
Verificando o tamanho das pastas do hd ou ssd através das propriedades.
Conferindo tamanho da pasta de usuario do hd ou ssd
Conferindo tamanho da pasta de usuário do HD ou SSD.

Mas foi então que descobri a pasta da Adobe. Verifiquei o tamanho de todas elas e finalmente a pasta com milhares de informações armazenadas estavam na pasta “Common”. Ali dentro tem outras duas pastas ocultas, uma chamada “Media Cache” e “Media Cache Files”.

Leia também: Modo noturno no Windows 11: Atalho e dicas.

Arquivos temporários

Ali ficam armazenados arquivos temporários de vídeos, imagens e sons das suas edições no Adobe, principalmente o Premiere. A solução é excluir os arquivos, mas se você tem projetos em andamento, recomendamos concluí-los, renderizá-los e finalizá-los antes de mexer nesta pasta. O tipo destes arquivos é CFA.

Leia também: Maneiras de iniciar o Windows 11 em Modo de Segurança.

Isso porque são milhares de arquivos e a sua exclusão pode danificar seu projeto.

No meu caso, organizei os arquivos por data de modificação e exclui mais de 100GB de coisas muito antigas que não usava mais. Esta foi a solução para liberar espaço no meu SSD e espero que ajude vocês. Abaixo confira um passo a passo de como encontrar a pasta de arquivos temporários da Adobe.

Peço que compartilhe este arquivo e ajuda nós se inscrevendo no Como Fazer Fácil no YouTube.

Como resolver o problema de espaço em HD e SSD em computadores com Adobe Premiere?

Para resolver este problema é preciso:

Passo 1: acesse o seu “Disco Local” ou qualquer pasta do seu sistema;

acessando uma pasta qualquer do sistema ou o disco local
Acessando uma pasta qualquer do sistema ou o disco local.

Passo 2: Cole na área de navegação o seguinte caminho, não adianta tentar procurar manualmente, a pasta oculta só aparece se você colar este caminho. C:\Users\nome do seu usuário principal\AppData\Roaming\Adobe\Common\Media Cache Files. Na área em vermelho, coloque o nome do seu usuário na máquina, precisa ser o administrador ou aquele que tenha os aplicativos da Adobe instalados. Aperte a tecla “Enter” do seu teclado ou a setinha para entrar;

Colando caminho para pasta oculta cheia de arquivo inutil no sistema.
Colando caminho para pasta oculta cheia de arquivo inútil no sistema.

Passo 3: categorize os arquivos pela “Data de Modificação”, dos mais velhos para os mais novos. Se os seus projetos estão concluídos, baseie a exclusão na data dos arquivos. Normalmente o ideal é deixar os arquivos mais recentes. Mas também você pode categorizar por “Tamanho”;

Arquivos temporários da Adobe no appData que enchem o ssd e hd.
Arquivos temporários da Adobe da pasta appData que enchem o ssd e hd

Passo 4: selecione aqueles que você achar necessário e exclua com os comandos “Shift+Del”. Esse comando exclui o arquivo permanentemente. Se você excluir “normal”, eles irão para a lixeira e não resolve.

Excluindo arquivos temporários que enchem o hd e ssd.
Excluindo arquivos temporários que enchem o hd e ssd.

Pronto. Milhares de gigas e teras em espaço será liberado.

Mas caso queira excluir todo o conteúdo da pasta Media Cache Files, selecione tudo com o comando “Ctrl+A” e depois aperte “Shift+Del”.

Em computadores e notebooks com MAC OS, o caminho é semelhante.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.