SELA TRINCA – O que é e como fazer e utilizar
Maio 8, 2017 Comentarios 0 9211 Visualizacoes

SELA TRINCA – O que é e como fazer e utilizar

É tão ruim quando em uma de nossas paredes de casa aparece uma trinca, fissura ou rachadura enorme, deixando feio o ambiente, principalmente quando este rachado é em uma parede interior, não é mesmo? Mas você sabia que existe um produto próprio para fechar as trincas, que dificilmente irá te incomodar novamente? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o Sela Trinca, Fecha Trinca ou como queira chamar.

Para esta explicação e passo a passo básico, escolhemos um produto da marca Vedacit, que é nacionalmente conhecida por sua linha de vedação. O produto é capaz de fechar trincas de até 5 milímetros.

A sua rachadura/trinca possui até 5mm ou é algo mais grandioso? Rachaduras maiores devem ser estudadas por engenheiros, pois pode ser um problema na estrutura e não somente um trabalho “natural” da parede. Em casos menos “graves” você poderá quebrar em volta da trinca, fazer uma massa preta (areia e cimento) e então preencher a rachadura, depois realizar os acabamentos necessários (normalmente massa corrida e pintura).

tudo sobre o sela trinca fecha rachadura fissuras

Mas vamos ao que interessa, conhecer esse produto bem importante, mas pouco conhecido.

O que é o sela trinca/fecha trinca?

O produto é uma massa acrílica para vedação que resiste a intempéries (oscilações) e também aos raios solares, não rachando com a mudança climática. Ele pode ser aplicado em superfícies internas e externas. O produto pode ser acabado com tintas sem solventes, produtos com base de látex ou de emulsões acrílicas.

O Fecha Trinca da Vedacit que foi o nosso escolhido, pode selar trincas de até 5mm, rendendo aproximadamente 11 metros por tubo de 550g.

O Sela Trinca vem em uma embalagem igual as de silicone e pode ser aplicado da mesma maneira como um silicone, com o aplicador estilo pistola.

A vantagem do produto é que ele é “elástico”, então se a trinca trabalha, ele trabalha também, evitando novas rachaduras no futuro.

Como fazer para usar o Fechatrinca?

Será necessário abrir as fissuras em V, abrindo as laterais, indo em côncavo até o meio onde passa a rachadura. O aplicador deve estar posicionado em um ângulo de 45º, com o bico bem no fundo da trinca. Evite que o produto tome chuva nas primeiras 4 horas após a aplicação para que seque bem.

Passo a passo com o sela trinca, fizemos o teste!

Primeiro abrimos a rachadura nas laterais com o auxílio de uma chave de fenda. Um ponteiro e martelo seria muito exagerado, e como aqui era só retirar a massa corrida e um pouco do reboco, achamos que essa seria a ferramenta ideal.

O produto:

fecha trinca vedacit

A trinca!

fecha trinca 1

Primeiramente abrimos a rachadura em V, abrindo as laterais e então encontrando no meio.

sela trinca 1

sela trinca 3

Depois limpamos o canal para tirar todo o pozinho e pedrinhas que possam ficar atrapalhando a aderência do produto. Usamos uma escova de roupa pra isso:

fecha trinca 2 fecha fissura vedacit

Então corte o bico da “bisnaga” do Fecha Trinca e instale o bico aplicador:

fecha trinca 3

sela trinca 4

Após limpo, iniciamos a aplicação do produto:

sela trinca fecha rachadura aplicacao

E a trinca ficou assim com o produto:

fecha trinca 4

Posteriormente preenchemos melhor a cavidade e então utilizamos o dedo para espalhar de maneira uniforme sobre a trinca. Use uma luva de borracha para isso.

Passado as 4 horas de um dia de sol, lixamos o local onde foi aplicado o sela trinca, para tirar os excessos sobre a parede.

sela trinca 5

Então aplicamos a massa corrida com uma espátula. A aplicação foi bem grosseira.

Agora estamos esperando secar a massa corrida, para lixar e então passar uma segunda mão. Mas o resultado já é nítido.

fecha rachadura produto

Depois da massa bem seca, lixada e lisa, é só vir com a pintura por cima. No caso de ambientes externos, que não levam massa corrida, basta esperar o tempo de secagem e aplicar o produto desejado, desde que não seja contra as indicações prescritas na embalagem.

Mais pra frente estaremos postando uma foto do resultado final e se foi realmente o suficiente para segurar a trinca.

Gostou? Já usou? Deixe seus comentários.

Anterior Quatro receitas de sucos para combater o inchaço e a barriga
Proximo Feriados 2018 - Calendário completo

Sobre o autor

Wes
Wes 830 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha – Líquido e Barra

Praticamente todos os dias jogamos fora e geralmente de maneira incorreta litros de óleo de cozinha usado que não tem mais serventia na cozinha. Mas você com certeza já ouviu… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

A forma mais fácil e rápida de dobrar uma camiseta – camisa

Você é daqueles que perde horas dobrando as suas camisetas e gostaria que houvesse uma maneira mais fácil e rápida de dobrar elas para economizar tempo? Pois saiba que existe… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer para limpar o box do banheiro?

Limpar o box do banheiro ao ponto de deixar ele brilhante, principalmente com os vidros limpos e transparentes não é uma tarefa muito fácil. Ali é o lugar onde mais… Leia mais

Passo a passo 25 Comentarios

Como recuperar fotos de um celular estragado

Não é tão chato quando nosso celular estraga, principalmente quando quebra sua tela e acabamos perdendo todas nossas fotos? A primeira solução é comprar uma tela (display) novo mas isso… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer os exercícios da escola com um aplicativo de celular

Já pensou em ter uma grande ajuda na hora de responder os seus exercícios e tarefas de casa, ou até mesmo na escola, faculdade, curso técnico, supletivo, tudo através da… Leia mais

Passo a passo 1 Comentario

Aprenda como fazer uma costela de chão deliciosa

Quem é que não gosta de uma costela bem molinha, desfiando e suculenta? Uma das técnicas para assar que fica ótimo é a costela fogo de chão, ou costela de… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta