SELA TRINCA – O que é e como fazer e utilizar
maio 8, 2017 Comentarios 0 2073 Visualizacoes

SELA TRINCA – O que é e como fazer e utilizar

É tão ruim quando em uma de nossas paredes de casa aparece uma trinca, fissura ou rachadura enorme, deixando feio o ambiente, principalmente quando este rachado é em uma parede interior, não é mesmo? Mas você sabia que existe um produto próprio para fechar as trincas, que dificilmente irá te incomodar novamente? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre o Sela Trinca, Fecha Trinca ou como queira chamar.

Para esta explicação e passo a passo básico, escolhemos um produto da marca Vedacit, que é nacionalmente conhecida por sua linha de vedação. O produto é capaz de fechar trincas de até 5 milímetros.

A sua rachadura/trinca possui até 5mm ou é algo mais grandioso? Rachaduras maiores devem ser estudadas por engenheiros, pois pode ser um problema na estrutura e não somente um trabalho “natural” da parede. Em casos menos “graves” você poderá quebrar em volta da trinca, fazer uma massa preta (areia e cimento) e então preencher a rachadura, depois realizar os acabamentos necessários (normalmente massa corrida e pintura).

tudo sobre o sela trinca fecha rachadura fissuras

Mas vamos ao que interessa, conhecer esse produto bem importante, mas pouco conhecido.

O que é o sela trinca/fecha trinca?

O produto é uma massa acrílica para vedação que resiste a intempéries (oscilações) e também aos raios solares, não rachando com a mudança climática. Ele pode ser aplicado em superfícies internas e externas. O produto pode ser acabado com tintas sem solventes, produtos com base de látex ou de emulsões acrílicas.

O Fecha Trinca da Vedacit que foi o nosso escolhido, pode selar trincas de até 5mm, rendendo aproximadamente 11 metros por tubo de 550g.

O Sela Trinca vem em uma embalagem igual as de silicone e pode ser aplicado da mesma maneira como um silicone, com o aplicador estilo pistola.

A vantagem do produto é que ele é “elástico”, então se a trinca trabalha, ele trabalha também, evitando novas rachaduras no futuro.

Como fazer para usar o Fechatrinca?

Será necessário abrir as fissuras em V, abrindo as laterais, indo em côncavo até o meio onde passa a rachadura. O aplicador deve estar posicionado em um ângulo de 45º, com o bico bem no fundo da trinca. Evite que o produto tome chuva nas primeiras 4 horas após a aplicação para que seque bem.

Passo a passo com o sela trinca, fizemos o teste!

Primeiro abrimos a rachadura nas laterais com o auxílio de uma chave de fenda. Um ponteiro e martelo seria muito exagerado, e como aqui era só retirar a massa corrida e um pouco do reboco, achamos que essa seria a ferramenta ideal.

O produto:

fecha trinca vedacit

A trinca!

fecha trinca 1

Primeiramente abrimos a rachadura em V, abrindo as laterais e então encontrando no meio.

sela trinca 1

sela trinca 3

Depois limpamos o canal para tirar todo o pozinho e pedrinhas que possam ficar atrapalhando a aderência do produto. Usamos uma escova de roupa pra isso:

fecha trinca 2 fecha fissura vedacit

Então corte o bico da “bisnaga” do Fecha Trinca e instale o bico aplicador:

fecha trinca 3

sela trinca 4

Após limpo, iniciamos a aplicação do produto:

sela trinca fecha rachadura aplicacao

E a trinca ficou assim com o produto:

fecha trinca 4

Posteriormente preenchemos melhor a cavidade e então utilizamos o dedo para espalhar de maneira uniforme sobre a trinca. Use uma luva de borracha para isso.

Passado as 4 horas de um dia de sol, lixamos o local onde foi aplicado o sela trinca, para tirar os excessos sobre a parede.

sela trinca 5

Então aplicamos a massa corrida com uma espátula. A aplicação foi bem grosseira.

Agora estamos esperando secar a massa corrida, para lixar e então passar uma segunda mão. Mas o resultado já é nítido.

fecha rachadura produto

Depois da massa bem seca, lixada e lisa, é só vir com a pintura por cima. No caso de ambientes externos, que não levam massa corrida, basta esperar o tempo de secagem e aplicar o produto desejado, desde que não seja contra as indicações prescritas na embalagem.

Mais pra frente estaremos postando uma foto do resultado final e se foi realmente o suficiente para segurar a trinca.

Gostou? Já usou? Deixe seus comentários.

Anterior Quatro receitas de sucos para combater o inchaço e a barriga
Proximo Feriados 2018 - Calendário completo

Sobre o autor

Wes
Wes 770 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer gelo instantaneo sem quimica

Fazer gelo instantâneo é o sonho de muita gente, principalmente no verão, onde o fato de ter que colocar água nas forminhas de gelo e ter que esperar horas no… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Aprenda como Passar Roupas – Dicas para tecidos diferentes

Você sabe como passar roupas? Parece fácil, mas as técnicas de passar estão além de colocar em cima de uma tábua de passar, esquentar o ferro e colocar em cima… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Paper Toy DAENERYS TARGARYEN Game Of Thrones GoT

Você é fissurado em Game Of Thrones GoT da HBO? Saiba que você não está sozinho. E para quem gosta do seriado, a HBO disponibilizou em sua Fan Page alguns… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer uma mini Crossbow com elástico

Que tal aprender como fazer uma mini Crossbow para atirar palitos de fósforos, cotonetes, bombinhas palito com uma potente arminha de brinquedo? Hoje vamos conhecer o passo a passo de… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer amoeba com borax?

A amoeba, aquela geleia colorida, com uma consistência diferente, que não gruda em nada, está em alta no Brasil, principalmente depois de diversos YouTubers realizarem desafios para destruírem elas, o… Leia mais

Passo a passo 1 Comentario

Aprenda a descascar alho com o microondas

Está com dificuldades para descascar o alho e preparar uma comida mais gostosa e temperada? Não se preocupe mais, encontramos uma solução rápida e eficaz, que ajuda você descascar uma… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta