Comprou algo na Americanas e quer saber como fazer para rastrear o pedido? A loja online publica as atualizações da transportadora pelo painel do cliente, porém essas informações nem sempre são esclarecedoras.
Porém você precisa estar ciente que a ansiedade é o mal do século.Não haverá atualizações sobre onde está meu pedido, a menos que a data prevista de entrega esteja próxima.
Normalmente 5 dias antes desta data final já é possível consultar detalhes sobre a entrega e onde está seu produto.
As respostas sobre entrega dependem também da confirmação sobre o pagamento, emissão da nota fiscal e outros fatores.
A loja Americanas usa transportadoras para fazer suas entregas, portanto o rastreamento dos produtos não deve ser feito pelos Correios.
Como rastrear o pedido através do painel da Americanas?
O pedido poderá ser acompanhado através do site da empresa:
Passo 1: Acesse www.americanas.com.br
Passo 2: Faça o seu login através do menu “Olá, faça seu login ou cadastre-se” localizado ao lado do campo de busca no topo do site. O símbolo é um bonequinho:

Passo 3: Coloque seus dados de login (email e senha) e espere até logar. Depois com acesso ao painel, clique na opção “Meus Pedidos”:

Passo 4: Então selecione o pedido que quer acompanhar. Além do status de pagamento, a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), valores, número do pedido e outros detalhes, é possível acompanhar o histórico de transporte. Clique sobre o pedido e depois selecione “Acompanhar Envio”:

Passo 5: Na próxima janela estarão descritos todos os detalhes de envio, incluindo a transportadora responsável, endereço, status atual e outros:

Pronto! Verifique em qual etapa está o transporte do seu pedido e aguarde até que a entrega seja feita.
Como rastrear meu pedido pela transportadora?
A Americanas não conta com uma única transportadora associada. São diversas empresas que realizam as entregas, variando conforme a região do Brasil.
Mas não se preocupe é possível saber exatamente por qual transportadora o seu pedido está sendo enviado, mesmo que ela não seja exibida no painel do cliente.
O rastreio poderá ser feito através do site SSW. Esse serviço online conta com a inscrição da grande maioria das transportadoras brasileiras, onde é possível fazer uma busca geral em todas.
Sendo assim é possível descobrir por qual delas o pedido será entregue e acompanhar o status de entrega.
O rastreio poderá ser feito pelo destinatário, DANFE (NF Nota Fiscal), remetente e também pelo pagador.
Como fazer o rastreio pelo SSW?
Para fazer o rastreio é preciso:
Passo 1: Acessar o site www.ssw.inf.br
Passo 2: Na lateral do site, escolha como irá fazer o rastreamento. A opção mais fácil é “Pelo destinatário pessoa física”:

Passo 3: Então insira do seu CPF e clique na opção laranja “Rastrear”:

Passo 4: Na próxima página será exibido o resultado da busca com as seguintes informações:
- Nome da transportadora;
- Remetente e destinatário;
- Número Fiscal/Coleta ou Número do pedido;
- Qual a unidade (Cidade) está localizado, com informações de data e hora;
- E a situação do seu pedido no momento da consulta.
Confira todos os detalhes e pronto.
Como fazer o rastreio do pedido pela Nota Fiscal (NF)
Uma última opção para descobrir a transportadora responsável por transportar o seu pedido e encontrar dados de rastreamento é através do número da Nota Fiscal no site da Fazenda.
Conhecendo o nome da transportadora que está enviando seu pedido, é possível na grande maioria dos casos fazer uma consulta através do seu site e não pela Americanas ou pelo SSW.
Passo 1: Primeiro acesse o site da Americanas, faça o login e clique em ‘Meus pedidos’. Vá até o pedido que gostaria de rastrear e clique na opção “Ver Nota Fiscal”:

A nota fiscal NF-e precisa ter sido emitida para este rastreio funcionar.
Passo 2: Quando você clica sobre esta opção, você será redirecionado para o site da Fazenda, onde o seu número chave da Nota Fiscal Eletrônica estará preenchida no campo “Chave de Acesso da NF-e”:

Caso não seja redirecionado o portal da Fazenda é o seguinte:
Passo 3: Depois selecione a caixa de segurança “Não sou um robô” e clique em “Continuar:

Passo 4: Na próxima página será exibido todas as informações sobre o seu pedido através de um menu na área superior com detalhes da NFe, Emitente, Destinatário, Produtos e Serviços, Totais, Transporte, Cobrança e Informações Adicionais. Clique na opção “Transporte”:

Com o nome da transportadora em mãos, vá até o site dela e insira os dados pessoais solicitados para iniciar o rastreio.
Algumas transportadoras solicitam apenas o número do CPF. Outras é preciso inserir detalhes do pedido, NF, etc. Há aquelas que é preciso fazer um breve cadastro, mas é tudo bem simples e fácil.
Principais sites de transportadoras do Brasil
Caso tenha identificado a transportadora, mas não sabe qual o seu site oficial, confira a seguir os sites das transportadoras mais comuns do país:
- OnTimeLog: www.ontimelog.com.br
- TransFolha: www.transfolha.com.br
- Total Express: tracking.totalexpress.com.br
- Directlog: directlog.com.br
- Vialog: www.vialog.com.br
- TLOG: www.tlog.com.br
- Via Pajuçara (Sul e Sudeste): rast.pajunet.com.br
- Atual Cargas: www.atualcargas.com.br
Além da Americanas, você pode usar os sistemas acima para localizar seus produtos em sites como Magazine Luiza, Casas Bahia, Submarino, Mercado Livre, Loja do Mecânico e outros ecommerce.