A MP da Liberdade Estudantil criou a ID Estudantil, a carteira estudantil digital, a conhecida carteirinha do aluno online, para tornar o sistema mais acessível e fácil de emitir nesta era de internet e aplicativos para smartphone.
As carteirinhas dos estudantes são um projeto com base na lei 12.933 de 2013, que proporciona o acesso de estudantes, professores, pessoas com deficiência e aposentados à meia-entrada nos cinemas, teatros, shows, jogos de futebol e diversos eventos culturais.
[alert color=”green”]Com a carteira estudantil digital é possível pagar 50% a menos nos ingressos e deixar sua agenda cultural completa.[/alert]
E para facilitar sua vida, vamos reunir neste artigo todos os detalhes sobre a carteirinha online e como fazer a sua passo a passo.
Como fazer o ID Jovem para alunos viajarem de graça!
Quem pode fazer a Carteira de Estudante Digital?
Para poder obter o desconto nos ingressos, é preciso ser estudante brasileiro matriculado em instituições de ensinos reconhecidas pelo MEC. E entre as modalidades de ensino que concedem o direito está a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, alunos de pós graduação e também de extensão universitária.
Qual a validade da ID Estudantil?
A lei diz que a carteira de estudante que foi emitida em território nacional, conta com validade até o dia 31 de março do ano subsequente após a emissão. Portanto todas as carteirinhas valem até o dia 31 de março do ano seguinte após a expedição.
Quanto custa a carteirinha do estudante digital?
Hoje a carteirinha conta com um preço a partir de R$ 17 em grande parte das instituições que fazem este tipo de serviço. Mas o governo através da MP da Liberdade Estudantil criou a ID Estudantil e planeja tornar o serviço gratuito para praticamente todos os estudantes que estejam devidamente matriculados em uma escola reconhecida pelo MEC.
Como fazer a carteira estudantil DIGITAL através da SABER?
O primeiro passo para fazer a sua carteira do aluno digital é estar matriculado. Todo o processo poderá ser feito através do site:
- digital.estudante.org.br
- Ao acessar o site clique em “Clique aqui para fazer seu pedido”;
- Será solicitado o nome da instituição de ensino no qual está matriculado, clique em avançar;
- Selecione o modelo de carteirinha que deseja adquirir, onde na Saber há as opções Black, Azul e Rosa, cada uma com vantagens diferentes, mas a mais tradicional é o modelo “Azul”. Depois clique em avançar;
- Então insira seu nome, email e celular, clique novamente em avançar;
- Crie a sua conta ou faça o login inserindo a sua senha;
- Depois insira os dados de pagamento e avance para gerar o boleto de pagamento. Então faça-o dentro do prazo pré estabelecido no boleto e aguarde a confirmação através do painel digital. O pagamento poderá ser feito por boleto ou no cartão de crédito;
- Após a confirmação do pagamento será necessário enviar os documentos pessoais. Envie de forma digitalizada o comprovante de matrícula, o documento de identidade e uma foto (pode ser o novo RG ou uma CNH);
- Se tudo estiver certo a sua carteirinha será enviada para a produção e deve ficar pronta em até 2 dias úteis e poderá ser utilizada através dos aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS);
- Ainda sim haverá o envio da carteirinha do estudante física, que será feito através dos Correios e tem o prazo de até 20 dias úteis após a postagem na agência.
[alert color=”red”]Envie os arquivos nos formatos JPG, JPEG ou PNG.[/alert]
Como fazer o novo Cartão do Cidadão!
Como fazer a carteirinha digital gratuita, a ID Estudantil do MEC?
Em 90 dias a partir deste dia 06/09/2019 será possível fazer o download da ID Estudantil através da Play Store (Android) e da App Store (iTunes, iOS). Estaremos atualizando este artigo com os detalhes.
Ao que se sabe, a Caixa Econômica Federal irá oferecer o documento físico de graça. Não fica vetado a emissão de carteirinhas pela UBES, UNE, Saber e outras entidades.
Todo estudante que baixar e se cadastrar no ID Estudantil, estará fornecendo dados para o banco do MEC.
Confira por enquanto os detalhes no portal:
Como será a nova ID Estudantil:
Confira a nova logo do site ID Digital do Aluno:
Dicas sobre como tirar a foto para a carteira estudantil digital
Apesar da carteirinha ser do estudante, que conta com os mais variados estilos, as fotos devem ter um padrão para serem aprovadas. Elas devem seguir a linha:
- Tire-a de frente com um fundo neutro, de preferência fazendo contraste com a roupa. O fundo branco é o mais indicado;
- Tenha o rosto em evidência, olhando diretamente para a câmera (com os olhos abertos);
- Tire a foto em um ambiente bem iluminado;
- E se for necessário tirar a foto de óculos, lembre-se de que as lentes não podem refletir a câmera ou a luz (reflexo);
- Não serão aceitas fotos com óculos escuros, com adereços (bonés, bandanas, chapéus, toucas, etc), fotos em preto e branco e sem camiseta/camisa.
[alert color=”yellow”]O site possibilita a pré visualização da foto na carteirinha. E assim você pode substituir ou ajeitar a foto.[/alert]
TOP 10 dicas para passar no ENEM deste ano!
Carteirinha digital do aluno, como usar a ID Estudantil?
A versão digital da carteirinha é enviada através do email logo após a conclusão do pedido e pagamento. Para visualiza-la e apresenta-la nos cinemas, teatros, shows e outros eventos culturais, será necessário ter em seu smartphone os aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS).
E após o aplicativo estar instalado em seu celular, abra o email que foi enviado pela Estudante.org.br e então baixe a sua carteirinha digital. Sempre que for necessário apresenta-la, clique no app e abra o documento.
Esta é a opção para quem fizer pelo Portal Saber. Os app iOS e Android para a ID Digital serão lançados em dezembro e estaremos atualizando este artigo com os links para download pelo idestudantil.mec.gov.br.