Como fazer o passe escolar em Curitiba URBS

Como fazer o passe escolar em Curitiba URBS

Você estudante gostaria de pagar menos em suas passagens de ônibus? Em Curitiba existe o passe escolar, onde a URBS emite um cartão transporte estudante, para alunos que se enquadram nos quesitos mínimos do órgão de transportes.

E se você tem alguma dúvida em relação a este assunto, hoje estaremos falando tudo sobe o passe escolar, o que é, como fazer, quem tem direito, qual a documentação necessária, todos os locais de atendimento, site principal e telefone para informações, como fazer o reagendamento do cadastro e muito mais.

O que é o passe escolar de Curitiba?

O passe escolar (passe estudantil) de Curitiba é uma parceria da Prefeitura com a URBS, onde alunos residentes e matriculados nas instituições públicas de ensino, e que morem a uma distância de mais de um quilômetro da mesma, podem adquirir passagens de ônibus com descontos de 50% em relação a tarifa do ano em vigência.

O aluno poderá acumular até 200 passagens no cartão, onde a média anual é de no máximo 400 passagens, referente aos 200 dias letivos exigidos por lei federal.

passe escolar aluno urbs curitiba

O que é a URBS?

A URBS é a empresa que controla o sistema de transporte público da cidade de Curitiba, sendo considerado um dos mais eficientes do Brasil, inclusive servindo de exemplo para outras cidades do mundo, na qual lhe rendeu grandes prêmios internacionais.

A URBS foi fundada em 1960 com a finalidade de atender a toda população Curitibana, privilegiando o transporte em massa, onde atualmente mais de 2 milhões de passageiros são transportados todos os dias na capital, com uma satisfação, apesar de ser caótico nos horários de “pico”, de 65% dos seus usuários.

Atualmente a URBS conta com 1877 ônibus, realizando em média 14 mil viagens todos os dias, com mais de 300 mil quilômetros percorridos diariamente.

Quem tem direito ao passe escolar de estudante?

Para ter direito a pagar 50% menos no valor da tarifa e conseguir o passe escolar para estudante, o aluno deverá atender a alguns requisitos mínimos. Entre eles estão:

  • Residência em Curitiba.
  • Estar matriculado e cursando o Ensino regular de primeiro, segundo ou terceiro grau, ensino superior.
  • Residir a mais de 10 quadras ou 1,2 quilômetros da escola em que está matriculado.
  • Renda familiar de até três salários mínimos para um passe escolar, renda familiar de até quatro salários mínimos para dois passes escolares ou renda familiar de até cinco salários mínimos para três passes escolares.

Quem se enquadrar nestes quesitos, terá direito a duas passagens diárias (não poderá utilizar mais do que isso por dia), em um Cartão Transporte Estudante. Que deverá ser utilizado exclusivamente no Transporte Coletivo de Curitiba.

Anualmente de acordo com os dias letivos, só poderá ser obtido até 400 passes escolares. Onde a média brasileira é de 200 dias letivos, segundo a Lei Federal nº 9394/96.

Qual a documentação necessária para fazer o passe escolar?

Para poder fazer o passe escolar, será necessário apresentar os seguintes documentos originais:

  • Declaração de matrícula escolar (assinada, carimbada, com datas e período do pedido). Caso seja beneficiário de bolsas de estudo, o aluno deverá apresentar também uma declaração firmada e reconhecida em cartório, ou a cópia do contrato de financiamento, como o FIES e PROUNI.
  • RG e CPF do estudante
  • RG e CPF do responsável legal (Mãe, pai, tutor, curador ou procurador)
  • Comprovante de residência no nome do aluno, responsável legal ou cônjuge (Talões de água, luz, telefone ou IPTU de preferência).
  • Comprovante de rendimento familiar atualizado. Para quem é empregado, deverá apresentar o contracheque, holerite ou recibo de pagamento, além da carteira de trabalho original e da declaração firmada pelo empregador com firma reconhecida comprovando a remuneração total. Para quem é autônomo, deverá apresentar uma declaração de renda assinada pelo responsável legal e subscrita por duas testemunhas, com o nome, RG, endereço, assinatura, reconhecido firma em cartório e que conste a remuneração total. E para quem é aposentado ou recebe pensão,deverá apresentar o RG, CPF, extrato de comprovante de renda emitido pelo INSS (ou previdência privada).
  • Caso os responsáveis do aluno e/ou cônjuge seja falecido e/ou separados, deverá ser apresentando também a cópia original do atestado de óbito ou averbação de divórcio.

Observações: A qualquer momento a URBS poderá solicitar a análise de renda familiar através da declaração de imposto de renda dos responsáveis, aluno ou cônjuge. Quando os responsáveis não residam na cidade de Curitiba, é necessário apresentar mesmo assim a renda para análise cadastral, com toda a documentação exigida acima.

Como fazer o passe escolar de Curitiba para estudantes na URBS?

Para fazer o passe escolar, o aluno deverá realizar primeiramente um pré cadastro através do site:

  • www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/passe-escolar

Por lá, será necessário inserir todos os documentos solicitados, onde caso seja aprovado, terá direito a um ano de passe escolar, sendo necessário o recadastramento a cada início de ano letivo.

Após preencher o pré cadastro, e clicar em ENVIAR, o aluno deverá imprimir o formulário e preenche-lo conforme as instruções.

O preenchimento deverá ser feito pelo aluno, desde que seja maior de dezoito anos ou por seus responsáveis legais, procurador ou curador, com os documentos originais exigidos pela URBS.

Então ao ir até um dos postos de atendimento da URBS, munido de toda esta documentação. Se aprovada a inscrição (leia todas as regras para a aprovação) o aluno ou responsável irá assinar um protocolo de recebimento do Cartão Transporte Estudante, que terá o nome do aluno beneficiário.

Quando aprovada a emissão do Cartão, então poderá ser adquirido junto a Tesouraria da URBS na Rodoferroviárias ou no site da URBS, a compra das passagens com valores de 50% em relação a tarifa vigente.

Pela internet, depois da compra das passagens, a liberação acontece em até 72 horas, após a confirmação do pagamento do boleto bancário ou da guia de recolhimento. Então é só aproximar o cartão do equipamento validador na frota de ônibus, tubos ou terminais e seu cartão estará carregado.

Será possível adquirir até 50 passagens para um mês, ou 100 passagens para dois meses. Só poderá ser acumulado no cartão, até 200 passagens.

Caso você esteja fazendo o recadastro e ainda tenha saldo no cartão do estudante, o saldo irá passar para o próximo ano letivo.

Resumo de como tirar o passe escolar curitibano

  • Faça o pré cadastro e agendamento no site da URBS
  • Então vá até um dos postos de atendimento URBS com o pré cadastro preenchido e os documentos selecionados e solicitados.
  • Espere até que seja aprovada a inscrição cadastral e então será emitido o seu Passe Escolar/Cartão Transporte e no caso de recadastramento, o seu cartão será recarregado com as passagens.
  • Só utilizar em qualquer ônibus de Curitiba o seu cartão, pagando 50% menos na tarifa.

Todos os locais de atendimento e horários

É interessante que todos façam o agendamento prévio. Caso não seja feito, ao comparecer aos postos de atendimento, o estudante juntamente com seu responsável irá receber uma senha, no qual deverá aguardar até ser chamado para dar continuidade no requerimento.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

*As senhas poderão esgotar antes das 14h

Vá até um dos locais de atendimento para tirar o seu passe escolar, na:

  • Rua da Cidadania Boa Vista: Localizado na Avenida Paraná, 3600, próximo ao Posto de Saúde 24h do Boa Vista
  • Rua da Cidadania Bairro Novo: Localizado na rua Tijucas do Sul, 1700
  • Rua da Cidadania Carmo/Boqueirão: Localizado no Terminal Carmo
  • Rua da Cidadania Cajuru: Localizado na Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Esquina com a Rua Nivaldo Braga, ao lado do Terminal Capão da Imbuia
  • Rua da Cidadania Fazendinha/Portão: Localizado no Terminal Fazendinha
  • Rua da Cidadania Pinheirinho: Localizado no Terminal Pinheirinho
  • Rua da Cidadania Santa Felicidade: Localizado no Terminal Santa Felicidade
  • Rua da Cidadania Tatuquara: Localizado na rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Esquina com a Rua Pres. João Goulart
  • Rodoferroviária: Localizado no Posto de Atendimento da URBS no Bloco Ferroviário que fica na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330

Site oficial para o Pré-cadastro socioeconômico para o Passe Escolar

Para fazer o pré cadastro socioeconômico do passe escolar de Curitiba, o aluno deverá acessar o site:

Preencher os dados solicitados e clicar em ‘ENVIAR’.

Como fazer o reagendamento do Passe Escolar?

Caso tenha agendado o horário pela internet, mas aconteceu algum imprevisto e precisa reagendar a ida até um dos postos de atendimento da URBS, é possível fazer isso através do site www.urbs.curitiba.pr.gov.br/utilidades/passe-escolar. Nele o estudante irá precisar estar com o número do protocolo e o número do documento de identificação que foi digitado no formulário (que deverá ser impresso), quando fez o seu cadastro.

Clique em “Pesquisar” e então faça as alterações necessárias.

Só é possível fazer o reagendamento com pelo menos um dia de antecedência a data prevista para sua ida até o posto de atendimento. Caso contrário, irá perder e deverá realizar novamente o cadastro, ou ir até o posto URBS mais próximo.

Tem mais alguma dúvida? Ligue na central de atendimento URBS através do telefone (41) 3320-3232

Deixe seus comentários!

Anterior KIT churrasco do Jacomar. O que vem, como funciona?
Proximo Qual o aeroporto mais próximo do evento Lollapalooza BR

Sobre o autor

Wes
Wes 781 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer gelo instantaneo sem quimica

Fazer gelo instantâneo é o sonho de muita gente, principalmente no verão, onde o fato de ter que colocar água nas forminhas de gelo e ter que esperar horas no… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer sangue falso caseiro – Halloween

Com a chegada do Halloween, chega também o momento de ser criativo ao fazer as fantasias para este evento, que é muito especial nos Estados Unidos, mas que também vem… Leia mais

Passo a passo 2 Comentarios

Como fazer almoço

Hoje vamos aprender o passo a passo de como fazer almoço, esta que é a segunda principal refeição do dia, logo após o café da manhã. Iremos falar um pouco… Leia mais

Passo a passo 4 Comentarios

Como receber do Google AdSense pelo Banco Rendimento

O Google AdSense é a melhor forma de lucrar com o seu site, inclusive o Como Fazer Fácil, tem como fonte de renda as publicidades disponibilizadas através do Google. Mas… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como revelar negativos antigos em casa

Você está com aqueles negativos parados em casa e gostaria muito de poder revelar, para ter suas fotos antigas em tamanho maior ou para simplesmente guardar de recordação? Hoje estaremos… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

A forma mais fácil e rápida de dobrar uma camiseta – camisa

Você é daqueles que perde horas dobrando as suas camisetas e gostaria que houvesse uma maneira mais fácil e rápida de dobrar elas para economizar tempo? Pois saiba que existe… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta