A Poupança Social Digital é conta criada pelo Governo Federal para que trabalhadores do Brasil que não tenham conta em banco, possam receber o Auxílio Emergencial da Caixa Econômica Federal.
Essa poupança digital poderá ser aberta pelos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados que não tenham vínculo empregatício, através do aplicativo Caixa Auxílio, disponível para Android e iOS.
Nela serão depositados os benefícios de R$ 600 ou R$ 1200. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, essa conta digital deve permitir o pagamento de contas de consumo e realizar transferências básicas.
Todos são obrigados a fazer a poupança?
Não. Essa é uma alternativa para quem não possui conta em banco e tem o direito a receber o auxílio. Quem já possui uma conta bancária, poderá informá-la durante o cadastro e receber os valores conforme o calendário do auxílio emergencial automaticamente.
Quem já faz parte do Cadastro Único também não precisa fazer a poupança pois já conta com meios para receber o dinheiro do auxílio emergencial.
Como fazer a poupança social digital?
Desde que você se enquadre nas exigências mínimas do Governo para receber o benefício, é possível fazer a conta poupança social digital de duas maneiras diferentes:
- Através do site oficial (auxilio.caixa.gov.br);
- Ou do aplicativo disponível para smartphone Android ou iOS.
Requisitos mínimos para abrir a poupança social:
Todas informações oficiais sobre o benefício podem ser consultadas através da Medida Provisória Nº 936, de 1º de abril de 2020.
Site oficial
1- Através do seu computador ou notebook acesse: auxilio.caixa.gov.br
2- Então na lateral direita clique em “Realize sua Solicitação”:
3- Na próxima página confirme se realmente preenche todos os requisitos para ter direito ao auxílio emergencial e consequentemente à poupança social:
4- Selecione as caixas onde está escrito:
- “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima.”
- “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima.”
E clique em “Tenho os requisitos, quero continuar.
Preenchendo os dados
5- Na próxima página preencha seu nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e marque a caixa de segurança “Não sou um robô”. Clique então em “Continuar”:
6- Na próxima etapa será necessário validar o seu celular. Insira o número com DDD e a operadora de telefonia (Tim, Claro, Vivo ou Oi). Então clique em “Continuar”:
7- Então um código será enviado por SMS para o seu celular. Insira os números no campo “Código Recebido” e clique em “Continuar:
PS: Esse código será enviado em até 10 minutos e terá validade de até 4 horas.
8- O sistema irá solicitar alguns dados complementares como:
- Quanto você ganhava, em média, por mês?
- Qual a sua atividade profissional?
- Estado e cidade de residência
Clique em continuar:
9- Na próxima etapa, preencha os dados sobre a composição familiar. Insira os dados dos familiares que moram com você que tenham CPF. O governo irá cruzar as informações para verificar o perfil. Então clique novamente em “Continuar”:
Depois chegamos na etapa de abrir a conta poupança social digital. Nesta opção você poderá selecionar também uma conta já existente para receber seu benefício emergencial.
10- A conta poupança poderá ser aberta através do seu número do RG (Registro Geral) ou pelo número da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Se optar pelo RG insira o número, o órgão expedidor e a UF (Unidade Federativa, o Estado em que ela foi emitida):
Se optar pela CNH coloque o número e data de emissão:
11- Verifique um resumo da sua solicitação e pronto, siga para a etapa de acompanhamento do pedido.
Pronto.
A conta poupança não terá custo de manutenção e segundo o Ministério da Casa Civil será possível fazer pagamentos de contas de consumo e também transferências gratuitas.
No aplicativo Android ou iOS
Para baixar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial e abrir a conta Poupança Social Digital, acesse os links oficiais da Play Store e App Store:
1–
Em ambos os aplicativos o sistema é o mesmo. Baixe e aguarde a instalação automática, desde que o seu celular tenha espaço disponível. Seu tamanho médio é de 16mb.
2-
Depois leia e concorde com as exigências mínimas do governo para ter direito ao benefício e consequentemente à poupança social:
3-
Insira seu nome completo, número de CPF, Data de Nascimento, Nome completo da Mãe e selecione a caixa de segurança “Não sou um robô”. Clique então em continuar:
4-
Na próxima etapa insira o número do seu celular Android ou iOS com DDD. Selecione a operadora TIM, Vivo, Claro ou Oi e clique em “Continuar”:
5-
Um código será enviado para seu aparelho. Insira-o no campo da próxima página e clique novamente em “continuar”:
6-
Então informe os dados de sua composição familiar na próxima etapa. Insira os dados de todos os que moram com você que possuem CPF. Clique em “Continuar”:
7-
A próxima etapa é a da criação da conta Poupança Social Digital. Se você não possui conta no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, será necessário criar esta opção.
Coloque o número do seu RG, o órgão emissor e a Unidade Federativa (UF), que é o estado onde ela foi feita. Você pode criar a conta poupança através o número da carteira de habilitação (CNH) também:
8-
Clique em “Continuar” e pronto. Assim o benefício emergencial será depositado conforme o calendário de pagamento na sua nova conta poupança.
Através do aplicativo você poderá fazer a consulta da situação e realizar movimentações bancárias.
SAIU! Novo calendário PIS Pasep 2020/2021
Acompanhando a solicitação
Após a conclusão do cadastro você pode fazer o acompanhamento da solicitação através do app utilizando o seu CPF ou através do seguinte endereço eletrônico da Caixa Econômica Federal:
Sabrina Gomes
Tenho cadastro único
Mas não tenho conta em banco nenhum
Fiz bolsa família mas meu cartão não chegou desde o ano passado e dede então não recebi nada
Como devo sacar
Wes
Vai precisar ir na Caixa Econômica ou no Cras pra ver como está a sua situação. Pq se vc fez o Bolsa Família, mas não chegou o cartão, ele pode ter sido reprovado.
wagner
eu e minha esposa estamos no cadunico mais não recebemos nenhum beneficio e o nosso cadastro nao esta atualizado fui fazer a minha solicitação mais não passo da primeira etapa não consigo colocar o numero do celular nem falar quem mora comigo vou ter direito ao beneficio ja tentei de varias formas atualizar o cadastro e me informar mais não tem nenhuma plataforma para tirar essas duvidas
Wes
Você precisa acertar sua situação no CRAS.
MIGUELFHSE
Eu não tenho celular, preciso ir numa agência da Caixa pra fazer a transferência do meu auxilio pra outra conta?
Wes
Coloque o celular de algum conhecido, só para receber o código. Mas se vc já está no CadUnico, vai receber automaticamente.