Como fazer a CNH Social gratuita passo a passo

Como fazer a CNH Social gratuita passo a passo

Atualmente uma carteira nacional de habilitação a famosa carta ou CNH, está custando em média dois mil reais, uma opção um pouco cara para boa parte da população. Uma alternativa para tirar a carteira sem ter que gastar nada, é através da CNH Popular ou CNH Social, um processo seletivo gratuito para obter a primeira habilitação, onde pessoas com baixas condições de renda podem conseguir a carteira, desde que se enquadrem nos quesitos mínimos que estaremos expondo neste artigo.

Além de trazer independência a Carteira Nacional de Habilitação, pode nos dias atuais, trazer diferentes oportunidades de emprego, como é o caso do UBER, transportadoras, vendedores e outras vagas de trabalho, onde o uso de carro é essencial. Tirando a sua CNH, suas chances de conseguir um emprego, se tornam ainda maiores, principalmente nestes tempos de crise.

cnh social popular com fazer carteira motorista gratis

Como funciona a CNH Social/Popular?

O Programa popular de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos, juntamente com o departamento de trânsito de cada estado (Detran) e outros órgãos ligados ao governo, como o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte no Paraná, oferecem para a população uma oportunidade de tirar a carteira ou realizar a troca de categoria, totalmente grátis, sendo arcada pelas instituições, desde que o candidato se enquadre nas regras de cadastramento.

Todos os anos algumas vagas são abertas e é necessário realizar um cadastro, onde é possível tirar a sua primeira carteira nacional de habilitação e também realizar a troca de categoria ou inclusão de categoria como a carteira tipo A que é necessário para pilotar motocicletas, AB (moto e carro), C (caminhões até 6000 kg), D (Vans e carros para transporte de passageiros com mais de 8 lugares) ou E (caminhões com mais de 6000kg e com 2 reboques acoplados).

Quem estiver interessado nas carteiras de motorista gratuitas deverá estar ligadas no site dos Detran de sua cidade, onde é preciso aguardar até que as vagas e o início do processo seletivo seja iniciado. Qualquer pessoa maior de 18 anos poderá se cadastrar, porém a aprovação dependerá de diversos fatores, principalmente as condições financeiras.

O que é necessário para conseguir a CNH Popular Social gratuita?

Os requisitos mínimos para poder fazer parte do processo para obter a CNH Social é ser maior de 18 anos, ter terminado o ensino fundamental, ser apto fisicamente e mentalmente para dirigir (método aplicado através de exames) e possuir renda familiar menor do que dois salários mínimos do ano vigente.

Há também casos em que o candidato irá possuir alguns privilégios durante a seleção. Entre esses privilegiados estão pessoas que:

  • São portadores de necessidades especiais, mas que possam dirigir com adaptações
  • Pequenos agricultores rurais
  • Ex presidiários reabilitados
  • Pessoas que são de baixa renda e que não possuam experiência profissional comprovada em carteira.

Categorias disponíveis para o processo do CNH Social

Quem quer tirar a sua carteira de habilitação gratuita através deste programa popular, deverá se limitar as categorias de primeira habilitação, sendo da categoria A, B, ou AB. Mas em algumas cidades, o CNH Popular também oferece processos para a mudança de categoria, com a alteração de A ou B para AB, para o C, D ou E. Mas neste caso o processo é mais raro de ocorrer.

Como fazer para se cadastrar no CNH Social?

Para realizar o cadastro, primeiramente é preciso que haja um processo seletivo pelo Detran ou outro órgão OFICIAL governamental de sua cidade. Normalmente todo o processo é feito através do Detran. Nele será solicitado suas informações pessoais, documentos e comprovantes de renda e residência.

Após realizar o cadastro, é preciso esperar até que o Detran ou outro órgão faça a publicação da lista de aprovados, no mesmo site em que realizou o cadastro.

Se aprovado nesta primeira etapa, então você deverá se dirigir até a unidade indicada, com data e local pré definido, para dar início na sua primeira habilitação, ou troca de categoria. Lembrando que em nenhum dos casos é necessário pagar absolutamente nada.

*O contato é feito via Email.

Em boa parte dos estados por exemplo, quem está a frente da CNH Social é o SEST SENAT. Para obter todas as informações sobre a carteira de habilitação gratuita acesse o site:

Por lá é possível ver quais cidades estão com vagas disponíveis, conferir o edital de vagas, verificar documentação, entre outras informações, inclusive obter respostas através do telefone de atendimento e como fazer o credenciamento.

Telefone para tirar dúvidas sobre a CNH Social

  • 0800 728 2891 – Sest Senat

Cuidado com os golpes da CNH Social!

Por ser um programa de interesse nacional, muitos se aproveitam da situação. Sempre pesquise muito antes de informar seus dados, de preferência vá até uma sede do Detran de sua cidade e se informe pessoalmente com um dos atendentes.

Em nenhum momento será solicitado o pagamento de taxas ou qualquer outra coisa. O processo normalmente é feito e anunciado pelo Detran, ou através do SEST SENAT. É preciso comparecer pessoalmente para fazer os exames clínicos e também dar início ao processo de formação de condutores. Tudo de forma presencial, se em algum caso oferecerem opções online, fuja.

Se inscreva em nosso canal!

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários. Ajude o site a crescer, compartilhando com seus amigos.

Anterior Como fazer compras no Black Friday - Dicas
Proximo Como fazer milho de pipoca sem óleo e sem água no microondas

Sobre o autor

Wes
Wes 781 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Documentos 0 Comentarios

Como tirar sua carteira de motorista para deficiente

Se você é deficiente físico, saiba que pessoas com necessidades especiais que tenham condições de realizar os exames teóricos, psicotécnico e prático, onde a sua limitação não interfira na hora… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Perdi minha carteira! 5 dicas de como organizar e ser preventivo

Ter a carteira roubada ou perder ela é algo comum que acontece na vida de muitos no mundo todo. As vezes conseguimos recuperar, por voltar até o lugar que foi… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como imprimir CPF – Aprenda

Aqui no site nós já ensinamos como fazer CPF, com um passo a passo simples, porém exatamente o necessário para tirar o Cadastro de Pessoa Física, através do próprio site… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer RG – Carteira de identidade

A Carteira de identidade ou RG como é conhecida, é um documento emitido para os Brasileiros e filhos de brasileiros que nasceram no exterior, do qual serve para confirmar a… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer CPF – Cadastro de Pessoa Física

Hoje vamos falar um pouco sobre como fazer CPF, o seu cadastro de pessoa física na Receita Federal do Brasil, que é obrigatório para quem precisa comprar ou vender no… Leia mais

Documentos 10 Comentarios

Como fazer o cartão de estacionamento IDOSO e Deficiente em Curitiba

Você morador de Curitiba que não sabe como fazer o cartão de estacionamento (credencial) para idoso ou deficiente físico, hoje vamos dedicar este texto totalmente para você! Iremos aprender onde… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta