Saiba mais sobre esta dica

O celular toca o dia inteiro e você não aguenta mais atender pensando que é algo urgente, mas trata-se de uma ligação de telemarketing? Muitas destas ligações chegam até a incomodar, já que você atende achando que é algo importante, mas na verdade é um robô que do outro lado não fala nada e a ligação cai.

Entretanto hoje vamos ensinar vocês como identificar que uma ligação é de telemarketing e então poder ignorá-la ou atender se isso for do seu interesse.

Desde o último dia 08 de junho, todas as empresas de telemarketing são obrigadas a adotar um prefixo para facilitar a identificação do usuário no celular ou telefone fixo com identificador de chamadas. Apenas empresas de assistências sociais e que solicitam doações foram dispensadas do uso deste novo prefixo, segundo a nova regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como identificar que uma ligação é de telemarketing?

Toda empresa agora precisa adotar o prefixo 0303 para chamadas de telemarketing. Antes do restante do número, estará 0303 e o cidadão pode identificar facilmente estas ligações a partir de agora.

Bloqueio de ligações de telemarketing

Além do cadastro no site “Não me Perturbe“, que bloqueia todas as ligações de telemarketing, você pode solicitar às próprias operadoras para incluir o seu número no bloqueio de chamadas. Se for solicitado é preciso fazer o bloqueio preventivo imediatamente.

Além disso, os consumidores podem pedir às operadoras o bloqueio das chamadas. Segundo a Anatel, as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo caso o consumidor peça.

Fraudes e denúncias à Anatel

Conhecido como spoofing, empresas estão utilizando números que burlam o sistema definido pela Anatel. Quando identificar ligações de telemarketing que não comece com 0303, faça a denúncia imediatamente através do site Anatel Consumidor. O sistema exige um login com a sua conta Gov.br.

Lei do prefixo 0303

A lei aprovada pela Anatel aconteceu no último ano de 2021. O Ato nº 10.413 é responsável pela padronização e identificação de chamadas de telemarketing ativo. Toda empresa deste ramo tem por obrigatoriedade o uso do prefixo 0303, sempre deixando de forma clara nos celulares e telefones do usuário.

Aprenda também: Como bloquear ligações e chamadas no WhatsApp.

Aprenda em nosso canal

Passo a passo:

Identificando e bloqueando chamadas de telemarketing.
Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.