Como bloquear o número do IMEI de um smartphone Android roubado?

Como bloquear o número do IMEI de um smartphone Android roubado?

Teve o seu celular smartphone Android roubado? Você sabia que é possível bloquear o número do IMEI do aparelho e torna-lo inutilizável? Hoje no Como Fazer Fácil estaremos ensinando passo a passo como realizar o bloqueio do código IMEI de qualquer celular Android, além de falar um pouco mais sobre outros temas relevantes.

Atualmente um celular faz parte do nosso dia a dia, hoje ele é utilizado para uma ligação apenas em último caso, sendo indispensável para aplicações financeiras (aplicativos de bancos, cartões de crédito, financeiras, benefícios da previdência, etc), serviços de transporte (Uber, 99 POP, WillGo, Cabify, Televo, EasyGo, etc), opções de entretenimento (YouTube, Netflix, etc), pedidos em restaurantes (iFood, Uber Eats, Rappi, etc), registros, comunicação através do WhatsApp/Telegram/Skype e muito mais.

Um celular Android ou até mesmo o iPhone (iOS), se tornou uma importante ferramenta de trabalho, sendo indispensável para pequenos, médios, grandes empresários e até para profissionais autônomos.

Todo mundo está sujeito a perder o celular

Apesar de indispensável, o smartphone pode ser esquecido em algum ambiente, quebrar ou até mesmo ser furtado ou roubado em um assalto. A indicação nestes casos é não reagir em hipótese alguma, afinal nenhum bem material vale a sua vida.

Mas exceto quando o celular acaba sendo estragado/extraviado, é possível localizar o aparelho Android através de uma página específica do Google e passar as informações para as autoridades competentes, que podem fazer a recuperação ou indicar que você faça o bloqueio do aparelho através do número do IMEI.

Meu celular foi roubado, o que fazer?

Primeiramente faça o registro de um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima de sua cidade. Aqui no site nós ensinamos como fazer uma opção online:

Então através do GPS do aparelho é possível rastreá-lo e informar ao departamento responsável. Jamais vá até o local tentar recuperá-lo sozinho.

Caso o policial esteja disponível para fazer o procedimento de recuperação, o mesmo irá informar se o aparelho pode ou não ser recuperado. Não se preocupe, todas os procedimentos cabíveis devem ser tomados assim que for identificado o local.

Depois dos procedimentos com a polícia, você pode fazer a identificação do número de IMEI e então realizar o bloqueio do aparelho através da operadora. Não se preocupe, se o celular for recuperado é possível ligar na operadora e então desbloqueá-lo.

Como bloquear o número do IMEI de um smartphone Android roubado?

Um dos procedimentos mais importantes após essa “tragédia” hahaha, é dar início ao bloqueio do aparelho. Ele deve ser bloqueado utilizando o código IMEI. Isso irá tornar o seu aparelho inútil, sem qualquer conexão com operadoras, complicando a vida daquele que achou ou roubou o seu celular.

Muitos dos celulares roubados são revendidos, mesmo sendo uma prática criminosa tanto do vendedor como do receptor, mas com o smartphone bloqueado ele não terá muita serventia.

O que é o número IMEI de um celular?

Todo aparelho conta com um código de identificação, o chamado número de série. É algo semelhante ao número de série dos carros, o Chassi. Esse código conhecido como IMEI é uma sigla para International Mobile Equipment Identify e serve para tornar o seu aparelho único e de fácil identificação pelas companhias aéreas e autoridades.

Como fazer para descobrir o número do IMEI de meu celular Android?

O número do IMEI está localizado na bateria original (em muitos casos), na caixa original do aparelho e também na nota fiscal. É possível também, desde que sendo o titular do aparelho, solicitar o número e realizar procedimentos com ele através da companhia telefônica.

O código pode também ser encontrado através de uma página específica do seu aparelho no Google ou através de uma sequência alfanumérica digitada no teclado do aparelho. Neste último caso, o IMEI pode ser anotado previamente, assim que comprar o celular.

Para poder descobrir o número do IMEI de forma preventiva, digite a seguinte sequência em seu teclado onde são feitas as ligações:

  • *#06#

Depois toque na tela como se estivesse fazendo uma ligação. Dentro de segundos o código IMEI de 15 dígitos aparecerá na sua tela. Anote e guarde-o em um local de sua confiança.

No caso de aparelhos perdidos, roubado/furtados e que você não tenha mais a caixa original ou a nota fiscal, é possível ainda identificar o número através do Google Dashboard (Find my Device/Google Encontre Meu Dispositivo), onde todos os aparelhos da sua conta Google estão adicionados, permitindo algumas ações com relação à eles.

numero codigo imei google encontre meu dispositivo

Selecione o aparelho que queira identificar o código de IMEI e então abra o menu de opções.

Para facilitar a sua vida, acesse:

Então clique no ícone (i) ao lado do nome do aparelho e você terá acesso ao:

  • Código do IMEI;
  • Primeiro registro do dispositivo;
  • E a última vez em que o aparelho foi mexido/visualizado.

Bloqueando o celular roubado através do IMEI

Assim que realizar uma das etapas acima e descobrir o código, então ligue na operadora correspondente ao seu chip e então siga as instruções do atendente (humano ou virtual), onde em algum momento será solicitado o código do IMEI para efetuar o bloqueio do aparelho.

Talvez a operadora solicite o número do seu Boletim de Ocorrência para comprovar a perda ou furto. E em todos os casos ela irá solicitar a documentação do titular.

Você pode fazer o bloqueio através da operadora para aparelhos Android e também iOS.

Telefones das principais operadoras de celular do Brasil

Números de contato da operadora VIVO:

  • *8486 (seu celular VIVO) ou 1058 (outros aparelhos);
  • 0800 772 8346 (Vivo Móvel para deficientes auditivos).

Números de contato da operadora Claro:

  • 1052 (informações, abrir solicitações ou reclamações);
  • 3004-3304 ou 0800-723-4554 (contratações de serviços).

Números de contato da operadora Oi:

  • *144 (seu celular OI) ou 1057 (outros aparelhos, incluindo o fixo).

Números de contato da operadora Tim:

  • *144 (seu celular TIM) ou 1056 (outros aparelhos);
  • 0800 741 2580 (Atendimento para deficientes auditivos).

Números de contato da operadora Sercomtel:

  • 0800 400 0430 (Ouvidoria);
  • 10343 (Telefonia Fixa).

Números de contato da operadora CTBC Algar Telecom:

  • 103 12 (SAC);
  • (34) 99664-9090 ou (34) 99664-9400 (WhatsApp).

Números de contato da operadora Nextel:

  • (11) 4004-6611.

Códigos das Operadoras Brasileiras

  • TIM = 41;
  • Oi = 31;
  • Claro = 21;
  • Vivo = 15;
  • CTBC Telecom = 12;
  • Sercomtel = 43;
  • NEXTEL = Sem código.

Bloqueando o celular Android perdido ou roubado através do Google Find

Na própria página do Google Find My Device é possível além de descobrir o número do IMEI, realizar outras seis ações:

  • Verificar se o aparelho está conectado no Wi-Fi ou Internet Móvel;
  • Verificar o nome da conexão de internet;
  • Verificar a porcentagem da bateria;
  • Reproduzir som;
  • Proteger dispositivo;
  • Limpar dispositivo.

Acesse: www.google.com/android/find

As três primeiras são opções apenas informativas, as três últimas podem ser interativas.

  • Reproduzir Som

Ao clicar nesta opção, o aparelho irá emitir um som. É muito útil para quem perdeu o celular dentro de casa ou dentro do carro :P. Deixe a ação ligada até que ele seja encontrado. Em casos onde a bateria está com pouca carga, evite emitir o som por muito tempo.

  • Proteger Dispositivo

Quando clicamos nesta opção, é possível bloquear a tela do celular e mudar a senha de bloqueio. É uma opção indicada para quem perdeu o celular ou não tem certeza de que ele foi furtado, ou seja, quando há ainda uma possibilidade de você recuperar o aparelho.

  • Limpar Dispositivo

Esta última opção do painel do Google Find é para aqueles que contam com 100% de certeza de que o celular foi perdido pra sempre ou roubado. Clicando nela, todos os dados do aparelho serão apagados, sem a possibilidade de backup.

google encontre meu dispositivo

Todas as opções acima podem ser feitas à distância, mas é preciso que o aparelho esteja com conexão.

Os ladrões podem desfazer o bloqueio do IMEI?

Com toda certeza devem existir técnicas para desfazer este bloqueio, pois do contrário a taxa de roubos seria muito menor. A dica é sempre registrar o boletim de ocorrência o mais rápido possível e também efetuar o bloqueio na operadora e a limpeza do seu aparelho.

Assim por mais que o celular seja recuperado, você fica com seus dados protegidos contra qualquer atividade ilegal em que esse tipo de pessoa possa tentar te envolver, utilizando o seu aparelho ou os dados encontrados nele.

Dicas fundamentais para localizar o seu celular Android

Sempre que você for realizar a busca pela localização do seu aparelho Android é preciso:

  1. Que o celular esteja com o GPS Ativo. Apesar de gastar muita bateria, sempre que sair de casa deixe o localizador ativado (GPS);
  2. O celular precisa estar com uma conexão ativa. Para que a localização seja precisa e todos os dados do aparelho possam ser apagados é necessário que o mesmo tenha uma conexão ativa com o 3G/4G/5G (haha) ou Wi-Fi. Se não estiver ativo, apenas a última localização que havia conexão será exibida;
  3. O celular precisa estar ligado. Sempre que o aparelho estiver desligado, somente a última localização será exibida no Google Find.

Portanto no caso da necessidade de identificar a localização do aparelho é sempre preciso tomar as atitudes minutos depois do aparelho ter sido roubado/furtado/perdido. Caso não seja mais possível, apenas bloqueie o IMEI através da operadora.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer o saque dos benefícios de 2019?
Proximo Como fazer para disfarçar cabelos brancos sem tinta / pintar o cabelo

Sobre o autor

Wes
Wes 914 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 0 Comentarios

Sal + laranja tiram oxidação e ferrugem de metais

Com o passar dos meses, aqueles metais brilhantes de torneiras, ralos, descargas e outros itens que possuem este material, acabam ficando com uma aparência ruim, oxidados e com uma ferrugem… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Quais são as temperaturas do forno? Como saber?

Vai cozinhar e está com dúvida na hora do preparo quanto as temperaturas do forno que aparecem na receita? Quantos graus é o fogo baixo? Quantos graus é o fogo… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer para participar de licitações? Comprasnet

Você sabe como fazer para participar de licitações do Governo Federal? Hoje resolvemos falar um pouco mais sobre as licitações e também um pouco sobre o site de Licitações do… Leia mais

Informações 1 Comentario

Como fazer para economizar Luz – Energia

Vamos hoje aprender como fazer para economizar Luz, energia elétrica, que é um dos principais gastos de uma casa, e em certos casos a conta de luz está muito alta,… Leia mais

Informações 6 Comentarios

Como fazer a batata palha ficar crocante de novo

Pizza amanhecida é algo muito bom não é mesmo? Mas pelo menos para mim, a batata palha estar murcha é um grande problema, parece que fica sem gosto e sem… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Confira a Lineup completa – Lollapalooza Brasil 2017

O Lollapalooza Brasil 2017 que acontece nos dias 25 e 26 de março, no autódromo de Interlagos em São Paulo, vem a dias fazendo segredo sobre a sua lineup, onde… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta