Como colocar o varão da cortina corretamente

Como colocar o varão da cortina corretamente

Uma das primeiras mudanças na casa nova são as cortinas, afinal quem é que deseja ser observado a noite através das janelas? Por isso um dos passo iniciais na decoração de uma casa é a instalação das cortinas. Mas você sabe o que são varões e como fazer para instalá-los? Este será o suporte da sua cortina e coloca-lo corretamente, sem deixa-lo torto é muito importante. Como nós fizemos isso aqui em casa, resolvemos compartilhar nossas experiências com vocês. Queremos também que deixem seus feedbacks.

O que é um varão?

Um varão é um homem que… Brincadeiras a parte, o varão é o nome comumente dado as “varas” onde são colocadas as cortinas, normalmente compostos por 2 varões (bastões) e 2 ganchos de instalação para ambientes como sala e quarto ou um bastão e 2 ganchos de instalação para a janela da cozinha por exemplo. Mas isso pode variar, essas duas versões são as mais comuns.

colocando varao de cortina

Qual a diferença entre varão de cortina e um trilho de cortina?

Os trilhos eram usados antigamente, onde nas cortinas eram aplicadas argolas com “rodinhas” e um fixador em cada ponta, que pareciam umas “cadeiras”, quem for mais antigo vai lembrar. Hoje em dia praticamente os trilhos não são usados mais, principalmente por sua fragilidade e complicação para tirar as cortinas na hora de lavar. O varão chegou para deixar tudo mais fácil e simples. A diferença nós explicamos acima.

Quanto custa um Kit Varão Cortina?

O Kit tem um preço bem variado, normalmente a partir de R$ 15 a até mais de R$ 100. Ele pode ser influenciado pela quantidade de bastões, tamanho, material usado, cor, entre outros. Lembrando que este é somente o custo do varão, sem a cortina.

kit varao como fazer casa

Aproveitando que você talvez queira economizar, aprenda como fazer para economizar luz.

Como fazer para instalar um varão de cortina?

Materiais necessários:

  • Um Kit Varão de Cortina
  • Uma furadeira
  • Uma broca 6mm (a mais comum usada)
  • Um nível de madeira com medição horizontal e lateral
  • Uma caneta ou espeto de churrasco para marcar o furo
  • Uma trena
  • Uma banqueta ou escada

*Os parafusos e buchas normalmente vem nos kits.

Como fazer?

  • Instale a broca na furadeira e deixe ao seu alcance depois que subir na banqueta ou escada.
  • É necessário que você consiga manter a furadeira reta quando for furar, ou seja, vai precisar esta em uma altura condizente para isso. Caso você fure com a furadeira na diagonal, de baixo para cima, a bucha irá ficar torta, assim como o parafuso e provavelmente o seu varão. Siga essa dica corretamente, furadeira sempre reta!
  • Compre um varão maior do que sua janela, ao menos 5 centímetros para cada lado. Normalmente uma janela pode ter 1 metro, 1,20m, 1,50m, 1,80m de largura então acrescente no mínimo mais 10 centímetros (5 de cada lado) a essa metragem. Por exemplo, se a sua janela possui 1,50m, compre um varão com no mínimo 1,60m. Normalmente os varões são vendidos com medidas de 1 metro, 1,50m, 2m e até 3m. Caso o espaço para a instalação dos varões seja curto em relação ao tamanho que você comprou, desplugue a tampinha de proteção das barras e as corte na medida necessária.

varao de cortina instalacao

  • Meça o tamanho de sua janela com a trena. Diminua a metragem do varão e veja quanto sobra. A metragem que sobrar, você divide por 2, ou seja, quantos centímetros irão ficar para cada um dos lados. Por exemplo, se sobrar 40 centímetros, você irá instalar os ganchos a aproximadamente 20 centímetros de cada lado.
  • Antes de marcar e furar, desconte 3 ou 4 centímetros de cada lado, para que o varão possa se encaixar no gancho e ainda seja possível colocar o acabamento.
  • Explicando melhor e dando um exemplo mais claro. Sua janela tem 1,50m, você comprou um varão com 2 metros. Irá sobrar 50 centímetros certo? 25 centímetros para cada lado da janela, menos os 4cm para instalar. Ou seja, você vai precisar furar e fixar o gancho com 21 centímetros a partir do final de cada lado da janela.
  • Isso na largura e na altura? Na altura deixe ao menos 15 centímetros do altura do forro para fazer o primeiro furo. Se achar que vai ficar muito alto, ou seu pé direito da casa seja muito baixo, tire a medida a partir da janela, deixando de ambos os lados iguais.
  • Exemplificando, você vai medir 21 centímetros (no nosso exemplo) e ira fazer uma bolinha de caneta e irá medir a partir do forro a altura desejada. A segunda bolinha será onde você vai fazer seu primeiro furo.
  • É IMPORTANTE que o forro ou a janela estejam no nível. Se você se basear por eles e estiverem tortos, o seu varão irá ficar torto. Normalmente o forro é mais reto do que o requadro da janela, se baseie por ai.
  • Marque de um lado e faça o furo com a furadeira. Coloque a bucha, posicione o gancho com o buraco de baixo e coloque o parafuso. Não aperte até o final, para que você consiga riscar o segundo furo. Coloque o gancho no nível, utilizando o nível de madeira com medida lateral, ele indicará quando estará reto, então é só marcar, furar, por a bucha, posicionar o gancho e dar o torque nos parafusos. Está pronto.
  • Repita o processo exatamente igual no outro lado. Para tirar a dúvida se o comprimento do varão irá condizer com o gancho, posicione-o sobre o gancho já instalado.
  • Colocados os ganchos, basta montar a cortina nos varões e encaixa-los. Está pronto! Parabéns!

É por ai? Hahaha Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos e familiares.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Intolerantes a Lactose - TOP 10 melhores receitas para você
Proximo Caldos de Inverno - Aprenda como fazer as melhores receitas de caldos

Sobre o autor

Wes
Wes 770 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer para acabar com as traças

Você foi pegar aquela sua roupa que fazia alguns dias que não usava para sair e notou que existem alguns buraquinhos nela? Então você está com um problema que é… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer uma arvore de natal luminária na garrafa

O natal chegou e com ele a liberdade de poder criar as mais diferentes e inusitadas opções de enfeites para a sua sala, quarto ou qualquer outro local, que você… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

SELA TRINCA – O que é e como fazer e utilizar

É tão ruim quando em uma de nossas paredes de casa aparece uma trinca, fissura ou rachadura enorme, deixando feio o ambiente, principalmente quando este rachado é em uma parede… Leia mais

Passo a passo 2 Comentarios

Como fazer almoço

Hoje vamos aprender o passo a passo de como fazer almoço, esta que é a segunda principal refeição do dia, logo após o café da manhã. Iremos falar um pouco… Leia mais

Passo a passo 7 Comentarios

Como fazer um viveiro – Pássaros e Peixes

Hoje vamos aprender como fazer um viveiro, o passo a passo de como construir um viveiro de pássaros e também um viveiro, tanque de peixes, que são os mais comuns… Leia mais

Passo a passo 4 Comentarios

Como fazer Vanish caseiro

O Vanish caseiro é uma opção mais barata do que o Vanish original fabricado desde 1937 nos EUA. Mas saiba que uma receita caseira dificilmente irá substituir a original, portanto… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta