Saiba mais sobre esta dica

Para consultar se você tem o direito ao Saque FGTS é preciso saber o número do PIS. Com ele você faz sabe se tem direito aos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e confere as datas para receber os valores. A consulta do direito do Saque FGTS pode ser feita no aplicativo do FGTS, site da Caixa Econômica ou nas agências CEF.

Mas para saber o número do PIS é possível fazer a consulta através do telefone, aplicativos da Caixa e na internet, através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

E para você que quer saber o número do PIS para utilizá-lo na consulta do Saque FGTS ou outros benefícios do governo, hoje vamos ensinar como fazer a consulta em todas estas possibilidades.

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é um número atrelado aos trabalhadores para benefícios e direitos como o abono salarial, por exemplo. Mas como não é um número muito utilizado e acaba sendo esquecido por muitos.

Assim o PIS é um número gerado no primeiro emprego registrado. Ele consta nos extratos do Fundo de Garantia, no Cartão Cidadão e em alguns casos é anotado na Carteira de Trabalho.

Leia também: Como fazer para sacar o PIS nas lotéricas.

Todas as maneiras de consultar e descobrir o número do PIS

São três meios para descobrir o número do PIS, pela internet, aplicativos da Caixa ou no telefone:

Consulta do PIS pela internet

Site da Caixa: Faça a consulta através do site da Caixa utilizando o seu CPF. Clique em “Próximo”, insira a sua senha cadastrada no sistema da CEF e pronto;

consultando pis no site da caixa economica
Consultando PIS no site da Caixa Econômica.

Meu INSS: acesse o site do Meu INSS e realize o seu cadastro no Login Único. Ao acessar o painel, os dados do trabalhador aparecem na área do “meu cadastro” e entre estes dados está o número do PIS;

Consultando número do PIS pelo aplicativo do Meu INSS.
Consultando número do PIS pelo aplicativo do Meu INSS.

CNIS: no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), acesse a área “Cidadão”. Clique então em “Inscrição” na área superior esquerda. Clique na opção “Filiado” e preencha os dados conforme estão na sua carteira de trabalho. Após isso clique em “Continuar”. Assim se os dados estiverem certos, uma mensagem em vermelho será exibida e se isso acontecer, o número do NIT da carteira de trabalho é o mesmo do PIS.

Consultando o número do PIS pelo CNIS.
Consultando o número do PIS pelo CNIS.

Como consultar o PIS pelo celular

App do FGTS: baixe o aplicativo do FGTS (Android/iOS). Faça o seu login utilizando o CPF ou NIS e confira o número do PIS dentro do extrato dos pagamentos do Fundo de Garantia ou na própria área do PIS;

Carteira de Trabalho Digital (CTPS): baixe a CTPS (Android/iOS). Faça o login e verifique o número do PIS no extrato dos seus contratos registrados;

Caixa Tem: no aplicativo do Caixa Tem (Android/iOS) também é possível conferir os dados do PIS ao realizar o seu login. Neste aplicativo também há informações sobre o próprio Saque FGTS. A movimentação do recurso também pode ser feita neste app.

Como descobrir o número do PIS por telefone

Existem duas opções para descobrir o número do PIS por telefone. Uma é através do 135 na Previdência Social, através da opção 5 utilizando o seu CPF. Um atendente vai solicitar outras informações e dizer o seu número do PIS. O atendimento no 135 é de segunda a sábado, das 7 às 22h.

E a segunda opção é através do telefone Caixa Cidadão 0800-7260207. Siga as instruções do atendimento e descubra o número do seu PIS. O atendimento eletrônico é 24/7 e o com atendente é de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h e aos sábados das 10 às 16h.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.