Como tirar sua carteira de motorista para deficiente

Como tirar sua carteira de motorista para deficiente

Se você é deficiente físico, saiba que pessoas com necessidades especiais que tenham condições de realizar os exames teóricos, psicotécnico e prático, onde a sua limitação não interfira na hora de dirigir, mesmo que o carro seja adaptado, poderá tirar a carteira de motorista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em uma das auto escolas adaptadas de sua cidade.

Hoje vamos falar aqui no site um pouco mais sobre como funciona o processo para tirar a primeira habilitação ou realizar mudanças de categorias, para que melhor se adapte a suas limitações. Quais são os documentos necessários e como solicitar os exames no Detran para essa necessidade.

Como tirar a primeira habilitação – Deficientes físicos

A pessoa que possui limitações motoras, mas que as mesmas não atrapalhem na hora de dirigir um carro, mesmo que seja adaptado, poderá solicitar a primeira CNH com as seguintes condições e documentos:

  • Ter 18 anos completo;
  • Ser alfabetizado;
  • Possuir Carteira de Identidade (RG);
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter um comprovante original de endereço de preferência em seu nome;
  • 2 fotos 3×4 coloridas com fundo branco, que deverão ser tiradas no próprio Detran de sua cidade, a auto escola que você der início ao processo, deverá informar todos os detalhes para a foto e os outros documentos.

A diferença para a habilitação de uma pessoa sem deficiência é que, após completar as aulas teóricas será marcado um exame no DETRAN, onde um médico irá analisar a sua capacidade motora e de reflexos e determinar quais são as suas limitações diante de um veículo.

  • Lá você saberá quais são os equipamentos necessários para ter em seu carro, e essas adaptações serão colocadas como letras em sua futura carteira de motorista, assim como quem necessita de óculos para dirigir.

carteira habilitacao deficiente fisico

Após saber disso você vai precisar seguir até uma Auto Escola de sua cidade que trabalhe com carros adaptados, muitas das vezes é preciso procurar bem, pois infelizmente não são todas que atendem a esse tipo de público.

  • Lá você irá fazer um pré cadastro no Detran, depois realizar os exames psicotécnico e médico. Lembrando que você não poderá fazer o teste teórico enquanto não for aprovado nesses exames iniciais.

Curso teórico de 45 horas (CFC-a) após o término do curso, será marcado o seu exame teórico no Detran, onde você só poderá errar no máximo 7 de 30 questões. Após isso será necessário 20 aulas práticas e por fim o exame prático no Detran.

Quanto tempo vou levar para tirar a carteira?

Em média todo o processo costuma durar pelo menos 4 meses. Mas isso depende se você passar tudo de primeira e também da fila de espera para marcar os testes no Detran.

Alteração de categoria na carteira de motorista – Deficiente Físico

Para realizar a alteração de categoria e a inclusão de adaptações em sua carteira, o portador de deficiência deverá realizar uma abertura de processo administrativo ou solicitar uma renovação. Realizar os exames psicotécnico e médico e marcar o exame pericial no Detran.

Comprar carro com isenção de impostos

Os deficientes físicos que realizarem todo o processo para tirar a carteira poderão comprar carros com isenções de impostos, devido a um laudo que será emitido por um perito do DETRAN.

Esse laudo poderá ser utilizado para dar entrada na Receita Federal, para que ao comprar um carro ZERO (só é válido para zero km) você obtenha o desconto parcial ou total, ou seja, IPI, IOF e ICMS para o total ou só de IPI.

Além disso algumas cidades do país, oferecem também a isenção total do IPVA.

Para tirar todas as dúvidas de como tirar um carro com isenção de impostos, consulte um despachante DOCUMENTALISTA de sua cidade, eles irão lhe informar certinho como proceder para comprar o carro zero KM.Quanto de desconto eu consigo ao comprar um carro com isenção?

Isso varia do modelo do carro, das condições da concessionária e se é total ou parcial. Para descontos totais, dizem que é possível chegar em 38%, mas dificilmente chegamos a isso, o mínimo de desconto que é aplicado é de 20% para total e de 9% para parcial.

Anterior Como saber o número do benefício INSS através do CPF
Proximo Como pedir isenção de IPVA no Rio de Janeiro

Sobre o autor

Wes
Wes 975 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Documentos 0 Comentarios

Como fazer para CANCELAR um CPF?

Você sabia que é possível cancelar um CPF? Mas o cancelamento do Cadastro de Pessoas Físicas só pode ocorrer em duas situações comuns, porém hoje a justiça já está permitindo… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer o BO online da perca/furto de documentos e outros

Perdeu seu documento ou ele foi furtado em 2019? Aconteceu um acidente de trânsito sem vítimas? Existe algum local fazendo barulho até de madrugada? Quer fazer uma denúncia anônima? São… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer para tirar CPF de dependente menor

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento indispensável para o cidadão brasileiro. Somente com ele é possível fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), realizar investimentos, aquisição… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer a NOVA carteira de identidade RG com QR Code

A partir desta semana a nova carteira de identidade RG mais segura com QR Code estará sendo emitida nos principais Institutos de Identificação da Polícia Civil no Brasil. O Registro… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer para tirar a CND Certidão INSS Negativa Online

Se você chegou até aqui é porque foi necessário apresentar a CND em algum lugar não é mesmo? A tão conhecida Certidão Negativa do INSS é um assunto bem importante… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer CPF – Cadastro de Pessoa Física

Hoje vamos falar um pouco sobre como fazer CPF, o seu cadastro de pessoa física na Receita Federal do Brasil, que é obrigatório para quem precisa comprar ou vender no… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta