Como fazer batata rústica para hambúrgueres
junho 28, 2016 Comentarios 0 11080 Visualizacoes

Como fazer batata rústica para hambúrgueres

A receita de hoje é o complemento e acompanhamento que faltava para o seu hambúrguer artesanal, sim estamos falando das deliciosas batatas rústicas, que fazem parte dos principais acompanhamentos em hamburguerias, food trucks, barzinhos e outras casas onde a batata frita palito, cede o seu lugar para a batata rústica, que na minha humilde opinião é muito melhor, principalmente por conta do seu modo de preparo e temperos.

As batatas rústicas costumam ser assadas, o que já é uma grande vantagem em relação as batatas fritas, já que o óleo pode ser muito prejudicial. O azeite para ajudar no assado das batatas poderá ser o azeite de oliva, mas adaptações deverão ser feitas, onde caso seja para fins comerciais, todos os ingredientes, devem ser contabilizados no preço final do produto oferecido. Quanto mais você gastar na produção das suas batatas rústicas, das duas uma, ou a porção será menor ou os valores serão mais altos.

Mas o assunto aqui não é contabilidade, e sim como fazer as melhores batatas rústicas do mercado. O passo a passo é simples, basta você ter os temperos corretos e ter tempo disponível, pois como elas são assadas, levam em média 30 minutos para ficar prontas.

como fazer batata rustica caseira hamburgueres

É importante também que você lave muito bem as batatas antes de realizar o preparo. Limpar brotinhos, aqueles pontinhos pretos e tirar as sujeiras, principalmente terrinhas que vem em algumas, afinal a batata vem da terra e é comum que algumas fiquem sujas 😛 . Mas nós frisamos esta parte, porque as batatas rústicas levam este nome, justamente por serem cortadas de forma “grosseira” e também por serem assadas com casca e tudo. Não se preocupe, desde que bem temperadas, mesmo com casca elas ficam uma delícia.

Como fazer batata rústica caseira para complemento de hambúrgueres

Ingredientes:

  • Três unidades de batatas (Tamanho médio)
  • Três colheres (sopa) de azeite
  • Três ramos de alecrim picadinho
  • Quatro ramos de tomilho picadinho
  • Dez folhas de sálvia picadinha
  • Cinco dentes de alho picadinho
  • Sal grosso a gosto
  • Pimenta do reino a gosto (de preferência aquelas que são moídas na hora

Como fazer?

  • Com água corrente, lave muito bem as batatas, eliminando qualquer vestígio de terra, pois as batatas rústicas são feitas com casca e tudo.
  • Lave também as ervas de temperos.
  • Corte as batatas no sentido do comprimento, como se fossem gomos de mexerica (ponkán, bergamota, mimosa ou qualquer outro nome que ela é conhecida em sua região).
  • Corte-as com casca e tudo, deixe na espessura que achar conveniente, não afinando muito, pois elas são rústicas e não batatas palito, obviamente.
  • Coloque a batata rústica já cortada em uma panela, coloque água suficiente para cobri-las e então acrescente sal grosso. Deixe as batatas cozinharem por cinco minutos após levantar fervura e então desligue.
  • Coloque as batatas em uma peneira e deixe que a água escorra completamente. Tem que ficar por alguns minutos, até que ela fique bem sequinha.
  • Depois de secas as batatas rústicas devem ser colocadas em uma assadeira antiaderente ou de silicone e então espalhe as ervas, o alho e azeite sobre elas. Misture bem, para que os temperos peguem bem nas batatas.
  • Depois de temperadas, afaste uma batata rústica da outra, deixando um espaço considerável entre elas e então tempere-as salpicando sal grosso e pimenta do reino.
  • Então leve para assar em forno pré aquecido com fogo médio de 200ºC por em média 35 minutos. O tempo para assar suas batatas rústicas irá depender da sua espessura, quanto mais grossa, mais tempo para assar, quando mais finas, menos tempo.
  • Assim que passar uns 20 minutos, vire as batatas, para que elas não assem completamente de apenas um lado.
  • Então está pronto.
  • É só colocar como acompanhamento no hambúrguer caseiro gourmet, juntamente com um molho de alho, parmesão, barbecue ou qualquer outro do seu gosto ou do gosto do seu cliente.

Tem alguma dica para melhorar ainda mais esta receita de batata rústica? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.

Anterior Como tirar mofo/bolor de gavetas e armários
Proximo Como fazer para tirar papel de parede?

Sobre o autor

Wes
Wes 951 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 2 Comentarios

Como fazer Blooming Onion do Outback – Receita

Com toda a certeza você já teve vontade de comer a Blooming Onion a tão famosa receita de cebola empanada do Outback, mas muitos de nós não tivemos condições e… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Bolo de nutella com ganache – Receita

O creme de avelã mais famoso do mundo, a Nutella é deliciosa não é mesmo? E como ela está fazendo todo este sucesso, cada dia estão surgindo diferentes e novas… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer canjica com leite condensado e amendoim torrado

Muito comum no inverno e em épocas de festa junina e julina (que também fazem parte do inverno), a canjica é uma sobremesa tradicional destes períodos e também muito gostosa…. Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer molho de alho ideal para churrascos

Se você já foi em uma hamburgueria com certeza já provou um delicioso molho de alho não é mesmo? Se a resposta for não, saiba que se o alho for… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Torta de batata recheada com queijo e presunto

A receita de hoje é diretamente da Itália, das melhores Trattorias do país. Uma receita muito interessante, fácil e barata de fazer, onde neste inverno, poderá ser o sucesso de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer pipoca doce – Receita deliciosa

Quem é que não gosta de uma pipoca? Principalmente em dias frios e quando estão passando filmes muito interessantes, ela é um ótimo acompanhamento. Mas normalmente elas são feitas de… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta