Como fazer meu carro economizar combustivel?

Como fazer meu carro economizar combustivel?

Com o combustível em alta, e com uma previsão assustadora para 2015, a preocupação com a economia de combustível do nosso carro será cada vez maior, onde usamos de várias maneiras e dicas para que o carro faça valer cada real de combustível que é colocado em seu tanque.

Mas nem todo mundo sabe das dicas e truques que podem ser de grande ajuda na hora de economizar combustível e é por isso que selecionamos algumas e vamos compartilhar com vocês aqui no Comofazerfacil.com.br

como fazer para economizar combustivel

Essas dicas e truques de como fazer para economizar variam de carro para carro, mas em todos o princípio básico é o mesmo, basta estar atento aos detalhes e aos sinais do seu automóvel, pois assim como nós demonstramos sintomas ao ficar doentes, a máquina também tem seus sintomas, que podem facilmente serem notados.

Como fazer meu carro economizar combustivel?

Pneus

A primeira regra para economizar combustível antes mesmo até do pé no acelerador é estar sempre com os pneus em perfeita ordem. Tanto na calibragem como no alinhamento e balanceamento. Os serviços são muito baratos e rápidos de fazer, no caso da calibragem é só chegar em qualquer posto de sua cidade e você mesmo fazer, mas muitos vão deixando para lá e acabam não só gastando mais combustível, como acabando com a vida útil dos pneus, que também estão caros nos dias atuais.

Esteja com os pneus sempre calibrados, inclusive o estepe, afinal nunca se sabe né? E não vá no “chute” a calibragem exata dos pneus está geralmente estampada na tampa de abastecimento, ou na coluna da porta. Os engenheiros estudaram anos para definir qual a calibragem perfeita para o seu tipo de carro, e teimar não é a melhor solução.

Com os pneus em perfeito estado e alinhamento, o carro irá fluir melhor, não irá forçar o motor, principalmente nas estradas e a economia de combustível será bem maior.

Motor

Não de tranco em seu carro, principalmente em carros dos últimos 15 anos pra cá. Além de desregular pistões, válvulas, atrasar ou adiantar o ponto, possivelmente estourar a correia dentada, entre outros, todos esses fatores podem contribuir para um consumo desregulado, e vir a gastar muito mais combustível, sem contar os danos que podem causar ao motor. Já em carros automáticos, essa possibilidade nem existe.

Se seu radiador sempre levou aditivo é sempre bom usar. Quando o carro é zero, sempre use um bom aditivo para que o seu carro não sofra com os dois extremos da temperatura, tanto a água muito gelada, como a muito quente. Os agentes químicos colocados nestes aditivos são os responsáveis por ajudar o seu motor, juntamente com a ventoinha, a ter a temperatura ideal para que o seu bloco esteja em perfeito estado e assim as queimas ocorram normalmente, também economizando gasolina, álcool, gás ou diesel.

O porque frisamos o “SEMPRE”, porque se você comprou um carro usado, e ele nunca levou aditivo no radiador, por isso é sempre bom perguntar ao dono, como ele cuidava do seu carro, principalmente nesta parte, pode ser que o radiador esteja enferrujado por dentro, e se você colocar aditivo ele irá soltar a ferrugem, mandando direto para o seu motor, e isso poderá ser pior. Neste caso, continue a usar somente água.

Faça a limpeza dos bicos injetores ou o carburador regularmente. Estar com esses equipamentos do motor em perfeita ordem, pode ajudar e muito na hora de economizar.

Outras dicas

Aprenda a equilibrar e trabalhar em conjunto a embreagem e o acelerador. Além de economizar embreagem quando você acelera no momento e quantidade certa, você também poderá economizar mais, não fique forçando o seu motor.

Evite demorar trocar as marchas, busque sempre chegar o mais “rápido” possível na quarta e quinta marcha. A primeira e segunda são as que mais fazem o seu carro consumir combustível, e andar sempre forçando o seu motor com essas marchas pode fazer o seu carro gastar mais do que deveria.

E uma das dicas mais importantes, não arranque feito doido e nem corra como se não houvesse amanhã, lembre-se que o seu pé é que faz toda a diferença na hora da economia de combustível. Afinal, você sempre irá acabar parando em alguma lombada ou semáforo, e aquele carro que você arrancou na frente e correu o máximo que podia, irá lentamente de alcançar no sinal, e com muito mais combustível no tanque do que você que anda “moendo” como dizem por aí. Já fiz o teste e quase sempre chegamos, principalmente na cidade, no mesmo tempo que aqueles que andam forçando o motor ao máximo.

Outra coisa, que pode haver controversas é a potência do motor. Muitos dizem que 1.0 economiza muito mais que 1.4 e 1.6. Opinião pessoal: Eu discordo, pelo fato de que carros 1.0 forçam demais o motor em marchas pesadas, a tal “economia” acaba não valendo a pena. Sem contar que a vida útil do motor é muito mais baixa que carros de maior potência, então você acha que está economizando mas no fim não está. É claro que cada caso um caso, isso depende também do peso total do carro, carros maiores não compre com motorização menor do que 1.6, já carros considerados “mini” é possível ser bem econômicos quando 1.0.

Tente por exemplo testar a economia REAL, não aquelas de fábrica, de um voyage 1.0 e um 1.6. No final o 1.6 acaba sendo muito mais econômico que o 1.0 num contexto geral.

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Wes
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