Como fazer pão caseiro sem cilindrar

Como fazer pão caseiro sem cilindrar

Um dos vídeos mais assistidos de nosso canal no YouTube (youtube.com/comofazerfacilonline) é a receita de pão caseiro sem a necessidade de cilindrar, uma receita de pão muito fácil, rápida e barata de fazer, mas que não conta com um passo a passo aqui no site oficial. Por isso hoje estaremos apresentando neste artigo todos os detalhes e segredos de como fazer um pão caseiro delicioso sem precisar cilindrar.

O que chama a atenção desta nossa receita é justamente que ele fica macio, sem ter que passar pelo rolo, cilindro elétrico, máquina de cilindrar, máquina de pão ou qualquer outra “tecnologia” e tão pouco ter que ficar horas sovando e ainda sim em muitos casos o pão pode ficar duro ou de sabor duvidoso.

Como toda receita possui segredos, esta de pão caseiro também conta com as suas. São mínimos detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado final.

pao caseiro sem cilindrar

O pão

“-No céu tem pão?” É com esta ilustre frase que começamos a descrever a história deste alimento que foi produzido pela primeira vez a cerca de 6 mil anos atrás, na região da Mesopotâmia no Egito antigo, segundo o Wikipédia.

O pão é um alimento tradicionalmente feito com farinha de trigo (ou outros cereais), água e sal, que podem ou não serem fermentados, com massa de levedura ou adição de fermento.

O grande segredo do pão é a sua fermentação. O nosso ar possui uma boa quantidade de microrganismos que são chamados de esporos de fungos de levedura. Estes esporos encontram nas massas de pão, o alimento ideal para a sua reprodução e sobrevivência. Ao alimentar-se do amido da farinha os microrganismos fazem com que o amido se divida em anidrido carbônico e álcool. As bolhas do gás carbônico não tem a capacidade de escapar da massa, dos quais fazem com que ela fiquem inchadas e fofa (o famoso crescimento natural do pão). Quando o pão é levado ao forno, o ácido carbônico e o álcool escapam por conta do calor, mas a porosidade e o aroma permanecem.

pao caseiro macio sem cilindrar

Atualmente com os avanços na indústria e na culinária, os pães podem ser produzidos em sua forma fermentada rapidamente, com a utilização de fermentos químicos e biológicos.

Como fazer pão caseiro sem cilindrar

Ingredientes:

  • 10g (um pacotinho) de fermento biológico para pães
  • Duas colheres (sopa) de açúcar
  • Um ovo
  • Meia colher (sopa) de sal
  • Uma colher (sopa) de margarina ou manteiga
  • Uma xícara (chá) de água
  • Um quilo de farinha de trigo
    (Use mais ou menos 600g e depois vá acrescentando aos poucos para dar a consistência da massa).
  • Meia xícara (chá) de óleo
  • Uma xícara (chá) de leite líquido

Como fazer?

  • Em uma panela média, leve ao fogo médio e coloque a água, o leite, o óleo e a manteiga ou margarina.
  • Mexa até que dissolva completamente todos estes ingredientes. O óleo e a manteiga não irão se misturar, mas é só até o ponto de dissolver mesmo.
  • Coloque esta mistura em uma bacia, ainda quente e então acrescente o açúcar, o sal e o ovo e mexa até que fique tudo incorporado.
  • Deixe a mistura ficar em temperatura morna e só então coloque o fermento.
  • Após colocar o fermento biológico mexa com delicadeza até que ele fique totalmente dissolvido.
  • Vá colocando aos poucos a farinha de trigo na mistura, sempre mexendo para não empelotar. A consistência é sempre uma massa lisa.
  • Coloque farinha de trigo até dar o ponto. Quando começar a desgrudar da bacia e não grudar mais nas mãos.

Não coloque muita farinha, pois há grandes chances do seu pão ficar com um gosto forte de farinha e duro.

  • Sove com as mãos com movimentos de fora para dentro.
  • Após uns 5 minutos sovando, faça uma bola com a massa, coloque-a dentro da bacia e a cubra com um pano limpo e deixe descansar por uma hora.

como fazer pao caseiro macio

  • Após este período a massa fica maior e bem fofinha.
  • Polvilhe trigo sobre uma superfície plana e então acomode a massa sobre ela e corte-a em duas partes.
  • Estique bem cada uma das partes e as enrole, dando o formato do pão caseiro. Depois é só acomoda-los em uma assadeira polvilhada com trigo.
  • Cubra os pães com um pano novamente e deixe descansar por mais 20 minutos.

receita pao caseiro sem cilindrar forno

  • Então leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 30 a 35 minutos.

Pronto, é só comer com uma margarina bem quentinho.

Dicas e segredos para que o pão caseiro fique certo e macio

Um dos principais segredos é não colocar o fermento quando a mistura estiver quente e nem totalmente fria. Uma temperatura morninha, onde você consegue ficar sem problemas com o dedo dentro é a temperatura ideal. Assim você faz com que os microrganismos se desenvolvam e não os matam queimados ou de hipotermia 😛

Outro segredo é não acrescentar farinha de trigo demais. Quanto mais trigo, mais forte o gosto, menos macio e outras consequências. A hora de parar de acrescentar trigo é assim que a massa começa a desgrudar do fundo, não tem problema ela grudar um pouquinho ainda, ela precisa estar molinha.

Existe em alguns mercados um amaciante para massas. Normalmente eles são da marca Fleishmann (PAGA NÓIS) e se chamam ‘Pão Certo’. Esses amaciantes são melhoradores para pães, não custam muito e podem deixar o seu pão mais macio e no ponto certo, caso não consiga fazer com as nossas instruções.

Na hora de sovar, sempre estique a ponta da massa e a puxe para dentro. Assim você irá permitir a entrada do ar na massa. Se ficar sovando só apertando/amassando não adianta muito.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários e compartilhe esta receita com seus amigos. Ajuda o nosso site a crescer!

 

Anterior Como fazer panetone de frutas cristalizadas e uva passa caseiro
Proximo Como fazer o melhor pão frances caseiro

Sobre o autor

Wes
Wes 798 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer cupcake de cenoura com recheio de brigadeiro

Está sem ideias para o café da manhã ou da tarde? Que tal aprender como fazer um delicioso cupcake de cenoura, o que já é uma delícia, com recheio de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer um delicioso Tabule

O tabule é um prato típico libanês, é muito usado como aperitivo. Entre seus principais ingredientes estão o trigo para quibe e alguns vegetais como cebola, salsa, hortelã, tomate (fruto),… Leia mais

Receitas 19 Comentarios

Como fazer Esfiha do Habib’s – Receita fácil Esfirra aberta e recheios

Você acha delicioso as esfihas do Habib’s? E gostaria de aprender a receita de como fazer a tal esfirra aberta mais famosa do país, com recheios de carne, frango, queijo,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro de cereja

Brigadeiro é algo muito gostoso, a cereja também é, portanto misturar os 2, com certeza irá surgir uma receita muito maravilhosa. E é exatamente isto que vamos apresentar para vocês… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro caramelizado

Sabe aquelas balas de caramelo? Com aquela casquinha caramelizada, doce e muito gostosa? E que quando você consegue vencer o caramelo ainda tem o recheio? E se este recheio fosse… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer panetone de frutas cristalizadas e uva passa caseiro

Dezembro chegou e com ele chega também o natal e as melhores receitas de panetones. E para não ficar de fora dessa, nós do www.comofazerfacil.com.br vamos apresentar uma das mais… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta