Como fazer panetone de frutas cristalizadas e uva passa caseiro

Como fazer panetone de frutas cristalizadas e uva passa caseiro

Dezembro chegou e com ele chega também o natal e as melhores receitas de panetones. E para não ficar de fora dessa, nós do www.comofazerfacil.com.br vamos apresentar uma das mais tradicionais e fáceis receitas de panetone com frutas cristalizadas, uva passa e castanhas do período, em um passo a passo bem simples.

Ao aprender como fazer panetone de frutas cristalizadas caseiro, você também abre as portas para fazer receitas próprias de chocotones, sorvetones (confira nossa receita) e outras delícias com a massa pois elas são praticamente todas iguais, diferenciando apenas nos segredinhos.

Além da receita de panetone caseiro, também estaremos falando neste artigo um pouco sobre a história do Panetone, alguns detalhes sobre a versão tradicional, com frutas cristalizadas e também como improvisar uma forma para assar os seus, caso não ache as formas próprias.

como fazer panetone frutas cristalizadas caseiro receitas

A história do Panetone

Com origem no norte da Itália, em Milão, o panetone sempre foi uma receita típica da época do natal, onde atualmente ganhou diferentes versões, mas a mais tradicional é do pão doce com frutas secas. O panetone italiano conta com uma fragrância de baunilha (hoje existem essências próprias de panetone) e em meio a massa frutas cristalizadas como figo, maçã, damasco, cidra, laranja, limão e também a tradicionalíssima uva passa.

O formato tradicional é basicamente o que conhecemos, sendo a base mais estreita, alto e com o topo mais largo. Em média a altura é de 15 centímetros, com um peso que pode chegar em até 1 quilo.

Estima-se que a primeira receita foi produzida no ano de 1919, por Angelo Motta um importante italiano, a princípio cozinheiro/padeiro chefe e fundador da companhia Motta. Nascido em 1890, que viveu até 1957, quando faleceu com seus 67 anos.

O Panetone de frutas cristalizadas

O Panetone de frutas cristalizadas é a versão mais tradicional, com quase 100 anos desde a sua primeira aparição, como citamos logo acima. As frutas são bem variadas, onde são inclusos inclusive cítricos como o limão e a laranja, mas em sua boa parte a composição destas frutas são de damascos, figos, maçãs, cidras e também de uvas passas, todas secas, mas nem sempre totalmente desidratadas.

Como fazer panetone de frutas cristalizadas caseiro

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • Uma colher (sopa) de fermento biológico (seco)
  • Uma colher (chá) de sal
  • Meia xícara (chá) de água morna
  • Seis colheres (sopa) de açúcar
  • Duas colheres (sopa) de manteiga
  • Duas colheres (sopa) de gordura vegetal (hidrogenada)
  • Três ovos
  • Uma colher (sobremesa) de essência de panetone
  • Uma xícara (chá) de leite
  • Quatro colheres (sopa) de vinho branco
  • Uma xícara (chá) de frutas cristalizadas
  • Meia xícara (chá) de uva passa sem semente
  • Meia xícara (chá) de castanhas de caju trituradas
  • Uma gema para pincelar, farinha de trigo para polvilhar e manteiga ou margarina para untar.

Como fazer?

  • Coloque em uma bacia uma xícara (chá) de farinha de trigo, o fermento, o açúcar e a água morna e misture bem, com delicadeza. Cubra essa mistura com um pano limpo e deixe descansar por quinze minutos.

A água precisa estar morninha, mais pro frio, pois se estiver quente, mata o fermento.

  • Reserve a uva passa, castanhas e frutas cristalizadas.
  • Após estes quinze primeiros minutos, coloque a massa em uma bacia grande e acrescente todos os outros ingredientes, exceto os reservados.
  • Mexa e sove até que a massa comece a levantar bolhas. O ponto é quando começa a desgrudar da mão, mas não deixe a massa ficar muito dura. Vá acrescentando farinha de trigo até alcançar o ponto.
  • Depois de chegar a massa no ponto, cubra-a novamente com um pano limpo e deixe descansar por mais quarenta minutos.
  • Após passar este tempo, incorpore os ingredientes reservados, as frutas cristalizadas, as passas e as castanhas. Mexa até que fique bem homogêneo.
  • Unte uma forma própria para panetone ou outra que você tenha em casa, caso queira em outro formato. E então espalhe toda a massa. Deixe a massa descansar por mais trinta minutos, para que ela se “adapte” a forma.

*Você pode improvisar uma forma, vamos dar a dica logo abaixo.

  • Pré aqueça um forno em temperatura de 220ºC.
  • Após a massa descansar, faça um corte em forma de “+” (mais) no topo da massa do seu panetone. Passe a gema bem batida e então leve para assar por 50 minutos, ou até começar a dourar.
  • Espere até que o forno esfrie naturalmente e então retire o seu panetone caseiro com frutas cristalizadas.

Como improvisar uma forma de panetone caseiro?

Se você não achar forma próprias de panetone natalino na sua cidade, existem algumas maneiras de improvisar. Você pode comprar aquelas formas de alumínio, que normalmente são mais largas do que altas e molda-las para o formato de um panetone, ou comprar papel alumínio e fazer quatro camadas.

Após fazer as camadas, molde-as em torno de um pote, garrafa pet ou da maneira que quiser o seu panetone. Unte a forma, acomode a massa e então faça uma “cinta” dobrando papel alumínio até ficar com um ou meio centímetro de largura. Passe-o em torno da forma embaixo e outro em cima, amarrando ou fixando bem com um palito de dentes. É importante fazer isso para que na hora de assar a massa não cresça demais e estoure a sua forma, deixando o formado do panetone todo esquisito.

Você pode também utilizar uma leiteira velha sem cabo. Formas de cupcakes para panetones menores. Formas de silicone e dezenas de outras opções. Caso a finalidade não seja comercial ou para presentes, fica mais fácil improvisar uma forma.

Se você tiver mais alguma dica para fazer uma forma, deixe seus comentários.

Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe esta receita com seus amigos.

Anterior Como fazer bolachinhas decoradas de natal?
Proximo Como fazer sorvetone caseiro

Sobre o autor

Wes
Wes 900 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer caipirinha de limão com Vodka ou Cachaça

Uma das receitas mais tradicionais do Brasil, que teve a sua origem na cidade de São Paulo é a Caipirinha. A receita original leva limão verde, açúcar, gelo e cachaça,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer um pão natalino do Papai Noel

Com o natal chegando, a criatividade na hora de preparar as receitas natalinas para enfeitar a mesa, também precisa estar afiada, e é por isso que hoje vamos ensinar como… Leia mais

Receitas 2 Comentarios

O que é chancliche? Saiba mais e aprenda uma receita!

Principalmente se você está realizando uma dieta com baixa ingestão de carboidratos já deve ter ouvido/lido falar em chancliche, mas afinal, você sabe o que é isso? Para explicar melhor… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Caipirinha de Cerveja

Após o sucesso das receitas de caipirinha tradicional, caipirinha de vinho e caipirinha de morango aqui no site, nós hoje vamos apresentar uma receita que é também muito buscada em… Leia mais

Receitas 1 Comentario

Como fazer tapioca verdadeira

Preparar uma deliciosa Tapioca Verdadeira pode ser uma atividade mais fácil do que você imagina. Por isso hoje vamos apresentar para vocês um texto dedicado a TAPIOCA, uma receita da… Leia mais

Receitas 1 Comentario

Como fazer babaganuche o patê sírio

O babaganuche ( Baba ghanoush, baba ganush ) é uma receita árabe, conhecida também como patê sírio, feito com berinjela e suco de limão, muito gostoso e de baixa caloria,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta