Como fazer para pagar multas com cartão de crédito
julho 10, 2018 Comentarios 6 18575 Visualizacoes

Como fazer para pagar multas com cartão de crédito

Você sabia que agora é possível pagar suas multas com o cartão de crédito? O pagamento de multa com cartões de crédito faz parte de uma das novidades do Contran para o próximo ano, que está ainda em fase de adaptação nos Detran, mas que já é uma realidade para os brasileiros. Se você está com uma multa para vencer e gostaria de aprender como fazer para pagar ela parcelada em seu cartão, hoje estaremos dando as principais dicas e informações sobre o assunto.

Em um ano onde novas empresas de cartões de crédito revolucionaram os meios de pagamento, como é o caso do NuBank, Credicard, Neon, Next e outros, e boa parte das taxas e anuidades foram cortadas para trazer mais clientes para as plataformas, o Contran resolver “ajudar” os brasileiros, facilitando o uso dos cartões de crédito no pagamento das multas.

Esta novidade trás vantagens principalmente para aqueles que foram multados com infração gravíssima, dos quais os valores podem chegar próximo aos três mil reais, um valor bem alto para quitar a vista nestes tempos de crise.

Antes de dar continuidade no artigo, queremos falar um assunto. Primeiro, sabemos que existe a indústria da multa (ou pelo menos situações que facilitam), mas também sabemos que quem anda na lei, não precisa se preocupar. O artigo é voltado para explicar como funciona o pagamento das multas por cartão de crédito e não para discutir outros temas.

Como irá funcionar o pagamento das multas?

O pagamento das multas será um compromisso financeiro entre a administradora e o titular do cartão de crédito. A parceria entre a administradora e o Detran será em relação ao repasse total do valor para o órgão governamental. Com essa nova medida entre o Conselho Nacional de Trânsito e o Sistema Nacional de Trânsito através da inserção na RESOLUÇÃO nº 697 todo o risco da operação será arcado pela administradora e não mais pelo Contran.

Cada Detran dos estados será responsável por implementar a novidade, onde atualmente a medida não é obrigatória, portanto não serão todos os estados que irão aderir ao parcelamento no crédito neste primeiro instante, mas com o tempo todos irão perceber que será uma boa oportunidade.

O pagamento das multas e débitos através da resolução poderá ser parcelado em duas, três, seis, nove ou até doze vezes, de acordo com as regras de cada uma das administradoras e também das opções para cada tipo de multa. A parcela mínima a princípio será de dez reais, mas os valores serão definidos por cada operadora e Detran.

como fazer pagamento multas cartao credito

As multas terão juros no crédito?

As multas que forem pagas com o cartão de crédito, serão contadas como uma compra normal do cartão. Portando o atraso nas parcelas irá acarretar em juros, inclusive no rotativo. Os juros por atraso variam entre 9 e 15% dependendo da operadora financeira de cada cartão.

A primeira parcela será mais alta, por conta do acréscimo de 5% referente a uma taxa do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), o que pode ser confundido como juros. É importante não atrasar os pagamentos das parcelas, para não ficar com um problema financeiro ainda maior.

Qual o objetivo principal da liberação do pagamento das multas no crédito?

O principal objetivo da liberação pelo Contran para o pagamento das multas através do cartão de crédito é por conta da inadimplência dos últimos anos. Em períodos de crise principalmente, o não pagamento das multas é muito alto e com a novidade, como já citamos, a financeira irá realizar o pagamento a vista para o Detran e a cobrança será feita como em uma transição normal entre a operadora e o titular do cartão. Ela será responsável por assumir todo o risco da operação.

Antigamente alguns Detrans permitiam o parcelamento através de boleto, mas muitos condutores realizavam o pagamento apenas da primeira parcela, que regulamentava o licenciamento anual do veículo, ou possibilitava a transferência para outro nome e não realizava o pagamento das parcelas restantes. A partir do momento que o pagamento é feito com o cartão, o não pagamento trás consequências mais graves para o titular do mesmo.

Como fazer para pagar multas com cartão de crédito

O pagamento através do cartão de crédito, poderá ser feito através das guias emitidas através do próprio Detran ou despachantes credenciados (cuidado com os golpes!). Basta ir até um Detran, munido do cartão e senha pessoal e realizar o pagamento (caso não seja possível, os atendentes irão informar melhor como realizar o procedimento). Em alguns estados o pagamento poderá ser feito pelos despachantes credenciados ao Detran que operam pelo Banco Rendimento. Neles será possível parcelar a multa em até 12 vezes como já citamos.

No Detran do Paraná, correntistas do Banco do Brasil, podem realizar o pagamento das multas parceladas através dos terminais de auto atendimento. Basta acessar o menu de pagamento conveniado (não boletos) e clicar em “débito no cartão”. Para ter certeza de toda operação, peça ajuda a um dos atendentes ou faça o pagamento no caixa dentro do banco (com atendente).

Recomendamos também, que ligue no Detran do seu estado antes de ir até ele, para saber se está sendo possível fazer o pagamento das multas parceladas.

  • Ainda falando do Paraná, é possível também fazer o pagamento no débito desde 2016. Basta usar a função de débito nos caixas eletrônicos do BB, mesmo sem ser correntista, inserir o cartão no terminal BB.
  • Depois irá aparecer na tela do sistema a área de pagamento das taxas do Detran.
  • Inclua o seu CPF e Telefone, use o código de barras no leitor e faça o pagamento através do débito.

Ao longo dos próximos dias, com certeza as instruções de como parcelar as multas estarão também impressas na guia que for enviada até a sua casa. Mas sempre pesquise e busque fontes como o próprio Detran para tirar suas dúvidas.

Todos os sites do DETRAN de cada estado do Brasil

Para saber como está o andamento das suas multas, licenciamentos, IPVA e outros itens dos quais o Detran é o responsável pelo arrecadamento, acesse o site oficial. Confira a seguir uma lista com o site de todos os Departamento de Transito do Brasil:

  • Site Detran do Acre (AC): www.detran.ac.gov.br
  • Site Detran do Alagoas (AL): www.detran.al.gov.br
  • Site Detran do Amapá (AP): www.detran.ap.gov.br
  • Site Detran do Amazonas (AM): www.detran.am.gov.br
  • Site Detran da Bahia (BA): www.detran.ba.gov.br
  • Site Detran do Ceará (CE): www.detran.ce.gov.br
  • Site Detran do Distrito Federal (DF): www.detran.df.gov.br
  • Site Detran do Espírito Santo (ES): www.detran.es.gov.br
  • Site Detran de Goiás (GO): www.detran.go.gov.br
  • Site Detran do Maranhão (MA): www.detran.ma.gov.br
  • Site Detran do Mato Grosso (MT): www.detran.mt.gov.br
  • Site Detran do Mato Grosso do Sul (MS): www.detran.ms.gov.br
  • Site Detran do Minas Gerais (MG): www.detran.mg.gov.br
  • Site Detran do Pará (PA): www.detran.pa.gov.br
  • Site Detran da Paraíba (PB): www.detran.pb.gov.br
  • Site Detran do Paraná (PR): www.detran.pr.gov.br
  • Site Detran de Pernambuco (PE): www.detran.pe.gov.br
  • Site Detran do Piauí (PI): www.detran.pi.gov.br
  • Site Detran do Rio de Janeiro (RJ): www.detran.rj.gov.br
  • Site Detran do Rio Grande do Norte (RN): www.detran.rn.gov.br
  • Site Detran do Rio Grande do Sul (RS): www.detran.rs.gov.br
  • Site Detran de Rôndonia (RO): www.detran.ro.gov.br
  • Site Detran de Roraima (RR): www.detran.rr.gov.br
  • Site Detran de Santa Catarina (SC): www.detran.sc.gov.br
  • Site Detran de São Paulo (SP): www.detran.sp.gov.br
  • Site Detran do Sergipe (SE): www.detran.se.gov.br
  • Site Detran do Tocantins (TO): www.detran.to.gov.br

Copie e cole no seu navegador.

Assista em nosso canal:

Tem alguma outra dúvida? Deixe seus comentários e iremos atrás de respostas.

Anterior Como fazer para consultar lote de restituição do Imposto de Renda online
Proximo Como fazer a inscrição do Bolsa Família SBT o benefício do Silvio Santos

Sobre o autor

Wes
Wes 870 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 0 Comentarios

TODOS os códigos de recolhimento INSS da Guia Previdência Social GPS

Vai começar a contribuir para a Previdência Social e precisa saber qual o código que vai na GUIA GPS no carnê do INSS? No campo 3 é preciso preencher o… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Não recebi o FGTS inativo dentro do prazo, o que fazer?

Terminou nesta segunda-feira, dia 31 de julho, o prazo para o saque das contas inativas do FGTS, assim que o expediente bancário da Caixa Econômica Federal finalizou. O pagamento vem… Leia mais

Informações 4 Comentarios

Como fazer a bateria do meu celular smartphone durar mais?

Até hoje não inventaram uma bateria para smartphone que tenha uma duração de mais de 3 dias, e sempre quando mais precisamos é quando elas estão para acabar. Por isso… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como tirar mofo/bolor de gavetas e armários

É chato quando chega o inverno e as coisas começam a embolorar dentro dos armários e gavetas não é mesmo? As vezes nem é relaxo, de um dia para o… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer para compactar arquivos no Celular ou Tablet Android

Gostaria de realizar as transferências de arquivos entre o seu Celular ou Tablet Android de forma mais rápida? Para que seus dados se tornem menores, você vai precisar compactar os… Leia mais

Informações 5 Comentarios

Como ver o resultado de perícia médica do INSS na internet

Realizar suas consultas dos resultados de perícia médica do INSS pela internet, é a melhor forma de saber como está o andamento do seu processo. A consulta é fácil, rápida… Leia mais

    • Wes
      março 20, 21:59 Responda
      Foi uma pergunta ou afirmação Fábio? Obrigado pelo comentário!!
    • Wes
      maio 08, 18:32 Responda
      A princípio pode sim. Mas verifique a possibilidade no Detran de sua cidade.
  1. Robson
    agosto 05, 10:03 Responda
    Em Minas gerais já está podendo pagar multa no cartão de crédito
    • Wes
      agosto 06, 12:21 Responda
      Obrigado pela informação Robson!

Escreva uma resposta