Saiba mais sobre esta dica

Você ganhou um presente de amigo secreto ou de natal e deseja fazer a troca nas lojas? Saiba que é possível realizar esta mudança desde que algumas regras sejam seguidas. E para facilitar mais uma vez a sua vida, hoje no Como Fazer Fácil vamos ensinar quais são os principais requisitos para fazer estas trocas.

[alert color=”red”]Mas antes saiba que as trocas de presentes só por questão de gosto, sem que haja qualquer defeito no produto, não é uma obrigação das lojas. Por isso será preciso conhecer as regras internas do estabelecimento.[/alert]

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Dicas importantes para compras de fim de ano

Primeiro não tenha vergonha de perguntar onde foi adquirido o produto. Pode parecer uma falta de educação ou uma “desfeita”, mas quando algo não serve, não combina ou não é do seu gosto, é fundamental efetuar a troca para que o presente possa ser usado não é mesmo? E para isso você vai precisar saber onde fazer a troca.

Não estrague a embalagem original. Tenha paciência na hora de desembalar um presente ganhado no Natal ou Amigo Secreto, pois pode ser que não seja exatamente o que precisa.

Tente abrir com o máximo de cuidado possível pois muitas lojas exigem que as embalagens estejam intactas para efetuar a troca.

Não retire etiquetas, não lave, não altere qualquer item de um produto. As lojas não tem obrigação de trocar produtos sem defeito, mas para criar uma “boa amizade” com consumidores, muitos oferecem essa possibilidade.

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Como fazer para trocar os presentes de datas especiais nas lojas?

Para efetuar a troca dos presentes de fim de ano, coloque-os na embalagem original e com a nota fiscal do produto ou algo que comprove a compra, siga até a loja onde ele foi comercializado.

Chegando na loja seja agradável e educado durante a conversa, para que mesmo que a troca seja contra as políticas da empresa (caso tenha extraviado a embalagem), o responsável faça um esforço para agradar o cliente.

É preciso também fazer a troca dentro do período pré estabelecido no Código de Defesa do Consumidor. Os prazos para produtos com defeito funcionam da seguinte maneira:

  • Produtos não duráveis devem ser trocados em no máximo 30 dias. Entre eles estão alimentos e outros perecíveis;
  • Já produtos duráveis devem ser trocados em no máximo 90 dias. Entre eles estão televisores, celulares, sapatos, bolsas, etc;
  • E produtos essenciais como geladeiras, itens de saúde e outros de caráter indispensável, devem sofrer a troca imediata.

Já no caso de produtos sem defeitos, como é a grande maioria das trocas feitas no fim de ano, devem seguir as políticas da própria empresa.

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Como a troca de produtos sem defeitos é um “benefício” que a loja oferece, em muitos casos não é preciso apresentar a nota fiscal. A grande maioria exige apenas que as etiquetas originais e principais características da embalagem sejam mantidas.

Trocas fáceis

Na grande maioria dos casos é fácil resolver uma troca de produtos desde que seja por outro equivalente ou um que seja necessário inteirar mais dinheiro. Essa é a troca que os comerciantes mais gostam, pois há um retorno ainda maior no lucro.

Modalidades de trocas existentes no Brasil

Há três modalidades distintas de trocas de produtos no país, sendo elas as de:

  • Substituição;
  • Restituição;
  • E o abatimento.

No quesito de substituição, é possível fazer a troca do produto comprado por outro do mesmo tipo, marca e que esteja em perfeitas condições de uso.

A restituição é quando é possível recuperar os valores investidos de forma imediata assim que o produto for devolvido.

A forma de abatimento é quando o preço do primeiro produto é utilizado para abater a parte de uma nova aquisição, ou seja, um produto diferente.

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Posso pedir meu dinheiro de volta?

De acordo com o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, o cidadão poderá solicitar o ressarcimento do valor pago e a troca por um produto equivalente ou outro superior desde que seja pago a diferença. Mas é preciso que as regras da loja sobre a política de trocas sejam respeitadas.

Se o seu presente de Natal ou Amigo Secreto foi adquirido pela internet, catálogos e outras opções fora de um estabelecimento comercial físico, o artigo 49 do CDC permite o direito de arrependimento. Esse arrependimento pode acontecer em um período de 7 dias corridos após a data de recebimento.

O direito de arrependimento permite que você receba seu dinheiro de volta, sem a necessidade de arcar com custos, taxas e até mesmo o frete.

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Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.