Como fazer rejunte em porcelanato – Dicas

Como fazer rejunte em porcelanato – Dicas

Você está no processo de acabamento de sua casa? Provavelmente está na hora de fazer o rejunte de seu lindo porcelanato não é mesmo? Apesar de parece algo muito fácil, aplicar o rejunte requer algumas práticas, ou pelo menos saber de algumas dicas e segredos, para que fique o melhor possível.

E é por isso que resolvemos criar este texto, especialmente para você que pretende fazer seu rejunte por conta própria, e economizar para um churrasco no final da obra.

como fazer rejunte porcelanato

Dicas para fazer um bom rejunte em porcelanato

Para fazer um ótimo trabalho na hora de rejuntar, é importante seguir dicas, das quais estaremos ensinando algumas a seguir:

  • A começar pelo espaço da fresta. Em porcelanatos a junta quanto menor for, mais bonito fica (pelo menos é a opinião geral). Então é importante que a junta tenha um ou dois milímetros no máximo. Há quem faça junta seca, mas o azulejista que for assentar o seu piso, deve ser muito bom, pois na junta seca, não é possível colocar niveladores de porcelanato, podendo ficar “torto”.
  • Compre um rejunte de qualidade. Economizar na hora de comprar o rejunte, por mais que os de porcelanato sejam mais caros que os de cerâmica tradicionais, não é o mais indicado. Invista em algo de uma marca boa, pois é um lugar onde você provavelmente sempre estará passando, limpando e deve ser resistente.
  • Antes de fazer o rejunte é necessário preparar o “terreno”. Retire muito bem todos os espaçadores, pode ser que fique um toquinho, mas você pode corta-lo em uma profundidade que não afete na uniformidade do rejunte. Com o auxílio de um estilete, retire todas as terrinhas, argamassas e outras sujeiras das juntas. Use um aspirador de pó para limpar bem.
  • Lembrando que quem assentar o piso, deve cuidar para não deixar a massa secar no meio dos vãos, pois é muito difícil de limpar depois de seco. Recomendamos que no dia seguinte após o assentamento do porcelanato, você passe um estilete para tirar a argamassa dos vãos.
  • Nós sempre que vamos fazer um rejunte, utilizamos um chinelo cortado. A borracha se adapta a fresta, diferente de espátulas. Mas é possível fazer das duas maneiras.
  • Sempre quando for passar, passe o rejunte na diagonal. Já quando for limpar, limpe em movimentos circulares.
  • Outra dica é que, nós primeiro passamos um rejunte mais firme, esperamos uns 15 minutos para dar uma secada e voltamos passando uma massa de rejunte mais mole, para fazer o arremate. Assim o seu rejunte irá ficar sem falhas.
  • Não use chaves de fenda e outras ferramentas para limpar as frestas antes de passar o rejunte. O mais indicado é um estilete. As ferramentas podem lascar pedaços dos porcelanatos.
  • Em alguns lugares, principalmente nos cantinhos dos rodapés, quando feitos também com porcelanato, você vai precisar fazer o acabamento com o dedo, não tem jeito haha. Mas use uma luva, pois o rejunte “come” a mão. O dedo é uma das ferramentas mais importantes na hora do acabamento das construções 😛

Como fazer rejunte em porcelanato?

Materiais:

  • Um balde com água
  • Um pedaço de espuma
  • Um balde pequeno para misturar o rejunte
  • Rejunte da cor que quiser, mas que seja próprio para porcelanato
  • Água para misturar o rejunte, o quanto baste
  • Um pedaço de chinelo do tipo havaianas (ou espátula de plástico)

Como fazer?

  • Prepare o rejunte colocando água aos poucos, sempre mexendo.
  • Coloque um pouco de água, mexa até que ela se incorpore completamente no rejunte e só então coloque mais. Repita até que consiga a consistência de uma pasta, não pode ficar muito mole.
  • Então com o auxílio do pedaço de chinelo ou espátula de plástico, pegue uma pequena porção do rejunte e passe nas frestas entre os porcelanatos, sempre na diagonal.
  • Preencha bem a fresta e de uma última repassada, acertando o nível do rejunte.
  • Passe o rejunte em uma área de 10 m² mais ou menos (um quarto) e então volte limpando.
  • Para limpar umedeça a espuma na água e de forma bem suave, faça movimentos circulares sobre o rejunte. Se você forçar muito, ele sai.
  • Isso não irá limpar completamente, mas espere até o outro dia e então passe um pano seco sobre os porcelanatos.

Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com aqueles que estão construindo.

Anterior Como fazer xampu de Ovo - Benefícios deste shampoo
Proximo Como fazer o melhor EggNog - Receita Americana

Sobre o autor

Wes
Wes 762 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Aprenda como desentupir pia com bicarbonato e sal

Sua pia entupiu ou a água está descendo bem lentamente? É bem provável que o acúmulo de gordura nos canos possa estar ocasionando isso, mas saiba que é bem fácil… Leia mais

Passo a passo 1 Comentario

Como limpar uma panela queimada facilmente

Foi fritar aquela carne, fazer aquela calda ou qualquer outro alimento e deixou a panela queimar? A sujeira não quer sair de jeito nenhum, ou está sem paciência para ficar… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer uma panela de fondue caseira com latinha

Aqui no site nós já ensinamos 10 diferentes pratos de fondue para você fazer em sua casa nos dias frios de inverno, um texto bem completo e ótimo para ter… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer um nicho de shampoo no banheiro

Você já esta na fase de acabamento de sua construção? Chegou a hora de deixar todos os ambientes mais bonitos, afinal é a parte de revestimento e acabamento que da… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer para recuperar um arquivo do Word perdido

Os arquivos/documentos do Word podem se perder em algumas situações como a queda de energia, problemas no sistema e outros que possam fazer com que o computador seja desligado e… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer gelo instantaneo sem quimica

Fazer gelo instantâneo é o sonho de muita gente, principalmente no verão, onde o fato de ter que colocar água nas forminhas de gelo e ter que esperar horas no… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta