Como fazer rejunte em porcelanato – Dicas

Como fazer rejunte em porcelanato – Dicas

Você está no processo de acabamento de sua casa? Provavelmente está na hora de fazer o rejunte de seu lindo porcelanato não é mesmo? Apesar de parece algo muito fácil, aplicar o rejunte requer algumas práticas, ou pelo menos saber de algumas dicas e segredos, para que fique o melhor possível.

E é por isso que resolvemos criar este texto, especialmente para você que pretende fazer seu rejunte por conta própria, e economizar para um churrasco no final da obra.

como fazer rejunte porcelanato

Dicas para fazer um bom rejunte em porcelanato

Para fazer um ótimo trabalho na hora de rejuntar, é importante seguir dicas, das quais estaremos ensinando algumas a seguir:

  • A começar pelo espaço da fresta. Em porcelanatos a junta quanto menor for, mais bonito fica (pelo menos é a opinião geral). Então é importante que a junta tenha um ou dois milímetros no máximo. Há quem faça junta seca, mas o azulejista que for assentar o seu piso, deve ser muito bom, pois na junta seca, não é possível colocar niveladores de porcelanato, podendo ficar “torto”.
  • Compre um rejunte de qualidade. Economizar na hora de comprar o rejunte, por mais que os de porcelanato sejam mais caros que os de cerâmica tradicionais, não é o mais indicado. Invista em algo de uma marca boa, pois é um lugar onde você provavelmente sempre estará passando, limpando e deve ser resistente.
  • Antes de fazer o rejunte é necessário preparar o “terreno”. Retire muito bem todos os espaçadores, pode ser que fique um toquinho, mas você pode corta-lo em uma profundidade que não afete na uniformidade do rejunte. Com o auxílio de um estilete, retire todas as terrinhas, argamassas e outras sujeiras das juntas. Use um aspirador de pó para limpar bem.
  • Lembrando que quem assentar o piso, deve cuidar para não deixar a massa secar no meio dos vãos, pois é muito difícil de limpar depois de seco. Recomendamos que no dia seguinte após o assentamento do porcelanato, você passe um estilete para tirar a argamassa dos vãos.
  • Nós sempre que vamos fazer um rejunte, utilizamos um chinelo cortado. A borracha se adapta a fresta, diferente de espátulas. Mas é possível fazer das duas maneiras.
  • Sempre quando for passar, passe o rejunte na diagonal. Já quando for limpar, limpe em movimentos circulares.
  • Outra dica é que, nós primeiro passamos um rejunte mais firme, esperamos uns 15 minutos para dar uma secada e voltamos passando uma massa de rejunte mais mole, para fazer o arremate. Assim o seu rejunte irá ficar sem falhas.
  • Não use chaves de fenda e outras ferramentas para limpar as frestas antes de passar o rejunte. O mais indicado é um estilete. As ferramentas podem lascar pedaços dos porcelanatos.
  • Em alguns lugares, principalmente nos cantinhos dos rodapés, quando feitos também com porcelanato, você vai precisar fazer o acabamento com o dedo, não tem jeito haha. Mas use uma luva, pois o rejunte “come” a mão. O dedo é uma das ferramentas mais importantes na hora do acabamento das construções 😛

Como fazer rejunte em porcelanato?

Materiais:

  • Um balde com água
  • Um pedaço de espuma
  • Um balde pequeno para misturar o rejunte
  • Rejunte da cor que quiser, mas que seja próprio para porcelanato
  • Água para misturar o rejunte, o quanto baste
  • Um pedaço de chinelo do tipo havaianas (ou espátula de plástico)

Como fazer?

  • Prepare o rejunte colocando água aos poucos, sempre mexendo.
  • Coloque um pouco de água, mexa até que ela se incorpore completamente no rejunte e só então coloque mais. Repita até que consiga a consistência de uma pasta, não pode ficar muito mole.
  • Então com o auxílio do pedaço de chinelo ou espátula de plástico, pegue uma pequena porção do rejunte e passe nas frestas entre os porcelanatos, sempre na diagonal.
  • Preencha bem a fresta e de uma última repassada, acertando o nível do rejunte.
  • Passe o rejunte em uma área de 10 m² mais ou menos (um quarto) e então volte limpando.
  • Para limpar umedeça a espuma na água e de forma bem suave, faça movimentos circulares sobre o rejunte. Se você forçar muito, ele sai.
  • Isso não irá limpar completamente, mas espere até o outro dia e então passe um pano seco sobre os porcelanatos.

Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com aqueles que estão construindo.

Anterior Como fazer xampu de Ovo - Benefícios deste shampoo
Proximo Como fazer o melhor EggNog - Receita Americana

Sobre o autor

Wes
Wes 781 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer sangue falso caseiro – Halloween

Com a chegada do Halloween, chega também o momento de ser criativo ao fazer as fantasias para este evento, que é muito especial nos Estados Unidos, mas que também vem… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como colocar o varão da cortina corretamente

Uma das primeiras mudanças na casa nova são as cortinas, afinal quem é que deseja ser observado a noite através das janelas? Por isso um dos passo iniciais na decoração… Leia mais

Passo a passo 1 Comentario

Aprenda como fazer uma costela de chão deliciosa

Quem é que não gosta de uma costela bem molinha, desfiando e suculenta? Uma das técnicas para assar que fica ótimo é a costela fogo de chão, ou costela de… Leia mais

Passo a passo 1 Comentario

Como limpar uma panela queimada facilmente

Foi fritar aquela carne, fazer aquela calda ou qualquer outro alimento e deixou a panela queimar? A sujeira não quer sair de jeito nenhum, ou está sem paciência para ficar… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como deixar o forno brilhando como novo

Quando o fogão chega em nossa casa, direto da loja ele é tão lindo não é mesmo? Mas logo após alguns meses de uso, as sujeiras vão se acumulando e… Leia mais

Passo a passo 2 Comentarios

Aprenda como remover super bonder da pele

É tão chato quando precisamos colar alguma coisa com Super Bonder e acabamos colando os dedos ou deixando cair a super cola em algum lugar de nossa pele. Ela fica… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta