Como fazer rejunte em porcelanato – Dicas

Como fazer rejunte em porcelanato – Dicas

Você está no processo de acabamento de sua casa? Provavelmente está na hora de fazer o rejunte de seu lindo porcelanato não é mesmo? Apesar de parece algo muito fácil, aplicar o rejunte requer algumas práticas, ou pelo menos saber de algumas dicas e segredos, para que fique o melhor possível.

E é por isso que resolvemos criar este texto, especialmente para você que pretende fazer seu rejunte por conta própria, e economizar para um churrasco no final da obra.

como fazer rejunte porcelanato

Dicas para fazer um bom rejunte em porcelanato

Para fazer um ótimo trabalho na hora de rejuntar, é importante seguir dicas, das quais estaremos ensinando algumas a seguir:

  • A começar pelo espaço da fresta. Em porcelanatos a junta quanto menor for, mais bonito fica (pelo menos é a opinião geral). Então é importante que a junta tenha um ou dois milímetros no máximo. Há quem faça junta seca, mas o azulejista que for assentar o seu piso, deve ser muito bom, pois na junta seca, não é possível colocar niveladores de porcelanato, podendo ficar “torto”.
  • Compre um rejunte de qualidade. Economizar na hora de comprar o rejunte, por mais que os de porcelanato sejam mais caros que os de cerâmica tradicionais, não é o mais indicado. Invista em algo de uma marca boa, pois é um lugar onde você provavelmente sempre estará passando, limpando e deve ser resistente.
  • Antes de fazer o rejunte é necessário preparar o “terreno”. Retire muito bem todos os espaçadores, pode ser que fique um toquinho, mas você pode corta-lo em uma profundidade que não afete na uniformidade do rejunte. Com o auxílio de um estilete, retire todas as terrinhas, argamassas e outras sujeiras das juntas. Use um aspirador de pó para limpar bem.
  • Lembrando que quem assentar o piso, deve cuidar para não deixar a massa secar no meio dos vãos, pois é muito difícil de limpar depois de seco. Recomendamos que no dia seguinte após o assentamento do porcelanato, você passe um estilete para tirar a argamassa dos vãos.
  • Nós sempre que vamos fazer um rejunte, utilizamos um chinelo cortado. A borracha se adapta a fresta, diferente de espátulas. Mas é possível fazer das duas maneiras.
  • Sempre quando for passar, passe o rejunte na diagonal. Já quando for limpar, limpe em movimentos circulares.
  • Outra dica é que, nós primeiro passamos um rejunte mais firme, esperamos uns 15 minutos para dar uma secada e voltamos passando uma massa de rejunte mais mole, para fazer o arremate. Assim o seu rejunte irá ficar sem falhas.
  • Não use chaves de fenda e outras ferramentas para limpar as frestas antes de passar o rejunte. O mais indicado é um estilete. As ferramentas podem lascar pedaços dos porcelanatos.
  • Em alguns lugares, principalmente nos cantinhos dos rodapés, quando feitos também com porcelanato, você vai precisar fazer o acabamento com o dedo, não tem jeito haha. Mas use uma luva, pois o rejunte “come” a mão. O dedo é uma das ferramentas mais importantes na hora do acabamento das construções 😛

Como fazer rejunte em porcelanato?

Materiais:

  • Um balde com água
  • Um pedaço de espuma
  • Um balde pequeno para misturar o rejunte
  • Rejunte da cor que quiser, mas que seja próprio para porcelanato
  • Água para misturar o rejunte, o quanto baste
  • Um pedaço de chinelo do tipo havaianas (ou espátula de plástico)

Como fazer?

  • Prepare o rejunte colocando água aos poucos, sempre mexendo.
  • Coloque um pouco de água, mexa até que ela se incorpore completamente no rejunte e só então coloque mais. Repita até que consiga a consistência de uma pasta, não pode ficar muito mole.
  • Então com o auxílio do pedaço de chinelo ou espátula de plástico, pegue uma pequena porção do rejunte e passe nas frestas entre os porcelanatos, sempre na diagonal.
  • Preencha bem a fresta e de uma última repassada, acertando o nível do rejunte.
  • Passe o rejunte em uma área de 10 m² mais ou menos (um quarto) e então volte limpando.
  • Para limpar umedeça a espuma na água e de forma bem suave, faça movimentos circulares sobre o rejunte. Se você forçar muito, ele sai.
  • Isso não irá limpar completamente, mas espere até o outro dia e então passe um pano seco sobre os porcelanatos.

Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com aqueles que estão construindo.

Anterior Como fazer xampu de Ovo - Benefícios deste shampoo
Proximo Como fazer o melhor EggNog - Receita Americana

Sobre o autor

Wes
Wes 805 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Como tirar cheiro de cachorro de dentro de casa

O cheiro (odor) de cachorro é bem característico, e algumas pessoas apesar de amar os cachorros, as vezes tem alergia do odor, ou tão somente não gostam dele e por… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como limpar o ferro de passar – 5 dicas

Foi passar uma roupa com um tecido mais elástico e acabou deixando passar do ponto? Grudou tudo embaixo do seu ferro de passar e não sabe como limpar? Hoje estaremos… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Paper Toy TYRION LANNISTER Game Of Thrones GoT

Hoje vamos aprender como fazer o paper toy do Tyrion Lannister, um dos mais famosos personagens da série da HBO Game Of Thrones GoT. Tyrion é o anão, do qual… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

SELA TRINCA – O que é e como fazer e utilizar

É tão ruim quando em uma de nossas paredes de casa aparece uma trinca, fissura ou rachadura enorme, deixando feio o ambiente, principalmente quando este rachado é em uma parede… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer uma arvore de natal luminária na garrafa

O natal chegou e com ele a liberdade de poder criar as mais diferentes e inusitadas opções de enfeites para a sua sala, quarto ou qualquer outro local, que você… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

ENEM 2018 – TOP 10 dicas para estudar e passar no Enem e mais

Procurando informações sobre o Enem 2018? Neste artigo estaremos falando tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma das provas mais importantes do Brasil, para os alunos… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta