Como fazer um nicho de shampoo no banheiro

Como fazer um nicho de shampoo no banheiro

Você já esta na fase de acabamento de sua construção? Chegou a hora de deixar todos os ambientes mais bonitos, afinal é a parte de revestimento e acabamento que da aquele toque todo especial a sua casa. O nicho é um desses acabamentos que deixa o banheiro de sua casa muito lindo e vem se tornando cada vez mais comum nas casas dos brasileiros.

Por isso hoje o assunto é Nicho de Banheiro, estaremos falando um pouco mais sobre este “suporte” para shampoos, condicionadores, esponjas, sabonetes e outros itens de banho, que são bem fáceis de fazer e dão aquele destaque neste cômodo visitado todos os dias. Aprenda passo a passo como fazer um nicho a seguir.

O que é um nicho de banheiro?

Você que acompanha o avanço e a “moda” das construções já deve saber o que é um nicho de banheiro. Mas para aqueles que só ouviram falar mas não imaginam o que seja, um nicho é aquele “buraco” na parede onde é possível colocar shampoos, cremes, sabonetes, esponjas e o que mais você achar útil para o banho.

A grande vantagem do nicho, principalmente em banheiros pequenos é que como ele fica para dentro da parede, você não irá ficar batendo as costas naquelas prateleiras e porta sabonetes que normalmente são instalados quando não existe um nicho. O nicho de banheiro também é muito bonito e da um grande destaque ao ambiente, funciona como um item decorativo e o mais importante, funcional.

nicho banheiro rejunte

 

Como fazer um nicho de banheiro?

  • Primeiro será necessário definir onde o nicho irá ficar, tanto em projetos arquitetônicos começados do zero, como em banheiros já prontos, que irão receber o espaço do nicho posteriormente. Opte por uma parede fora do raio dos encanamentos, a parede onde está localizado chuveiro e o registro do mesmo estão fora de cogitação. Até é possível fazer, mas será necessário engrossar muito o reboco, pois o nicho necessita de um espaço em profundidade.

como fazer nicho banheiro

  • Escolha uma parede ampla ou não, mas que esteja dentro da área do box. Não faz sentido colocar um nicho que não seja acessível na hora do banho. Verifique onde será o box e localize a parede perpendicular ao chuveiro.
  • Um nicho mais extenso em comprimento na nossa opinião fica mais bonito.
  • Utilize pastilhas coloridas para dar um destaque a mais, afinal ele é o espaço que mais irá chamar a atenção no seu banheiro.

pastilhas nicho banheiro

  • O tamanho do comprimento “não importa”, vai depender do tamanho da parede onde ele vai ficar. Já as medidas de altura e profundidade devem ser respeitadas, para não se tornar um nicho muito desproporcional e que seja o suficiente para caber todos os tipos de shampoos e itens de banho. Recomendamos que a altura seja de 34 a 35 centímetros e a profundidade de 14 centímetros. Essa metragem é sem acabamento e o requadro.
  • Para fazer o nicho o primeiro passo é fazer o “buraco”. Meça o tamanho da peça de pastilhas, a sua espessura, acrescente mais 1 centímetro de reboco do requadro e mais 1 centímetro da argamassa para assentar o revestimento.
  • Exemplo: Se uma pastilha (o conjunto total) possui 30 centímetros, a altura do seu nicho deve ter em média 34 centímetros, podendo variar de acordo com a espessura do seu reboco. A peça possui 30cm, + 2 cm (reboco e argamassa) em baixo, + 2cm (reboco e argamassa) em cima. Divida a metragem das suas pastilhas de forma inteligente para que não seja preciso ter “percas” na hora de revestir o nicho. O mesmo serve para a profundidade/largura, onde normalmente uma pastilha possui 0,5cm de espessura + 2cm de reboco e argamassa.
  • Faça o requadro utilizando um esquadro. É preciso que o nicho fique perfeitamente retangular, com alturas e profundidades iguais, pois as pastilhas irão denunciar se eles estão tortos. Recomendamos utilizar um nível lazer para maior precisão.

nicho pastilhas acabamento

  • Depois de fazer e requadrar o nicho, espere ao menos 2 dias, ou um dia de sol intenso, para começar o revestimento. É preciso que seque bem.
  • Para que o assentamento das pastilhas fique perfeito, faça um bom reboco/requadro. Assente-as com uma régua ou pedaço de ripa pequeno e reto, onde ao colar as pastilhas, você irá empurra-las de forma uniforme, evitando que fiquem onduladas e fora de padrão.
  • Depois de feito o nicho, o revestimento, aguarde mais um dia para efetuar o rejunte.
  • Escolha uma cor diferente da cor das pastilhas. Por exemplo, em um nicho como o vermelho, usar um rejunte branco pode ser a melhor opção. O mesmo serve para cores escuras. Já em cores claras seria interessante utilizar rejunte de cor escura.
  • Faça um rejunte bem pastoso, não muito líquido e aplique-o com um chinelo cortado ( sempre a melhor opção haha ). Espere alguns minutos até que seque um pouco e então faça a limpeza.

como fazer nicho banheiro finalizado

  • Espere mais um dia e você já pode começar a colocar os seus shampoos, esponjas, sabonetes e tudo que achar necessário.

Gostou? Tem alguma dica, comentário? Deixe no formulário abaixo. Compartilhe com seu amigos que estão construindo.

Anterior Como fazer sinal público de um documento
Proximo Como fazer a melhor quirera com suan/suã de inverno - Receitas

Sobre o autor

Wes
Wes 788 posts

<p>Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.</p>

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Aprenda como fazer pulseira de elastico

As pulseiras de elastico são as maiores manias dos últimos tempos entre a garotada, principalmente pelo fato de você precisar confeccionar suas próprias pulseiras, assim estimulando a criatividade. Este pode… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer um cercadinho e tapete na praia com lençol de elástico

A dica que iremos dar hoje é bem interessante. Um cercadinho e tapete na praia feito com aqueles lençóis de elástico. A ideia é bem criativa pelo fato de que… Leia mais

Passo a passo 3 Comentarios

Como fazer bacon caseiro

Bacon é um dos alimentos mais suculentos que existem. Falo isso pois seu cheiro e sabor são reconhecidos em qualquer lugar e ele combina com praticamente todas as receitas salgadas,… Leia mais

Passo a passo 4 Comentarios

Como fazer Vanish caseiro

O Vanish caseiro é uma opção mais barata do que o Vanish original fabricado desde 1937 nos EUA. Mas saiba que uma receita caseira dificilmente irá substituir a original, portanto… Leia mais

Passo a passo 1 Comentario

Como fazer leite de amêndoa caseiro e de outras sementes e vegetais

Você gostaria de aprender como fazer leite de amêndoa caseiro, ou leite de noz, caju, avelã, castanha do pará, macadâmia, sésamo, cânhamo, linhaça, pistache, girassol, trigo, aveia ou arroz? O… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer para afiar máquina de cortar cabelo?

Uma máquina de cortar cabelo conta com um sistema de auto afiação (auto amoladora), onde as lâminas ao se esfregarem durante o corte, elas mesmos se afiam. Mas decorrente ao… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta