Como fazer o melhor EggNog – Receita Americana

Como fazer o melhor EggNog – Receita Americana

Com a chegada do frio, é muito agradável fazer o consumo de alguma bebida quente, principalmente antes de ir dormir. Chás, chocolate e leite quente, quentão, cafés, cappuccinos e as famosas gemadas, fazem parte das nossas opções de bebidas de inverno. E é por isso que hoje estaremos ensinando como fazer uma ótima receita de EggNog, a versão americana da nossa Gemada, que leva bebida alcoólica em seus ingredientes.

O que é um EggNog?

A bebida mais consumida na ceia de Natal norte americana é chamada de Eggnog, onde no Brasil algo que se assemelha muito a bebida é a gemada, com a diferença que por lá a bebida leva álcool em seus ingredientes. O eggnog é uma bebida que mistura de ovo, açúcar, noz-moscada, leite e também destilados como rum ou conhaque.

ATENÇÃO: É importante estar atento a validade (consumir na hora) e também sempre servir a bebida quente. Isso porque é preciso estar atento quanto a segurança alimentar, visto que alimentos que contenham ovos crus (sem passar por qualquer cozimento), podem conter salmonela, uma bactéria muito poderosa, que pode inclusive levar a morte. A versão americana é quente justamente para diminuir o teor microbiano, além de dar uma consistência melhor a bebida. As versões comerciais dificilmente terão ovos, ou se tiverem, serão pasteurizados, com aromas naturais ou artificiais, estabilizadores e outros itens que podem alterar a textura e sabor da gemada.

como fazer eggnog bebida natalina

Como fazer a melhor receita de EggNog?

Ingredientes:

  • Uma clara em neve
  • Uma gema em neve
  • Meia xícara (chá) de leite integral
  • Uma colher (sopa) de açúcar refinado
  • Meia dose de conhaque (25ml)
  • Meia dose de rum (25ml)
  • Três colheres (sopa) de creme de leite fresco (batido)
  • Uma colher (chá) de essência de baunilha
  • Uma pitada de sal
  • Uma pitada de noz-moscada (ou a gosto)

Como fazer?

  • Em uma tigela, coloque a gema e bata com meia colher (sopa) de açúcar.
  • Assim que começar a levantar “espuma” (ficar em “neve”) acrescente o sal, as bebidas alcoólicas e a essência de baunilha.
  • Em outra tigela coloque a clara e bata com o restante do açúcar até que fique em neve.
  • Misture o creme de leite e o leite e leve ao fogo baixo até esquentar bem.
  • Então misture todos os ingredientes em uma tigela ou caneca maior, com calma, acrescentando a noz-moscada e está pronto.
  • Você pode também servir a bebida natalina colocando o leite com creme de leite em um copo, uma camada de clara em neve e outra de gema por cima.

Existe uma versão gelada da receita, também bem tradicional, mas por conta dos riscos para a saúde, resolvemos apresentar a versão quente. Para preparar a bebida gelada, coloque a gema com os ingredientes da primeira etapa na geladeira, e então misture com o restante dos ingredientes. Só servir.

Eggnog com Calda de Caramelo

Há quem prefira tomar o seu Eggnog com uma calda de caramelo. Para fazer esta calda bata você colocar em uma panela antiaderente:

  • Quatro colheres (sopa) de açúcar
  • Quatro colheres (sopa) de água

E levar ao fogo baixo, sempre mexendo, até que comece a ferver e formar a calda. Então basta adicionar sobre a bebida, já pronta.

Dicas de como fazer a melhor eggnog do mundo

Use leite integral. Evite leite desnatado, vegetal ou qualquer outro, pois é a gordura do leite “tradicional” que define o gosto e a consistência do eggnog.

Caso queira, use somente uma das bebidas alcoólicas indicadas. Mas sempre use uma das duas, pois vinho, cachaça e outros destilados não tem uma boa combinação com o restante dos ingredientes.

Além da noz-moscada, você também poderá colocar canela. De preferência em pau

Compartilhe com seus amigos!

Anterior Como fazer rejunte em porcelanato - Dicas
Proximo Como fazer para participar do programa LATA VELHA do Caldeirão

Sobre o autor

Wes
Wes 762 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer caipirinha de Kiwi

Hoje vamos aprender como fazer uma deliciosa caipirinha de kiwi, que está entre as preferidas nos coquetéis e bebidas exóticas dos barzinhos e baladas de diferentes locais do Brasil. Essa… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer pizza de liquidificador – Receita de forno

Com vontade de comer aquela pizza, mas o dinheiro está um pouco curto? Que tal fazer a sua própria pizza? Hoje estaremos ensinando como fazer uma pizza de liquidificador, que… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Aprenda como fazer panquecas – Doce e salgada

A panqueca brasileira é uma receita muito deliciosa, o que faz com que milhares de pessoas todos os dias tem a curiosidade e a vontade de aprender como fazer panquecas,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer maionese americana cítrica caseira?

Mais um complemento indispensável para suas receitas de hambúrgueres caseiros, a maionese americana cítrica caseira! Esta versão conta com alguns ingredientes especiais a mais como a pimenta do reino, o… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer caipirinha de maracujá

As variações da caipirinha tradicional são imensas, é possível fazer caipirinha com praticamente todas as frutas que existem, basta um pouco de cachaça e açúcar e pronto, a sua caipirinha… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro trufado de leite ninho

O brigadeiro é uma das criações culinárias do Brasil que mais deram certo. Boa parte dos aniversários contam com esta iguaria e a versão de chocolate com granulado com o… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta