Saiba mais sobre esta dica

Fazer um suporte de madeira moderno para vasos como decoração é mais fácil do que você pode imaginar. E para te ajudar a fazer um suporte barato de madeira, que também serve em cachepot, preparamos um passo a passo bem didático, incluindo materiais, dicas e um vídeo completo sobre o assunto.

Na internet e em materiais de construção esse suporte está mais de R$ 50, mas com a madeira e dicas certas, você consegue fazer ele por menos de R$ 10, se tiver alguns equipamentos como trena, serrinha, esquadro, etc. Mas isso também vai depender do preço da madeira na sua região e o tamanho que deseja fazer. Se for um pequeno, dá tranquilamente.

Mas chega de enrolação, vamos ao que interessa.

Aprenda também: Como fazer cabeceira completa para seu quarto.

Aprenda como fazer suporte de madeira moderno de 4 pernas para vasos e cachepôs

Para fazer este suporte nós vamos precisar dos seguintes materiais:

Materiais

  • Madeira de Pinus quadrada;
  • Quatro parafusos;
  • Cola para madeira;
  • Trena;
  • Lápis;
  • Serrinha;
  • Protetor adesivo;
  • Esquadro;
  • Parafusadeira;
  • Verniz e rolo.

Passo a passo

1. Cortando a madeira

Primeiro vamos cortar a madeira na medida necessária. Serão 6 madeiras, sendo 4 para os pés e 2 para o suporte central. Para medir o tamanho dos pés, você precisa medir a altura do vaso, onde os pés precisam ir ao menos até a metade do vaso. Essa é uma das medidas. A outra é a distância que você quer entre o chão e o início do vaso, some as duas e terá o tamanho dos pés. Já a cruz que vai no meio do suporte, você vai precisar medir a largura do vaso e deixar pelo menos mais 2 centímetros para que ele entre tranquilamente. No nosso caso o suporte ficou com 35 centímetros de altura (pés) por 24 centímetros de diâmetro (duas ripinhas para a cruz central). As ripas tem 2,5cm de largura;

Madeiras para o suporte moderno de madeira para vaso
Madeiras para o suporte moderno para vaso

2. Fazendo o rebaixo do encaixe

Com as madeiras cortadas, nós vamos fazer a cruz que dará suporte ao vaso. Vamos fazer um encaixe em ambas, para que elas fiquem dentro uma da outra, para ficar mais firme e não desmontar. No nosso exemplo, esta madeira tem 24 centímetros e para fazer este encaixe, nós vamos fazer um risco na metade, 12 centímetros e depois medir 1,25cm para cada lado, totalizando a largura da madeira, ou seja, 2,5cm. Depois na lateral contrária a estes primeiros riscos, faça um rebaixo com mais 1,25cm. Repita esse processo com a outra madeira de mesmo tamanho.

Para explicar melhor, independentemente do tamanho da sua ripa, divida a medida dela em 2 e depois meça a largura dela marcando metade para cada lado. Utilize o esquadro para não ficar torto.

Com os riscos feitos, corte a madeira até a altura delimitada, fazendo o rebaixo;

Fazendo o rebaixo na cruzeta da madeira para o suporte de decoração.
Fazendo o rebaixo na cruzeta da madeira para o suporte de decoração.

3. Juntando a cruz do suporte

Com o rebaixo feito, passe cola de madeira nele e coloque um encaixado no outro. Caso queira deixar ainda mais firme, você pode colocar um parafuso ligando um ao outro.

Colando a cruz do centro do suporte de madeira decorado.
Colando a cruz do centro do suporte de madeira decorado.

Depois de colar ela vai ficar assim.

Cruz do suporte barato de madeira moderno para vasos decorados.
Cruz do suporte barato de madeira moderno para vasos decorados.

4. Fixando a parte central nos pés do suporte

Com a cruzeta pronta e os pés cortados, vamos fixar um no outro. Primeiro vamos precisar definir a altura que o vaso vai ficar do chão. Aqui no nosso caso a gente mediu o vaso até a metade e marcamos esta medida em uma das extremidades dos pés. Marque nos quatro pés. Coloque um dos pés na cruzeta e passe cola de madeira e parafuse ligando os dois. Repita isso com os outros três pés. Lembre-se de igualar os pés para fazer a medida.

Fixando os pés no suporte de madeira moderno para vasos.
Fixando os pés no suporte de madeira moderno para vasos.

Pronto, o suporte está montado.

Todos os pes fixados no suporte moderno para vaso e cachepot
Todos os pés fixados no suporte moderno para vaso e cachepot.

5. Pintando o suporte

Coloque o suporte sobre um plástico e pinte com o verniz. Utilize um rolo. Passe uma demão e aguarde pelo menos 30 minutos para secar. Dê mais uma demão. Normalmente duas demãos é o suficiente.

Pintando o suporte para vasos e cachepos.
Pintando o suporte para vasos e cachepos.

6. Colocando as borrachinhas e pronto

É interessante colocar algo na parte de baixo do suporte para ele não ficar escorregando ou riscando o chão. Aqui perto de casa encontrei esses protetores redondinhos com adesivos, é só destacar e colar bem ao centro.

Colocando o protetor adesivo no suporte para vasos.
Colocando o protetor adesivo no suporte para vasos.

Após colar é só colocar o suporte no lugar que deseja decorar e colocar o seu vaso ou cachepot nele. Para tirar todas as suas dúvidas assista o vídeo do nosso canal.

Suporte moderno para vaso ou cachepot completo.
Suporte moderno para vaso ou cachepot completo.

Tutorial em vídeo

Se o passo a passo acima não foi suficiente, confira o vídeo que fizemos lá no canal Como Fazer Fácil:

Suporte de madeira moderno para decoração.

Gostou? Ajuda nós divulgando.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.