CPF e Auxílio Emergencial: Como saber se número foi usado em fraude?

CPF e Auxílio Emergencial: Como saber se número foi usado em fraude?

Sempre tem malandro pra tudo não é mesmo? O Auxílio Emergencial chegou para dar uma ajuda a todos os cidadãos brasileiros que acabaram de alguma forma sendo prejudicados pela quarentena e que precisam ao menos do mínimo para sobreviverem.

Mas há muitos relatos de que estelionatários vem usando o número do CPF para solicitar o auxílio, onde a conta informada para depósito acaba sendo destes fraudadores durante o cadastro no programa assistencial.

Como fazer o cadastro do Auxílio Emergencial Online!

Até então o governo liberou 5 parcelas do auxílio emergencial, sendo 3 de R$ 600 e outras 2 de R$ 300 recentemente.

Mas como descobrir se o meu CPF foi usado para fraudar o Auxílio Emergencial? Essa resposta veremos hoje no Como Fazer Fácil.

Como fazer para chegar se o CPF foi usado em fraude no Auxílio Emergencial?

Confira o passo a passo para conferir se o seu Cadastro de Pessoa Física está sendo usado por fraudadores:

1. Acessando o site do Dataprev

Para conferir se o CPF foi usado indevidamente no requerimento do Auxílio Emergencial é preciso acessar o seguinte endereço eletrônico:

Site oficial do Dataprev

2. Inserindo dados pessoais

Então para fazer a consulta será necessário inserir o seu número do CPF, nome completo, nome da mãe ou assinalar a opção de ‘Mãe desconhecida’, a data de nascimento e selecionar a caixa de segurança “Não sou um robô”.

E depois clique no botão azul “Enviar”.

3. Verificando se há fraude

Após inserir estes dados uma nova janela será exibida e então para saber se o seu CPF está ou não sendo usado para fraude, a resposta estará na forma como essa página está exibindo os seus dados.

Tela de resposta para quem não usou o CPF na solicitação do Auxílio Emergencial.

Portanto se na próxima janela estiver “Requerimento não encontrado”, é sinal que está tudo bem e o seu CPF NÃO foi usado para cadastro no auxílio emergencial.

Mas se o seu CPF foi usado para cadastro no auxílio, será exibido a resposta “Resultado do Processamento”, “Requerimento Retido”, “Dados Inconclusivos”, se aprovado ou não.

Estará nessa tela também quantas análises foram feitas, a data do requerimento, quando foi recebido no Dataprev e também quando o dinheiro do benefício foi enviado para a Caixa Econômica Federal, seja para a sua conta poupança CEF ou para a Poupança Social Digital.

Página exibida quando o resultado é positivo para o uso do CPF no cadastro do auxílio emergencial.

Porém estas respostas é apenas para quem não fez o cadastro. Se você realizou o cadastro no auxílio a resposta será conforme a segunda. Portanto não há qualquer problema com fraude, apenas indica a situação atual do cadastro.

Como denunciar que meu CPF foi usado de forma irregular?

Caso conste que o seu CPF foi usado para cadastro no Auxílio Emergencial (desde que não tenha sido por você mesmo), é possível fazer uma denúncia ao Ministério da Cidadania ou à Caixa Econômica Federal (CEF).

Portanto no Ministério da Cidadania ligue para o 121 ou 0800-707-2003.

Já na Caixa Econômica vá até uma agência ou ligue para:

  • Caixa Cidadão: 0800 726 0207
  • SAC: 0800 726 0101
  • Ouvidoria: 0800 725 7474

Como fazer a nova Carteira de Trabalho Digital online!

Anterior Como imprimir CPF - Aprenda de GRAÇA
Proximo Como ganhar dinheiro sem trabalhar

Sobre o autor

Wes
Wes 1020 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 8 Comentarios

Código UBER – Confira códigos de desconto e compartilhe os seus

Você está procurando um código UBER para poder economizar em sua viagem? Gostaria de compartilhar seu código para acumular “pontos” e levar aquela corrida (viagem) na faixa? Hoje estaremos falando… Leia mais

Informações 0 Comentarios

IML Paraná – Serviços, encontrar e saber quem morreu

O Instituto Médico Legal do Paraná, que é também conhecido como apenas IML é um instituto brasileiro que tem como função fornecer a Polícias Científicas, Justiça, Secretaria de Estado de… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como congelar e conservar os alimentos – Guia completo

A prática do congelamento é muito usada no mundo todo por questões de praticidade, pois logo após a invenção do micro-ondas, realizar o descongelamento destes se tornou muito fácil e… Leia mais

Informações 2 Comentarios

Qual o tempo exato para cozinhar um ovo?

O tempo exato para cozinhar um ovo vai depender de como você gosta da gema. Você gosta da gema mole? Gema dura? Nem mole nem dura? Como é? Para saber… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Não recebi o FGTS inativo dentro do prazo, o que fazer?

Terminou nesta segunda-feira, dia 31 de julho, o prazo para o saque das contas inativas do FGTS, assim que o expediente bancário da Caixa Econômica Federal finalizou. O pagamento vem… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer um Cartão Credicard Zero Itau

Você está interessado em fazer um cartão de crédito sem anuidade e com nenhuma tarifa, a não ser a taxa de juros “normal” do mercado? Então chegou a hora de… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta