Saiba mais sobre esta dica

O Sistema Valores a Receber é um programa do Banco Central que permite aos brasileiros a consulta de valores parados em bancos e instituições financeiras no país. Segundo o BC aproximadamente R$ 8 bilhões serão devolvidos. Estes são valores “esquecidos” ou “ocultos” após o encerramento de contas com saldo disponível, tarifas, parcelas ou obrigações cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio em cooperativas de crédito ou recursos esquecidos após consórcios encerrados.

Todas as informações sobre o SVR estão disponíveis no valoresareceber.bcb.gov.br.

Os pagamentos iniciam a partir do dia 07 de março de 2022.

Cadastro no Login Único e como obter o nível prata ou ouro

Antes de conferir o passo a passo é preciso fazer o cadastro no Login Único do Governo Federal. Esse cadastro é feito através do site sso.acesso.gov.br ou no aplicativo gov.br (Android/iOS). Aqui no Como Fazer Fácil temos um texto explicando sobre o Login Único.

Além do cadastro é preciso que a sua conta seja do nível prata ou ouro de segurança. Assim que o seu cadastro é concluído, você já faz parte do nível bronze.

Mas para obter os benefícios do nível prata é preciso fazer o reconhecimento facial, com base nos dados da Carteira de Habilitação (CNH). Também é possível validar através dos dados pessoais no internet banking de bancos credenciados. Para servidores público federal, é preciso validar os dados com usuário e senha do SIGEPE.

Já para o nível ouro, que é o máximo de segurança, a validação é feita por reconhecimento facial através do banco de dados da Justiça Eleitoral. Outra maneira é através da validação de dados através do Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Como fazer a consulta dos Valores a Receber do Banco Central?

Passo 1: acesse valoresareceber.bcb.gov.br;

Passo 2: logo no início da página clique em “Consulte Aqui”. É através deste link que você confere se você ou sua empresa tem algum valor a receber;

sistema de valores a receber consulta inicial
Sistema de valores a receber consulta inicial.

Passo 3: na próxima página selecione se deseja fazer a consulta por CPF ou CNPJ. Insira o número. No campo abaixo, insira a data de nascimento, se a consulta for por CPF ou a data de abertura da empresa, se a consulta por por CNPJ. Clique em “Consultar”;

consultando valores a receber por CPF ou CNPJ passo a passo
Consultando valores a receber por CPF ou CNPJ passo a passo.

Passo 4: então na próxima página confira a resposta sobre você ter ou não valores à receber;

resultado da pesquisa sobre valores a receber do banco central
Resultado da pesquisa sobre valores a receber do Banco Central.

No nosso caso eu não tinha (QUE TRISTEZA).

Como receber os valores esquecidos nos Bancos?

Passo 1: acesse valoresareceber.bcb.gov.br;

Passo 2: insira o seu CPF ou CNPJ realizando o login na plataforma, desde que você já tenha o cadastro no gov.br;

acessando site de valores a receber do banco central
Acessando o site de valores a receber do Banco Central.

Passo 3: se o sistema apresentar que você tem direito a receber os valores esquecidos, leia atentamente a data em que a devolução será feita;

Passo 4: volte então ao site Valores a Receber do Banco Central do Brasil na data informada, verifique o valor disponível e solicite a transferência. O pagamento é feito em sua chave Pix. Mas se não solicitar o pagamento através do Pix, a instituição financeira escolhida, vai entrar em contato para fazer a transferência;

Pronto.

Mas caso esqueça de acessar o site na data informada pelo sistema para resgate, você vai precisar verificar a nova data proposta pelo sistema para a retirada.

Aprenda em vídeo

Confira o passo a passo em vídeo no nosso canal do YouTube:

Como consultar se tenho dinheiro para receber.
Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.