Saiba mais sobre esta dica

Você teve o seu celular Android roubado ou perdido recentemente e gostaria de saber a sua localização? Então está no lugar certo, pois hoje estaremos falando TUDO sobre como localizar o seu smartphone, independente se ele foi furtado ou está perdido em algum cômodo de sua casa.

Vamos também apresentar algumas dicas, alguns dos melhores aplicativos para encontrar um aparelho Android, além do app oficial do Google o “Localizar o meu dispositivo (Find)“, como utilizar o sistema de rastreio e quais os aparelhos mais visados para roubo da atualidade.

Recomendamos que leia o artigo até o final, pois está bem interessante e com toda certeza irá tirar todas as suas dúvidas. Ajude o site a crescer compartilhando, caso ache interessante!

A importância dos celulares no dia de hoje

O aparelho celular atualmente se tornou um item indispensável para o cidadão. Nele temos ao alcance de alguns toques todas informações bancárias, a comunicação em tempo real com pessoas em qualquer local do mundo (dependendo da sua conexão é claro), milhares de opções de restaurantes na qual podemos fazer pedidos e realizar o pagamento através do próprio celular, serviços de transporte, informações climáticas, notícias, milhares de opções de entretenimento e muito mais.

Os celulares estão evoluindo a cada dia mais e já é possível até mesmo trabalhar através do aparelho, dependendo da profissão, obviamente. A evolução nos últimos 10 anos foi impressionante e hoje não sabemos mais como viver sem um celular, pois dependemos dele para questões financeiras, alimentação, transporte, negócios, relacionamentos, lazer, saúde, segurança e muito mais.

Como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém?

Por mais que desejamos nos afastar de nossos smartphones, em algum momento de nosso dia ele será fundamental, nem que seja apenas para verificar a agenda de compromissos ou tão somente a hora.

Tive meu celular Android roubado, o que fazer?

É preciso tomar alguns cuidados de segurança antes de dar início no processo de localização do celular. Se você teve o seu aparelho Android furtado ou roubado, a primeira ação é bloquear o aparelho, afinal ele conta com suas informações pessoais, do seu banco, de cartões de crédito e até mesmo fotos que não devem ser exibidas por ai, nas quais podem servir até mesmo de chantagem pelo meliante.

Você poderá bloquear o seu aparelho através da própria operadora, que irá utilizar o bloqueio através do IMEI, um código único de cada celular nacional. Caso você encontre o celular ou ele seja devolvido, basta ligar na operadora novamente e então pedir o desbloqueio. É possível também bloquear o aparelho na mesma área de localização que estaremos ensinando abaixo.

Depois de bloquear o celular Android, você deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. Você também pode optar por fazer um BO online, que é feito através da delegacia virtual de cada estado. Aqui no Como Fazer Fácil, nós temos um artigo completo de como realizar um BO Online, clique no link ao lado e confira.

Após bloquear o celular e registrar o BO por furto ou roubo, então você poderá dar início ao rastreio, mas recomendamos que as informações sejam repassadas para os policiais, pois em nenhum momento você deve ir atrás do celular pessoalmente, afinal uma vida vale muito mais do que um aparelho e nunca sabemos o que iremos encontrar na localização informada.

Como fazer para localizar um celular Android roubado ou perdido?

É importante antes de mais nada, saber que o rastreamento de celular Android é um recurso bem antigo, porém boa parte da população não sabe como fazer a sua busca, bem como o que deve ou não estar ativado durante o dia a dia, para que em caso de perca ou roubo, seja possível buscar a localização do aparelho. Entre as opções que precisam estar ativas estão:

GPS: O smartphone deve estar com o GPS ativo, ou então será exibido a última localização válida em que ele esteve ligado. No Android para deixar ativa a opção de rastreamento, vá em “Configurações” e depois toque em “Localização” e deixe ativo esta opção.

configuracoes celular aplicativo rastreio

ativando localizacao configuracoes android

ativando localizacao smartphone android

Conexão com internet ativa: Só será possível verificar a última localização em que havia conexão com internet, portanto para que o celular seja rastreável é preciso manter as conexões 3G ou 4G ativas, ou que haja conexão por Wi-Fi.

Como fazer para deixar o celular mais rápido!

Bateria: Para que seja possível rastrear o celular perdido ou roubado/furtado é preciso que ele esteja ligado, assim desde que haja conexão e o GPS ativos, então será possível localizar o aparelho. Caso a bateria tenha acabado ou tenha sido retirada, somente a última localização “válida” será exibida.

Ative o Gerenciador de Dispositivos: Entre nas configurações, depois clique em “Google”, depois em “Segurança” e então ative a opção “Encontre Meu Dispositivo”.

ativar encontre meu dispositivo celular android

seguranca celular android

ativando encontre meu dispositivo smartphone android

Desde que atenda os pré-requisitos acima, então você pode dar início ao passo a passo deste artigo.

O primeiro passo para começar a rastrear o seu celular Android é acessar a página do Google:

Então será preciso realizar o login da conta Google que estava cadastrada no celular. Essa conta é super importante, pois é nela que ficam armazenadas todas as informações de contatos, mídias e outras senhas e logins.

pagina login find my device google

Depois de realizar o login, espere alguns segundos até que todas as informações sobre o aparelho celular sejam atualizadas. Quando a janela carregar, será exibido um menu na lateral esquerda com todas as informações sobre o smartphone e também as ações que podem ser executadas e um mapa na outra parte da página, exibindo com precisão qual a atual ou última localização ativa do celular.

pagina de localizacao dispositivo google android

Após descobrir onde o seu celular está localizado, você poderá clicar nas opções:

  • Reproduzir Som
  • Proteger Dispositivo
  • E também em Limpar Dispositivo

Clicando na opção Reproduzir Som o seu dispositivo irá tocar por cinco minutos, mesmo que ele esteja no “Modo Silencioso”. Esta opção é ótima para aqueles que sabem que o celular está dentro de casa, no carro ou em outro ambiente, mas não tem noção de onde ele se encontra. Após localizar o aparelho, você poderá clicar no próprio site para que ele pare de emitir o som em “Parar Som” ou apertar a tecla Power do seu Android.

reproduzir som rastreando celular roubado perdido

Ao clicar em Proteger Dispositivo você poderá bloquear o celular e sair da sua conta Google logada nele. Nesta opção será possível escrever uma mensagem ou um número de celular para que quem encontrou o seu aparelho, possa fazer uma ligação e te devolver. Se não quiser deixar uma mensagem e nem um número para contato, basta clicar em “Proteger Dispositivo”.

proteger celular roubado ou perdido pelo google

Como tirar print do meu celular Android?

E por último a opção Limpar Dispositivo oferece a possibilidade de apagar todos os seus dados, inclusive fotos, vídeos, documentos, etc do aparelho. Após realizar a limpeza, não será mais possível localiza-lo. Como esta ação é definitiva, será necessário realizar o login em sua conta Google novamente para confirmar a ação.

limpar dispositivo rastreamento celular online

Os melhores aplicativos para localizar um celular Android

O aplicativo oficial do Google para esta finalidade é o:

Após instala-lo em seu aparelho é possível executar todas as funções que explicamos acima. É claro que ele seria inútil no caso do celular ter sido perdido ou furtado/roubado, mas na verdade este app serve para localizar outros dispositivos, apenas logando a sua conta.

Além do app oficial do Google para Android, há também outros aplicativos na Google Play (PlayStore) para realizar o rastreamento de um celular. Confira a lista dos 5 melhores:

O Rastrear Celular GPS, funciona gratuitamente, porém oferece opções pagas dentro do app. A função principal é triangular os sinais e apresentar a localização exata do aparelho na página do app através do navegador de um outro dispositivo.

rastrear celular gps aplicativo

Já o Rastreador de Celular Pelo Número precisa ser instalado no seu celular e no celular de algum amigo. Assim ao abrir o app e clicar no número da agenda, ele irá localizar o aparelho com base na última localização válida.

rastreador smartphone pelo numero app

O app Rastrear Celular por Número de Celular, é um app em espanhol, que também funciona através da instalação no seu aparelho e no de algum conhecido. Apesar de ter 4 estrelas na categorização do Google, não é um aplicativo muito funcional.

rastrear celular por numero telefone aplicativo

O Encontre meu Telefone Apito é um dos melhores aplicativos para aqueles que vivem perdendo o celular dentro de casa. Ele exibe um sinal sonoro muito alto e você acaba localizando o aparelho facilmente. Ele é gratuito e conta com apenas 4,9MB, não comprometendo a memória do seu celular. Porém ele não serve para apresentar a localização em caso de roubo.

encontre meu telefone apito app

E o Encontrar Telefone Perdido é um aplicativo que oferece basicamente as mesmas funções do app oficial do Google. Conta com opção de rastreio, o número do IMEI, a porcentagem da bateria, permite o envio de SMS de notificação e caso o bandido coloque um novo chip no aparelho, o app promete mostrar o novo número.

encontrar telefone perdido aplicativo

Conhece algum outro aplicativo? Deixe seus comentários.

Dicas para evitar ter o celular roubado ou perdido

  • Mantenha o GPS ativo sempre que for sair de casa ou para algum lugar diferente do habitual.
  • Sempre coloque uma senha na proteção de sua tela, o celular pode ser formatado, mas isso dificulta um pouco as coisas.
  • Tenha dois celulares, um mais simples para o seu trajeto até o trabalho e outro para usar em casa e em ocasiões especiais. Não tem porque você sair todos os dias com seu celular caríssimo e correr o risco de perde-lho no caminho. Um celular que funcione o WhatsApp, faça e receba ligação e aguente aplicativos básicos como o de seu banco, é mais do que o suficiente para o seu dia a dia.
  • Seja discreto. Evite caminhar com fones de ouvido a mostra ou com itens que chame muito a atenção. Evite também passar por locais com pouco movimento de pessoas e que em horários que ainda é noite.
  • Coloque o celular no bolso da frente da calça, nunca no de trás. Use calças com bolsos mais apertados, calças sociais, por exemplo, são um alvo fácil para bandidos.
  • Coloque a bolsa sempre a frente e onde possa sempre estar de olho. Normalmente em aglomerações de pessoas, pela grande quantidade de contato com o corpo, os bolsos e bolsas acabam ficando vulneráveis e como o celular é um item grande, fica fácil acha-lo.
  • Quando possível utilize um relógio de pulso simples, afinal se alguém te perguntar as horas com a intenção de ver seu celular, você olha as horas no relógio e evita a exposição.
  • E jamais resista se for assaltado. É claro que ninguém quer perder aquilo no qual batalhou tanto para ter, mas infelizmente estamos em um país onde estas coisas acontecem.
  • Para aqueles que vivem perdendo o celular dentro de casa, crie uma “rotina” de sempre deixar o seu celular em um mesmo lugar, evite deixa-lo jogado em qualquer canto.

Tem mais alguma dica interessante de segurança ou para não perder o celular? Deixe seus comentários.

Celulares Android mais visados para roubo

Há alguns modelos de celulares Android que são os mais visados, afinal o que está na moda é o alvo de desejo de muitos. Celulares de tela grande são os que mais chamam a atenção dos bandidos, e também alguns dos modelos como:

  • Samsung Galaxy J7
  • Samsung Galaxy J8
  • Samsung Galaxy J6
  • Motorola Moto G5
  • Motorola Moto G6
  • Motorola Moto G4
  • LG Qnote+
  • Samsung Galaxy Note 9
  • Samsung Galaxy S8
  • Samsung Galaxy S9
  • LG G7
  • LG K11
  • Samsung Galaxy J5
  • Asus Zenfone 5
  • Motorola Moto Z2
  • Motorola Moto Z3
  • Motorola Moto X4
  • Asus Zenfone Selfie
  • Asus Zenfone 4
  • Samsung Galaxy A8
  • Samsung Galaxy J4
  • LG Q6 Plus
  • Samsung Galaxy A6
  • Quantum YOU
  • Motorola Moto E
  • Motorola Moto C
  • Samsung Galaxy J2
  • Asus Zenfone 3
  • Asus Zenfone MAX

Entre outros e suas variações. Isso não quer dizer que outros não estejam na mira, muitos nem olham a marca antes de leva-lo embora.

Qual o seu modelo de celular? Deixe seus comentários.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.