Como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? Consulta de localização!

Como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? Consulta de localização!

Você gostaria de aprender como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? No Zapzap para os íntimos (HAHA) é possível realizar uma consulta de localização de amigos e familiares e hoje estaremos ensinando como fazer esta consulta do local exato onde a pessoa se encontra.

Mas antes de mais nada, é preciso deixar claro que o rastreio da localização de alguém pelo WhatsApp só é possível com o envio e autorização do próprio usuário, não sendo nenhum serviço de espionagem e nada ilegal.
Se a sua intenção é rastrear alguém, recomendamos que contrate um detetive particular.

A opção de rastreamento de amigos e familiares pelo WhatsApp foi criado por uma questão de segurança, onde ao ir até um determinado local no dia, é possível permitir que outro usuário possa acompanhar o passo a passo, sabendo exatamente onde ela está localizada e caso haja um “sumiço”, o mesmo possa ser informado as autoridades.

Outras utilizações comuns deste compartilhamento de localização é por pais que precisam saber em tempo real o local em que seus filhos estão e também por amigos que estejam de viagem e desejam ser encontrados em locais específicos e com o máximo de precisão possível.

Como rastrear seu pedido nas principais transportadoras do Brasil!

Além do passo a passo para utilizar este serviço do Whats, estaremos também falando um pouco mais sobre o aplicativo, quais são as plataformas em que ele está disponível, outras de suas utilizações e também como fazer o download e instalação no Android, iOS, Mac, Windows e Windows Phone.

O Nokia S40 utiliza uma plataforma exclusiva. É possível fazer a instalação do WhatsApp no sistema Nokia Series 40, mas ele não conta com a opção de rastreio em tempo real, somente a localização tradicional, assim como nos aparelhos que utilizam Windows Phone.

O que é o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens, ligações e compartilhamento de mídias, totalmente criptografados, oferecendo uma opção segura de comunicação com usuários do mundo todo que também tenham o app instalado em seu aparelho smartphone.

Atualmente ele é utilizado em mais de 180 países, por mais de um bilhão de usuários. Ele é um serviço gratuito, desde que haja conexão com internet, seja ela a cabo, wireless ou 3G, 4G e futuramente o 5G.

O app foi criado inicialmente como uma alternativa para o SMS, que já está praticamente extinto. Seus fundadores em 2009 foram Brian Acton e Jan Koum, que estiveram trabalhando juntos por duas décadas no Yahoo. O app foi comprado pelo Facebook em 2014 e continua sendo executado como uma plataforma independente, sem a interferência de terceiros. A sua principal finalidade é oferecer um serviço de mensagens rápido e que conecte pessoas de qualquer lugar do planeta.

Atualmente o WhatsApp conta com as opções de envio/recebimento de:

  • Vídeos
  • Fotos
  • Documentos
  • Chamadas de voz (ligações)
  • Links
  • Áudios
  • Textos
  • E também o assunto do artigo, o compartilhamento de localizações.

O WhatsApp conta hoje com mais de 20 bilhões de mensagens sendo compartilhadas diariamente. O app conta também com uma versão totalmente voltada para empresas, o WhatsApp Business, disponível apenas para Android e para alguns países do mundo, entre eles o Brasil. A diferença está na hora do cadastro, onde é necessário preencher o endereço, um telefone comercial e uma breve descrição da empresa. Esta versão tem sido bem importante para aqueles que utilizam o aplicativo para manter uma comunicação diferenciada com seus clientes. Aqui no Como Fazer Fácil nós temos um artigo falando sobre as principais diferenças:

WhatsApp Business o mensageiro comercial!

Outra versão do What’s Up é a ferramenta WhatsApp Web, onde para que os usuários não tenham que ficar mexendo no celular quando estão na frente do computador, é possível “espelhar” o app em um navegador como o Mozilla ou Chrome. O pareamento entre o celular e o navegador é feito através do app no aparelho, sendo necessário a utilização da câmera para escanear o QR Code da página gerado na primeira conexão.

Como usar o WhatsApp Web para PC!

Serviço de localização do WhatsApp

Uma das funcionalidades do WhatsApp é realizar o compartilhamento de localização, seja para um encontro ou por questões de segurança. O app utiliza o recurso do GPS dos aparelhos smartphone, para enviar a localização geográfica precisa ou aproximada para outros usuários. Antes de mais nada é preciso certificar de que o GPS está ativo e calibrado, para que a informação seja eficaz.

Recentemente o aplicativo foi atualizado com uma opção de rastreamento em tempo real, onde dono do aparelho com WhatsApp instalado e com conexão ativa com a internet, pode compartilhar o seu passo a passo com outro usuário durante o período de 15 minutos, 1 ou 8 horas. O rastreio é feito “ao vivo”, desde que ambos os aparelhos estejam com conexão à internet e que o aparelho que está enviando o sinal de GPS esteja em um ambiente sem muitas interferências. Do contrário o serviço irá funcionar por “aproximação”.

Caso o usuário não queira o acompanhamento em tempo real de sua localização, é possível enviar uma outra versão onde é apontado um lugar fixo, sem tempo limite para expirar e sem atualização da movimentação.

como fazer rastrear pessoas whatsapp

Como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? Consulta de localização de amigos e familiares!

Apesar de serem parecidos, nós vamos ensinar um passo a passo básico de como rastrear a localização de alguém do WhatsApp no Android, iPhone, PC, MAC e Windows Phone (Somente a localização fixa), que são as opções mais utilizadas.

Como rastrear o Android?

  • O primeiro passo no Android é abrir a conversa no WhatsApp do usuário em que deseja compartilhar a localização em tempo real.

rastreando alguem pelo whatsapp

  • Depois clique no ícone do “clipe” que fica ao lado do espaço onde é aberto o teclado, do lado do ícone da câmera. Então é só clicar em “Localização”. Ele estará abaixo da opção câmera, entre “áudio” e “contato”.

como rastrear uma pessoa no whatsapp

  • Então será exibido um mapa com duas opções logo abaixo, sendo uma “Localização em tempo real” e a outra “Localização fixa”. Clique na primeira opção, leia os termos e então clique em “Continuar”.

localizacao em tempo real whatsapp rastreio gps

  • Na próxima janela estará descrito o tempo em que você poderá compartilhar o recurso com seu amigo/familiar. 15 minutos, uma ou oito horas. Escolha o tempo e então logo abaixo estará um campo para você deixar uma mensagem.

enviando localizacao tempo real whatsapp

  • Depois de definir o tempo e a mensagem, toque na seta branca com o fundo verde.
  • A localização em tempo real irá aparecer no chat do outro usuário. O mesmo deverá clicar no mapa e então realizar o acompanhamento do passo a passo durante o período que for estabelecido.

como fazer rastreamento alguem whatsapp

Como rastrear no iOS (iPhone)?

  • Na última atualização dos aparelhos iOS, ao abrir o chat do usuário na qual deseja compartilhar a localização, clique no sinal de mais “+”.
  • Depois clique na área de “Localização”,. logo abaixo de “Documento”.
  • O iPhone irá apresentar duas opções também a “Localização em Tempo Real” e também “Localização Fixa”. Clique na primeira opção e então selecione por quanto tempo deseja permitir esta informação (15 min, 1 ou 8h).
  • Escreva uma mensagem, se for necessário e então clique na seta branca com fundo azul logo abaixo.
  • O outro usuário irá receber o link da localização e então basta clicar sobre ele e acompanhar em tempo real.

Como rastrear no Windows PC / Mac?

Para as versões de Windows PC e Mac, basta emparelhar os aparelhos nos navegadores dos seus respectivos sistemas, através do escaneamento do QR Code, clicando no menu do aplicativo, depois em “WhatsApp Web” e então utilizando a câmera para escanear o código.

Para ter acesso ao WhatsApp Web, entre no endereço:

Depois estiver logado, basta seguir o passo a passo que ensinamos logo acima, correspondente ao seu aparelho (Android ou iOS). No caso do Windows Phone, o procedimento é basicamente o mesmo para usuários do Android.

Você poderá também instalar o WhatsApp no próprio computador. Os links para download do software são:

Como rastrear no Windows Phone?

Infelizmente para usuários de Windows Phone, não é possível ainda compartilhar a localização em tempo real. O app oferece apenas a opção de localização fixa.

  • No Windows Phone, abra a conversa do usuário no qual deseja compartilhar a sua localização fixa.
  • Depois clique no ícone “Clipe” que está entre o ícone de mensagens e o ícone de emoticons.
  • Então clique em “Localização”
  • Escreva uma mensagem e então compartilhe a localização fixa com o usuário da conversa. Ele deverá clicar no mapa e então poderá verificar o local em que você se encontra.

Lembrando que em todos os casos não é possível rastrear sem a autorização prévia do usuário!

Como fazer para baixar e instalar o WhatsApp no Android, iOS (iPhone), Windows Phone e Nokia s40

Acima nós já ensinamos como baixar o WhatsApp para Windows e Mac. Depois do software no computador, basta ler as instruções e clicar em “próximo” até o encerramento da instalação.

Nos aparelhos Android, o download poderá ser feito através do seguinte link no Play Store:

Após clicar em “Instalar” o app será instalado de forma automática no seu aparelho.

Nos aparelhos que utilizam sistema iOS, o download e instalação poderá ser feito através do seguinte link no iTunes:

Clique em “Instalar” e assim como no Android a instalação será feita de forma automática.

Em aparelhos que usam como sistema o Windows Phone, o link para download e instalação é o seguinte:

Clique em “Adquirir” e então o sistema irá baixar e instalar automaticamente após você dar as permissões necessárias.

Já o download e instalação para aparelhos Nokia da série 40, o link é distribuido no próprio site do WhatsApp, através do endereço:

Os aparelhos Nokia compatíveis com o app são:

  • C3-00, C3-01, X2-01, X3-02, X3-02.5 e X2-00. As versões Nokia Asha 201, 205 Chat Edition, 206, 208, 210, 300, 301, 302, 303, 305, 306, 308, 309, 310, 311, 515, 500, 501, 502, 503 e 230 também são compatíveis.

Tem mais alguma dúvida sobre localização? Acesse o site oficial do aplicativo no endereço whatsapp.com e entre na área de recursos ou do FAQ.

Anterior Como fazer pizza com massa de couve flor e queijo de kefir
Proximo Como fazer para localizar um celular Android roubado ou perdido?

Sobre o autor

Wes
Wes 880 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 1 Comentario

Como fazer meu carro economizar combustivel?

Com o combustível em alta, e com uma previsão assustadora para os próximos dias, a preocupação com a economia de combustível do nosso carro será cada vez maior, onde usamos… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer para sacar o Décimo Terceiro (13º) beneficiários do INSS

O décimo terceiro salário (13º) para beneficiários do INSS é um direito para o trabalhador que durante o ano, acabou recebendo benefícios da Previdência Social, ligados a pensão por morte,… Leia mais

Informações 1 Comentario

Como descascar alho muito rapido – Metodo incrível

Você sempre acha muito incômodo e demorado descascar alho e gostaria de aprender algum jeito novo para descascar de maneira rápida e fácil? Hoje nós vamos ensinar como fazer para… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer Front flip Bike flip BMX

Você gosta de BMX e já sabe várias manobras radicais, mas gostaria de inovar nelas? Conhece a manobra Frontflip Bikeflip BMX? Hoje nós vamos apresentar para vocês um vídeo onde… Leia mais

Informações 1 Comentario

Como fazer repelente caseiro contra Moscas e Pernilongos

Quando o verão chega, com ele além do calor insuportável, a praga de insetos como Moscas e Pernilongos também é intensa, e por isso é super indicado ter em mãos… Leia mais

Informações 4 Comentarios

Como mudar o tema do meu celular smartphone Android

Se você está cansado do tema do seu celular e gostaria de mudar a aparência do seu smartphone Android, personalizando da maneira que você desejar, alterando ícones, a interface, cores,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta