Como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? Consulta de localização!

Como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? Consulta de localização!

Você gostaria de aprender como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? No Zapzap para os íntimos (HAHA) é possível realizar uma consulta de localização de amigos e familiares e hoje estaremos ensinando como fazer esta consulta do local exato onde a pessoa se encontra.

Mas antes de mais nada, é preciso deixar claro que o rastreio da localização de alguém pelo WhatsApp só é possível com o envio e autorização do próprio usuário, não sendo nenhum serviço de espionagem e nada ilegal.
Se a sua intenção é rastrear alguém, recomendamos que contrate um detetive particular.

A opção de rastreamento de amigos e familiares pelo WhatsApp foi criado por uma questão de segurança, onde ao ir até um determinado local no dia, é possível permitir que outro usuário possa acompanhar o passo a passo, sabendo exatamente onde ela está localizada e caso haja um “sumiço”, o mesmo possa ser informado as autoridades.

Outras utilizações comuns deste compartilhamento de localização é por pais que precisam saber em tempo real o local em que seus filhos estão e também por amigos que estejam de viagem e desejam ser encontrados em locais específicos e com o máximo de precisão possível.

Como rastrear seu pedido nas principais transportadoras do Brasil!

Além do passo a passo para utilizar este serviço do Whats, estaremos também falando um pouco mais sobre o aplicativo, quais são as plataformas em que ele está disponível, outras de suas utilizações e também como fazer o download e instalação no Android, iOS, Mac, Windows e Windows Phone.

O Nokia S40 utiliza uma plataforma exclusiva. É possível fazer a instalação do WhatsApp no sistema Nokia Series 40, mas ele não conta com a opção de rastreio em tempo real, somente a localização tradicional, assim como nos aparelhos que utilizam Windows Phone.

O que é o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens, ligações e compartilhamento de mídias, totalmente criptografados, oferecendo uma opção segura de comunicação com usuários do mundo todo que também tenham o app instalado em seu aparelho smartphone.

Atualmente ele é utilizado em mais de 180 países, por mais de um bilhão de usuários. Ele é um serviço gratuito, desde que haja conexão com internet, seja ela a cabo, wireless ou 3G, 4G e futuramente o 5G.

O app foi criado inicialmente como uma alternativa para o SMS, que já está praticamente extinto. Seus fundadores em 2009 foram Brian Acton e Jan Koum, que estiveram trabalhando juntos por duas décadas no Yahoo. O app foi comprado pelo Facebook em 2014 e continua sendo executado como uma plataforma independente, sem a interferência de terceiros. A sua principal finalidade é oferecer um serviço de mensagens rápido e que conecte pessoas de qualquer lugar do planeta.

Atualmente o WhatsApp conta com as opções de envio/recebimento de:

  • Vídeos
  • Fotos
  • Documentos
  • Chamadas de voz (ligações)
  • Links
  • Áudios
  • Textos
  • E também o assunto do artigo, o compartilhamento de localizações.

O WhatsApp conta hoje com mais de 20 bilhões de mensagens sendo compartilhadas diariamente. O app conta também com uma versão totalmente voltada para empresas, o WhatsApp Business, disponível apenas para Android e para alguns países do mundo, entre eles o Brasil. A diferença está na hora do cadastro, onde é necessário preencher o endereço, um telefone comercial e uma breve descrição da empresa. Esta versão tem sido bem importante para aqueles que utilizam o aplicativo para manter uma comunicação diferenciada com seus clientes. Aqui no Como Fazer Fácil nós temos um artigo falando sobre as principais diferenças:

WhatsApp Business o mensageiro comercial!

Outra versão do What’s Up é a ferramenta WhatsApp Web, onde para que os usuários não tenham que ficar mexendo no celular quando estão na frente do computador, é possível “espelhar” o app em um navegador como o Mozilla ou Chrome. O pareamento entre o celular e o navegador é feito através do app no aparelho, sendo necessário a utilização da câmera para escanear o QR Code da página gerado na primeira conexão.

Como usar o WhatsApp Web para PC!

Serviço de localização do WhatsApp

Uma das funcionalidades do WhatsApp é realizar o compartilhamento de localização, seja para um encontro ou por questões de segurança. O app utiliza o recurso do GPS dos aparelhos smartphone, para enviar a localização geográfica precisa ou aproximada para outros usuários. Antes de mais nada é preciso certificar de que o GPS está ativo e calibrado, para que a informação seja eficaz.

Recentemente o aplicativo foi atualizado com uma opção de rastreamento em tempo real, onde dono do aparelho com WhatsApp instalado e com conexão ativa com a internet, pode compartilhar o seu passo a passo com outro usuário durante o período de 15 minutos, 1 ou 8 horas. O rastreio é feito “ao vivo”, desde que ambos os aparelhos estejam com conexão à internet e que o aparelho que está enviando o sinal de GPS esteja em um ambiente sem muitas interferências. Do contrário o serviço irá funcionar por “aproximação”.

Caso o usuário não queira o acompanhamento em tempo real de sua localização, é possível enviar uma outra versão onde é apontado um lugar fixo, sem tempo limite para expirar e sem atualização da movimentação.

como fazer rastrear pessoas whatsapp

Como fazer para rastrear o WhatsApp de alguém? Consulta de localização de amigos e familiares!

Apesar de serem parecidos, nós vamos ensinar um passo a passo básico de como rastrear a localização de alguém do WhatsApp no Android, iPhone, PC, MAC e Windows Phone (Somente a localização fixa), que são as opções mais utilizadas.

Como rastrear o Android?

  • O primeiro passo no Android é abrir a conversa no WhatsApp do usuário em que deseja compartilhar a localização em tempo real.

rastreando alguem pelo whatsapp

  • Depois clique no ícone do “clipe” que fica ao lado do espaço onde é aberto o teclado, do lado do ícone da câmera. Então é só clicar em “Localização”. Ele estará abaixo da opção câmera, entre “áudio” e “contato”.

como rastrear uma pessoa no whatsapp

  • Então será exibido um mapa com duas opções logo abaixo, sendo uma “Localização em tempo real” e a outra “Localização fixa”. Clique na primeira opção, leia os termos e então clique em “Continuar”.

localizacao em tempo real whatsapp rastreio gps

  • Na próxima janela estará descrito o tempo em que você poderá compartilhar o recurso com seu amigo/familiar. 15 minutos, uma ou oito horas. Escolha o tempo e então logo abaixo estará um campo para você deixar uma mensagem.

enviando localizacao tempo real whatsapp

  • Depois de definir o tempo e a mensagem, toque na seta branca com o fundo verde.
  • A localização em tempo real irá aparecer no chat do outro usuário. O mesmo deverá clicar no mapa e então realizar o acompanhamento do passo a passo durante o período que for estabelecido.

como fazer rastreamento alguem whatsapp

Como rastrear no iOS (iPhone)?

  • Na última atualização dos aparelhos iOS, ao abrir o chat do usuário na qual deseja compartilhar a localização, clique no sinal de mais “+”.
  • Depois clique na área de “Localização”,. logo abaixo de “Documento”.
  • O iPhone irá apresentar duas opções também a “Localização em Tempo Real” e também “Localização Fixa”. Clique na primeira opção e então selecione por quanto tempo deseja permitir esta informação (15 min, 1 ou 8h).
  • Escreva uma mensagem, se for necessário e então clique na seta branca com fundo azul logo abaixo.
  • O outro usuário irá receber o link da localização e então basta clicar sobre ele e acompanhar em tempo real.

Como rastrear no Windows PC / Mac?

Para as versões de Windows PC e Mac, basta emparelhar os aparelhos nos navegadores dos seus respectivos sistemas, através do escaneamento do QR Code, clicando no menu do aplicativo, depois em “WhatsApp Web” e então utilizando a câmera para escanear o código.

Para ter acesso ao WhatsApp Web, entre no endereço:

Depois estiver logado, basta seguir o passo a passo que ensinamos logo acima, correspondente ao seu aparelho (Android ou iOS). No caso do Windows Phone, o procedimento é basicamente o mesmo para usuários do Android.

Você poderá também instalar o WhatsApp no próprio computador. Os links para download do software são:

Como rastrear no Windows Phone?

Infelizmente para usuários de Windows Phone, não é possível ainda compartilhar a localização em tempo real. O app oferece apenas a opção de localização fixa.

  • No Windows Phone, abra a conversa do usuário no qual deseja compartilhar a sua localização fixa.
  • Depois clique no ícone “Clipe” que está entre o ícone de mensagens e o ícone de emoticons.
  • Então clique em “Localização”
  • Escreva uma mensagem e então compartilhe a localização fixa com o usuário da conversa. Ele deverá clicar no mapa e então poderá verificar o local em que você se encontra.

Lembrando que em todos os casos não é possível rastrear sem a autorização prévia do usuário!

Como fazer para baixar e instalar o WhatsApp no Android, iOS (iPhone), Windows Phone e Nokia s40

Acima nós já ensinamos como baixar o WhatsApp para Windows e Mac. Depois do software no computador, basta ler as instruções e clicar em “próximo” até o encerramento da instalação.

Nos aparelhos Android, o download poderá ser feito através do seguinte link no Play Store:

Após clicar em “Instalar” o app será instalado de forma automática no seu aparelho.

Nos aparelhos que utilizam sistema iOS, o download e instalação poderá ser feito através do seguinte link no iTunes:

Clique em “Instalar” e assim como no Android a instalação será feita de forma automática.

Em aparelhos que usam como sistema o Windows Phone, o link para download e instalação é o seguinte:

Clique em “Adquirir” e então o sistema irá baixar e instalar automaticamente após você dar as permissões necessárias.

Já o download e instalação para aparelhos Nokia da série 40, o link é distribuido no próprio site do WhatsApp, através do endereço:

Os aparelhos Nokia compatíveis com o app são:

  • C3-00, C3-01, X2-01, X3-02, X3-02.5 e X2-00. As versões Nokia Asha 201, 205 Chat Edition, 206, 208, 210, 300, 301, 302, 303, 305, 306, 308, 309, 310, 311, 515, 500, 501, 502, 503 e 230 também são compatíveis.

Tem mais alguma dúvida sobre localização? Acesse o site oficial do aplicativo no endereço whatsapp.com e entre na área de recursos ou do FAQ.

Anterior Como fazer pizza com massa de couve flor e queijo de kefir
Proximo Como fazer para localizar um celular Android roubado ou perdido?

Sobre o autor

Wes
Wes 871 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 0 Comentarios

Como fazer uma introdução – Redação

Quando citamos que a primeira impressão é a que fica, é porque assim que observamos os primeiros detalhes, seja de um livro, objeto, pessoa ou qualquer outra coisa, é exatamente… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Que dia cai o Carnaval?

Você gostaria de saber em que dia vai cair o Carnaval dos próximos anos? Neste texto estaremos mostrando todos os dias em que cai o feriado de carnaval para você… Leia mais

Informações 2 Comentarios

Saiba como tirar manchas amarelas de panos brancos guardados

Você com certeza já guardou algum pano no seu guarda roupas, cômoda ou em qualquer outro lugar por muito tempo e quando foi tirar de lá ele estava simplesmente amarelado…. Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer conta de porcentagem – Fácil

Você sabe como fazer conta de porcentagem? Se não, não fique preocupado, hoje vamos apresentar uma regra muito simples, que vai tirar todas as suas dúvidas para sempre sobre como… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer para sacar o PIS nas lotéricas

Você tem dinheiro do Abono do PIS para receber e gostaria de saber como fazer para saca-lo em uma lotérica? Hoje estaremos ensinando passo a passo como sacar o PIS… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como sacar o INSS benefício pela Caixa Econômica

Você está em dúvidas de como fazer o saque do INSS pela Caixa Econômica Federal? Hoje estaremos ensinando como sacar o benefício do INSS Previdência Social, para aposentados e pensionistas… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta