Como colocar em débito automático a Guia da Previdência Social no BB

Como colocar em débito automático a Guia da Previdência Social no BB

O débito automático da Guia da Previdência Social (GPS) no Banco do Brasil é um assunto muito interessante e extremamente importante para aqueles que fazem o recolhimento dos valores relacionados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pois o vencimento da GPS ocorre sempre no dia 15 do mês seguinte ao que está sendo pago (pessoas físicas) ou dia 20 (pessoas jurídicas) e não podem haver atrasos no pagamento.

Mas é muito comum pela correria do dia a dia acontecer o esquecimento, o que acaba fazendo o contribuinte “perder” um mês lá na frente, sendo preciso esperar ainda mais um mês para finalmente desfrutar da aposentadoria.

E por este motivo o débito automático dos valores da guia acabam sendo algo fundamentais para não ocorrer este tipo de situação. Porém não são todos os bancos que oferecem a possibilidade, mas o Banco do Brasil conta com um sistema totalmente dedicado para este tipo de operação, o APP BBGPS.

Como fazer a prova de vida do INSS!

Com o BB GPS, através de seu computador desktop ou notebook é possível autorizar o débito automático de sua conta e estaremos apresentando e explicando um pouco mais sobre este sistema a seguir.

Caso ache complicado, pois a princípio pode não parecer tão fácil, pelo menos este artigo irá lhe informar que existe esta possibilidade e então é só seguir até a sua agência bancária e solicitar ao seu gerente o pagamento automático dos valores a serem recolhidos da Guia GPS da Previdência.

O que é o aplicativo do Banco do Brasil BB GPS?

Este aplicativo tem por característica permitir o pagamento de contribuições previdenciárias através do débito em conta corrente, através da troca de arquivos por meio magnético.

Pelo menos é o que diz a página oficial do BB sobre o assunto :D.

aplicativo bb gps guia previdencia

Através do APP o sistema irá debitar da conta indicada (Com autorização prévia), onde irá repassar todas as informações e valores ao órgão arrecadador, no caso o INSS, gerando um arquivo de remessa e também os recibos necessários sobre a operação.

O aplicativo BBGPS ainda permite a formatação da remessa.

O débito deverá ser autorizado após a geração do cadastro de clientes do convênio. O convênio/convenente deve então encaminhar à agência todas as autorizações de débito. Com relação a geração do arquivo de remessa ele deverá conter uma identificação ART300, onde em sua estrutura haverá um detalhe específico para cada guia GPS de recolhimento.

cadastro convenentes guia gps banco do brasil

Todos os dados devem ser com base nas diretrizes da Receita Federal do Brasil.

O arquivo remessa deverá ser transmitido através do Gerenciador Financeiro do aplicativo, onde após a conclusão, o Banco do Brasil irá enviar para o cliente o arquivo de retorno com o resultado final e ocomprovante do processamento da remessa. Esse arquivo será uma imagem, contendo todas as informações sobre rejeição ou aceitação dos lançamentos.

TODOS os códigos de recolhimento da GUIA GPS INSS!

Quando um registro é rejeitado ele acaba sendo desconsiderado pelo banco e devolvido ao convênio com todas as informações do porque aconteceu a rejeição. O chamado “Arquivo Retorno” contará com um código de identificação ART301.

Como colocar em débito automático a Guia da Previdência Social no BB através do Internet Banking BB:

Primeiramente acesse o aplicativo do Banco do Brasil chamado BB GPS através do seu computador. É preciso fazer o download e instalação executando o arquivo .EXE como administrador. Conclua a instalação lendo atentamente o que é exibido nas janelas do aplicativo e defina um novo usuário e senha, ele será fundamental para os futuros acessos de sua guia, não havendo a possibilidade de uma recuperação de senha e/ou usuário, pelo menos na última versão.

Como fazer o download do aplicativo do Banco do Brasil BB GPS?

O arquivo do BB GPS pode ser baixado através do seguinte endereço:

Faça o download e siga a instalação conforme o solicitado após a sua execução.

instalando banco do brasil gps aplicativo

Todas as informações sobre os códigos de Arrecadação de Tributos estão disponíveis no endereço:

Lá você encontra as informações dos códigos:

ART300 – Remessa
ART301 – Retorno
ART302 – Refazimento de Recibo
ART390 – Recibos de GARE e DARF
ART391 – Recibos de GPS
ART399 – Importação para o BBGPS

Conforme o tipo de contribuição estes códigos deverão ser inseridos no aplicativo BB GPS.

Como fazer para configurar o aplicativo BBGPS?

Após a instalação corretamente do aplicativo e criar o seu usuário e senha, (Não esqueça deles OK?) Você poderá dar início as configurações do app conforme estaremos ensinando logo abaixo:

  • Primeiramente é preciso configurar o sistema através do menu “Conventes”. Depois clique em “Inclusão”;
  • Na próxima tela você deverá informar os dados do convênio ou do responsável pelo pagamento, incluindo CPF ou CNPJ, endereço, nome completo, agência e conta para o débito da GUIA, além de outras informações conforme o solicitado;
  • Então é preciso definir o meio de transmissão e recebimento dos arquivos gerados pela Guia GPS. É possível escolher entre BB Office Banking ou LDBB. As duas irão abrir uma tela onde você deverá digitar as informações dos diretórios de remessa, retorno, agência e conta bancária de comunicação;
  • Após finalizar esta primeira etapa será preciso cadastrar o “IDENTIFICADOR”, ele será utilizado para informar ao INSS qual é o tipo de contribuinte que está fazendo o recolhimento. É possível cadastrar mais de um identificador, mas o sistema não permite dois contribuintes com o mesmo código. É através dele que o contribuinte é identificado no BB, onde pela conta e agência informada a liquidação da GUIA é feita.

Débito em conta Contribuinte e Débito em conta Convenente (convênio)

Há duas maneiras de realizar o pagamento da guia, uma através do débito contribuinte e outra do convenente. Na primeira opção o débito é feito através da própria conta do contribuinte, sendo efetuado conforme as informações inseridas no sistema ART. Já na segunda, a identificação do débito acaba sendo gerada no arquivo de remessa, onde é feito através da conta e agência vinculada ao identificador cadastrado no sistema de códigos ART.

  • Assim que definir os itens acima será necessário dar início ao processo de autorização de débito, também feito no BBGPS. É preciso imprimir um relatório contendo todas as autorizações e identificadores de débito. Para fazer este procedimento é preciso clicar em “Imprimir Autorização” na lista de contribuintes.
  • Depois é preciso assinar e entregar na sua agência do Banco do Brasil, para que a autorização possa ser inclusa no sistema REC, através das opções 33, e depois 11, sendo o primeiro passo antes de gerar a remessa.
  • Depois de efetuar o cadastramento no REC é preciso acessar novamente o BB Office Banking na opção de Gerenciamento de Usuários, Usuário, Autorização de Arquivos e então finalmente cadastrar a autorização das transferências e recebimento dos arquivos ART.

Incluindo as Guias GPS na remessa de débito automático

No aplicativo BBGPS será necessário incluir a guia através do menu “Guias”, “Inclusão”. Na tela destinada a esta finalidade será necessário inserir os dados da guia (nome, competência, valores a serem recolhidos, vencimento, etc).

  • É possível definir a data que a guia será paga através do agendamento. É preciso lembrar que o mesmo deve ser feito até o dia 15 (Pessoa Física) ou dia 20 (PJ).

Os outros dados da Guia GPS como a receita, identificador e valores, competência e outras informações devem seguir as ordens do preenchimento manual da guia (carnê). Confira nosso artigo:

Como fazer para preencher a Guia GPS do INSS online?

  • O contribuinte poderá definir o tipo de débito (conta corrente, poupança, etc) desde que essas autorizações tenham sido cadastradas no Banco do Brasil e faça parte de sua conta;
  • O próximo passo é então gerar a remessa de envio para o Banco do Brasil através do BBGPS. A remessa poderá ser feita clicando no menu “Remessas”, “Geração”. Então ela é gerada no diretório “Meio de Transmissão”;
  • Caso haja algum erro após gerar a remessa, é possível recupera-la, definir as informações corretamente e então gera-la novamente. Essa recuperação pode ser feita somente por aquelas que ainda não foram transmitidas ao Banco do Brasil, através do menu “Remessas”, “Recuperação”.

Como fazer a transmissão de remessa ART300?

Durante a formalização da remessa será definido o equipamento e/ou aplicativo que será utilizado para fazer a transmissão dos dados entre o contribuinte e o banco. A remessa ART300 e o arquivo de retorno ART301 são feitos a cada duas horas por este equipamento/aplicativo, nos dias úteis entre as 9h e 17h.

  • Assim o débito é feito durante a noite em que ocorreu o pagamento, mas a transmissão do arquivo retorno ART390 ou 391 é feito na manhã do dia seguinte (dia útil). As remessas são recolhidas até as 17h na véspera do débito, onde lançamentos que são agendados podem ser cancelados através do auto atendimento nos bancos, através da internet ou no BB Office Banking, no prazo máximo de 20 horas do dia em que é feito o pagamento. As que passarem das 17h, deverão ser processadas no dia útil seguinte.

Caso estes períodos sejam ultrapassando, o débito não poderá ser cancelado.

Lançamentos para débito no mesmo dia da transmissão, ou de remessas acolhidas após as 17 horas do dia anterior ao débito, não poderão ser cancelados, caso sejam aceitos.

Clientes que utilizam o sistema LDBB, podem realizar a transmissão da remessa sem deixar o app BBGPS, utilizando o menu “Remessas”, “Transmissão”. Em outros casos é preciso fechar o BB GPS. O mesmo acontece para a remessa retorno.

Assim que a remessa de retorno é efetuada e recebida, o contribuinte deverá atualizar o banco de dados do BB GPS. O ART301 é gerado logo após o processamento do arquivo de remessa do Banco do Brasil. È nele que estarão as informações de conclusão ou não do pagamento da guia. Também estará o motivo caso ela tenha sido recusada.

Como ver o resultado da perícia médica do INSS!

O ART391 contém informações sobre a liquidação da guia, onde é informado a data, agência/conta e a identificação de pagamento. Para verificar todas as informações sobre os retornos, acesse o menu “Retornos”, “Processamento”, “Meio de Transmissão”.

Quais são os requisitos mínimos para que o aplicativo BB GPS rode em sua máquina?

Para que o aplicativo do Banco do Brasil funcione perfeitamente é preciso possuir ao menos a configuração:

  • Pentium 133Mhz
  • 32mb de memória RAM
  • Monitor com suporte 800×600
  • 30mb de espaço livre no HD
  • Impressora

requisitos minimos pagamento gps app bb

Ou seja, uma calculadora já roda o aplicativo 😛 hahaha

Todos os estágios da situação da GUIA no aplicativo BB GPS

Há diversos estágios entre a inclusão e finalização do pagamento da guia. Entre eles estão as situações:

  • Gravado – A guia é incluída e gravada no sistema;
  • Gerada – A guia é inclusa em uma remessa gerada;
  • Transmitida – A guia sofre uma transferência de remessa (Mas isso ocorre para aqueles que utilizam o sistema LDBB);
  • Aceita – Quando após a finalização do processamento e retorno do ART301, a guia acaba ficando na situação de ACEITA;
  • Ocorrência – Quando o processamento é concluído e após o retorno do ART301 a guia acaba constando como rejeitada, então ela é classificada em Ocorrência. É preciso então acessar a lista do sistema, verificar qual o erro e então realizar a correção para gerar novamente uma remessa;
  • Liquidada – Quando após o processamento há o retorno de liquidação ART391. É possível acessar o menu de guias e então efetuar a impressão do recibo, com a devida autenticação eletrônica do pagamento;
  • Impressa para pagamento em agência – Essa situação representa todas as guias que foram gravadas e impressas através do próprio computador, onde posteriormente deveriam ser pagas através de uma agência bancária.

Para conferir outras informações sobre o BB GPS você poderá acessar a seguinte página do Banco do Brasil na internet:

Nela você poderá acessar os menus laterais para identificar em qual etapa está a inclusão de pagamento automático da sua guia.

Aplicativo BB GPS para Android, iOS e Windows Phone?

Não existe um aplicativo do BB GPS, pelo menos até hoje não, para o celular. Existe um aplicativo chamado BB Previdência, mas você só poderá realizar o acompanhamento e extratos, atualizar seu cadastro, simular benefícios, acompanhar valores resgatáveis e outras informações sobe uma previdência privada (Complementar Fechada) administrada pelo próprio Banco do Brasil e não do INSS.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários ou vá até a sua agência do Banco do Brasil.

Anterior ENEM 2018 - TOP 10 dicas para estudar e passar no Enem e mais
Proximo Como fazer para ganhar aposentadoria do TETO máximo do INSS

Sobre o autor

Wes
Wes 876 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Internet 0 Comentarios

Guia do tamanho de imagens do Linkedin

A rede social LinkedIn foi criada para cadastrar e divulgar profissionais (ou não) de várias áreas do mercado de trabalho. É uma importante ferramenta principalmente para quem está em busca… Leia mais

Internet 2 Comentarios

Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online

Você sabia que é possível consultar o número do PIS através do número do seu CPF? No site meu.inss.gov.br é possível saber exatamente o número do PIS apenas realizando o… Leia mais

Internet 2 Comentarios

Como colocar uma publicação em destaque no Facebook

Recentemente você tentou colocar uma publicação em destaque no Facebook mas notou que o botão “destaque” simplesmente sumiu? Pois é, eu e muitos usuários fomos pegos de surpresa com esta… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como fazer para comprar passagens aéreas em promoção TAM

Você está em busca de aprender como fazer para comprar passagens aéreas em promoção da companhia aérea TAM? Hoje nós vamos apresentar algumas dicas e um site muito bacana para… Leia mais

Internet 1 Comentario

Como salvar as fotos do Orkut que irá acabar neste ano

Chegou a hora de se despedir do Orkut, a rede social sucesso da década passada está chegando ao seu fim neste ano de 2014 e já está avisando os seus… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como colocar um vídeo na ‘Foto’ do perfil no Facebook

Colocar um vídeo como “foto” do perfil até o momento era uma “exclusividade” do snapchat, mas agora quem possui o aplicativo, original não o lite (versão mais leve), no smartphone,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta