Saiba mais sobre esta dica

Realizar suas consultas dos resultados de perícia médica do INSS pela internet, é a melhor forma de saber como está o andamento do seu processo. A consulta é fácil, rápida e objetiva, sem que haja a necessidade de esperar por um atendente, como acontece na consulta por telefone.

E para você que deseja realizar a consulta do resultado em relação ao seu benefício ou auxílio doença, de forma totalmente online, hoje estaremos ensinando passo a passo sobre o assunto.

O que é e como funciona uma perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS nada mais é do que uma consulta médica, que é solicitada e realizada nas unidades da Previdência Social pelo Brasil. Sempre que solicitada, a finalidade é gerar um laudo médico, onde será concedido ou recusado o pagamento de benefícios como aposentadoria ou auxílio doença.

Os médicos capacitados do INSS lhe chamam para dentro de uma sala particular, onde será analisado a sua situação, exames médicos e outras “provas’ que comprovem a sua incapacidade laboral no momento, concedendo ou não o recebimento do benefício.

Em alguns casos, por mais que o trabalhador afirme que está com algo ou que não é capaz de exercer mais a função, ainda sim o pedido de auxílio ou aposentadoria por invalidez é recusado. Neste caso é possível entrar com um recurso, solicitando uma nova perícia, para em neste meio tempo, sejam feitos novos exames, que comprovem a incapacidade para o INSS.

Em outros casos, os peritos da Previdência Social, sugerem uma reabilitação profissional, no qual você irá aprender uma função, da qual é capaz de exercer dentro de uma empresa.

Leia também:

Como fazer para consultar resultado da perícia médica do INSS pela internet (Online)?

Existem duas opções de consultas pela internet, o acompanhamento do pedido de aposentadoria, ou o resultado do requerimento do auxílio doença, em ambos será informado a situação de seu benefício, assim como o resultado da perícia médica, feita pelo perito do INSS.

Para realizar ambas as consultas, você deverá:

  • Ir até o site OFICIAL da Previdência Social, o www.previdencia.gov.br
  • Na lateral esquerda do site, existem alguns subtítulos, com links clicáveis, onde abaixo de “Reforma da Previdência”, está localizado o subtítulo “Serviços do INSS”;
  • Em serviços do Inss, clique no link “Consulta de situação de benefício“;
  • Por lá, você terá essas duas opções que já citamos, o “Acompanhar pedido” ou “Resultado de requerimento de auxílio doença”. Verifique qual alternativa se enquadra na sua necessidade e clique nele.

Então você será redirecionado (a) para uma das páginas a seguir:

situacao do beneficio inss consulta online

Ou

consulta resultado pericia inss auxilio doenca

*É possível que seu navegador bloqueie a página, então é preciso desbloqueá-lo, dando autorização de acesso.

Então nesta próxima página será solicitado algumas informações pessoais. Entre elas estão:

  • Número de benefício ou requerimento;
  • Data de nascimento (do beneficiário ou requerente);
  • Nome completo do beneficiário ou requerente;
  • E o CPF.

Então você vai precisar colocar as letras que aparecem no captcha (quadrinho), e então clique em verificar ou imprimir.

Na próxima janela, estará todas as informações que você precisa saber sobre a sua situação. Qualquer dúvida deixe seus comentários.

Confira também:

Como ver o resultado da perícia médica do INSS online

Como realizar a consulta do resultado pelo telefone ou tirar dúvidas?

É possível que todas suas dúvidas não sejam respondidas na consulta do resultado da perícia médica pela internet, mas ainda existe a possibilidade de realizar uma ligação para a central de atendimento do INSS, onde um atendente poderá lhe guiar em relação ao seu benefício e resultados.

A ligação para a Previdência Social não é cobrada, tão menos o atendimento. Será solicitado alguns dados pessoais, inclusive pode ser que seja solicitado o número do benefício, mas forneça somente se você realizou a ligação para o 135, o INSS não liga em sua casa pedindo nenhuma informação, fique atento quanto aos golpes.

Esteja com os documentos em mãos.

O horário de ligação é das 7h às 22h, de segunda a sábado.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.