Como fazer escondidinho de mandioca com carne seca

Como fazer escondidinho de mandioca com carne seca

Existem receitas que marcam nossas vidas não é mesmo? E a receita de escondidinho de mandioca com carne seca foi uma delas, pelo menos na minha. Se você nunca provou, aconselho que prepare e prove o mais rápido possível, e é por isso que hoje estaremos ensinando passo a passo como prepara-la.

O escondidinho é um prato típico dos estados do norte e nordeste do Brasil e em sua receita original leva a famosa carne de sol, jabá/carne-seca ou frango desfiado como recheio, e é coberto com purê de macaxeira/aipim/mandioca, os nomes variam de acordo com a região em que esteja. Os temperos da receita original são manteiga de garrafa e depois o prato passa a ser gratinado com queijo coalho.

como fazer escondidinho de carne seca mandioca receita

Mas conforme a região do país, tanto a massa como o recheio do escondidinho pode variar. Aqui no sul é muito comum o escondidinho ser feito com massa de batata (purê), e recheado com frango desfiado, queijo e molho branco, por isso achei incrível poder provar uma receita tão tradicional como esta.

Como fazer escondidinho de mandioca com carne seca?

O tempo de preparo desta receita é de 1 hora e rende 4 porções.

Ingredientes Massa/Purê de mandioca:

  • Um quilo de mandioca (cozida e feita purê)
  • Uma caixa de creme de leite
  • Uma colher (sopa) de margarina (ou manteiga se preferir)
  • 160ml de leite (copo 200 ml faltando 2 dedos para encher)
  • Sal a gosto
  • Se achar necessário, poderá colocar algum outro tempero que goste

Ingredientes do recheio:

  • 400g de carne seca
  • 100g de bacon
  • Meio pimentão verde picado
  • Um dente de alho amassado
  • Um pacote de queijo ralado
  • Uma cebola grande picada
  • Um copo de requeijão culinário
  • Um tomate picado (sem pele)
  • Cheiro verde a gosto
  • Molho de pimenta a gosto

Se preferir fazer um escondidinho sem legumes, mais básico, utilize somente a carne seca, o bacon, alho, queijo ralado e o requeijão culinário para o recheio.

Como fazer o purê de mandioca (massa)?

Em uma panela média/grande coloque os ingredientes da massa, exceto o creme de leite. Ligue o fogo baixo mexa bem até que fique totalmente homogêneo e então acrescente o creme de leite e reserve.

Como fazer o recheio do escondidinho?

A preparação do recheio começa na noite anterior ao dia do preparo do prato. Coloque a carne seca em um pote grande em relação a quantidade de carne, com água e deixe de molho para sair boa parte do sal, em um período de 12 horas.

No dia seguinte, escorra a água, coloque a carne seca em uma panela pequena, acrescente água e cozinhe por alguns minutos. Escorra novamente a água e desfie a carne, então reserve.

Pique todos os legumes em cubos, o bacon e coloque-os em uma panela para refogar junto com a carne seca que você reservou. Acrescente todos os ingredientes do recheio, exceto o queijo ralado e o requeijão, mexa bem e passe para a montagem.

PS: Não coloque sal

A montagem é simples. Coloque todo o recheio em um refratário, então por cima o purê de mandioca, o requeijão e espalhe todo o queijo ralado por último.

Se achar necessário, você poderá fazer uma pequena camada de purê no fundo do refratário, colocar o recheio de carne seca, tampar com o restante do purê e espalhar o requeijão e o queijo ralado por cima.

Então é só levar ao forno em fogo baixo para assar e gratinar o queijo por 25 a 30 minutos.

Confira também:

Como fazer Kani Kama empanado
Como fazer pavê de limão com bis
Como fazer coxinhaburguer

Anterior Como furar uma garrafa de vidro?
Proximo Como fazer remedio caseiro para frieira

Sobre o autor

Wes
Wes 883 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 2 Comentarios

Como fazer manteiga caseira?

Hoje estaremos ensinando como preparar uma deliciosa manteiga caseira, onde ela fica preparada em poucos minutos e pronta em algumas horas, pois é necessário escorrer todo o soro do creme… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Banana Caramelada – China in Box

Fui ao China in Box e provei uma deliciosa banana caramelada deles, e achei sensacional. Quem tiver oportunidade peça uma, pois só a original tem um sabor único. Como não… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer a receita de verdade do bolinho de framboesa HAY DAY

Que tal aprender como fazer a receita de verdade do bolinho de framboesa do jogo Hay Day? O bolinho ou cupcake de framboesa do jogo parece delicioso e ele é… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro de dois amores

A mistura do leite condensado com o chocolate, não pode ter um gosto melhor. A combinação chamada de Dois Amores é uma das mais gostosas, principalmente em bombons. E para… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer sagu de vinho

O sagu lembra uma pequena fase da minha infância, onde na escola era servido como lanche, é claro que a versão era com suco e não com vinho hahaha. Mas… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer panqueca sem farinha

A algum tempo atrás publicamos uma receita de bolo sem glúten, para pessoas com intolerância e também para aqueles que desejam emagrecer com saúde. Mas como a receita era única,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta