Como fazer feijão em grande quantidade

Como fazer feijão em grande quantidade

Você tem algum evento para fazer, uma grande festa, vai receber uma boa quantidade de pessoas em sua casa e gostaria de aprender como fazer feijão em grande quantidade? Hoje estaremos ensinando todas as dicas, segredos e técnicas para fazer um delicioso feijão cozido, mas em grandes quantidades, muito maior do que você está acostumado a fazer.

Normalmente quando vamos cozinhar feijão, utilizamos meio pacote de um quilo, ou as vezes dividimos o pacote em quatro porções de 250g ou três de 330g, justamente porque o feijão da um pouco de trabalho na hora do seu preparo e não gostamos de ter que fazer isso todo dia.

Mas hoje vamos ensinar como fazer 5 quilos de feijão cozido. A dica poderá ser adaptada para fazer mais ou menos, dependendo de sua necessidade.

como fazer feijao em grande quantidade

Dicas para cozinhar o seu feijão em grande quantidade

  • Escolhendo o feijão.
    Primeiro verifique se o feijão que você tem é novo ou velho. De uma leve mordida em um grão, se estiver muito duro ele é velho, se estiver mole é feijão novo, isso vai influenciar na hora do cozimento. Então “escolha” o feijão, separando pedrinhas, grãos estragados e outros itens que possam estragar o seu consumo. Como estaremos cozinhando em grandes quantidades, escolha um quilo por vez. Espalhe-o sobre uma mesa e depois de escolhido, coloque-o em uma grande bacia. Repita o processo com os outros quilos.
  • Deixando de molho.
    O grande segredo para cozinhar feijão em grande quantidade, principalmente se o cozimento for em panela normal e não de pressão, é na hora de deixar de molho. Passe todo o feijão para uma grande bacia e coloque água para cobri-los completamente. Deixe descansando por 20 minutos caso ele seja novo e você irá faze-lo na panela de pressão ou deixe de um dia para o outro (24h) caso irá fazer na panela normal. Feijões velhos aconselhamos que deixe ao menos 40 minutos de molho em água morna.
  • Escorra bem a água em que ficou marinado.
    Após deixa-lo de molho, escorra completamente a água, isso é muito importante para tirar todas as impurezas.
  • Comprando o feijão.
    Escolha uma marca boa, pois marcas inferiores, podem trazer muitos feijões estragados, pouca seleção e também serem velhos, difíceis de cozinhar. Existem diversas marcas que não são tão caras como as “top de linha”, mas que também são excelentes.
  • Temperando com cebola.
    Uma dica importante é informar vocês que ao temperar o feijão com cebola, ele estraga muito mais rápido do que com alho, sal e outros temperos em pó.
  • Congelando o feijão.
    Se a sua intenção é fazer em grande quantidade para congelar e ir usando aos poucos, recomendamos que não tempere o seu feijão e separe-o já nas porções certas que vai usar. Quando for usar, descongele e então tempere-o.
  • Tempo de cozimento.
    Isso vai variar, se for fazer na panela de pressão, normalmente em 25 minutos o seu feijão está cozido (desde que seja novo). Caso vá fazer a grande quantidade em uma panela (tacho) grande, o tempo de cozimento leva em média 1h40.
  • Fogão industrial.
    É importante que para cozinhar o seu feijão em grandes quantidades você tenha um fogão industrial, principalmente se for fazer em panela normal. Na panela de pressão até pode ser usado o fogão tradicional.

Informações nutricionais do feijão cozido

Uma porção de 200g (uma xícara de chá) contém:

  • Calorias: 310kcal
    Carboidratos: 43,3 g
    Proteína: 11,1 g
    Gorduras Totais: 10,3 g
    Gorduras saturadas: 3,9 g
    Gorduras monoinsaturadas: 4,3 g
    Gorduras poliinsaturadas: 1,5 g
    Fibra alimentar: 11,0 g
    Colesterol: 10,0 mg
    Sódio: 0,8 g
    Água: 130,3 g
  • MINERAIS
    Cálcio: 122,0 mg
    Ferro: 4,0 mg
    Cobre: 0,3 mg
    Potássio: 716,0 mg
    Magnésio: 86,0 mg
    Fósforo: 218,0 mg
    Manganês: 0,5 mg
    Selênio: (menor que) 0,1 mg
    Zinco: 1,5 mg
  • VITAMINAS
    Vitamina B1: 0,3 mg
    Vitamina B2: (menor que) 0,1 mg
    Vitamina B3: 0,8 mg 5,1 %
    Vitamina B5: 0,3 mg 5,2 %
    Vitamina B6: 0,2 mg 12,9 %
    Vitamina B11: (menor que) 0,1 mg
    Vitamina C: 2,2 mg

Como fazer feijão em grande quantidade?

Ingredientes:

  • Cinco quilos de feijão
  • Dez litros de água
  • Trinta dentes de alho
  • Dez colheres (sopa) de sal (ou a gosto)
  • Meio litro de óleo
  • Dez folhas de louro

*Se for temperar com cebola, coloque duas cebolas grandes picadas.

Como fazer na panela normal?

  • Depois de escolher bem os feijões e deixar de molho em uma bacia de um dia para o outro em água (Não a água do cozimento), escorra completamente a água e coloque o feijão em uma panela bem grande, de preferência um tacho.
  • Acrescente o dobro de água em relação a quantidade de feijão e então deixe cozinhar por 1h40.
  • Mexa com uma colher de pau a cada 20 minutos.
  • Verifique se o feijão cozinhou após este período e então vamos para a parte de refogar.
  • Para refogar você tem duas opções. A mais difícil é colocar o óleo e dourar o alho (e a cebola quando quiser) e então virar o feijão cozido nesta outra panela. Para não se queimar, pois é muito pesado, você poderá colocar trocar o feijão de panela utilizando uma concha. A mais fácil é refogar o alho em uma panela menor, com a quantidade de óleo indicada e então virar o refogado sobre a panela maior que está o feijão.
  • Então coloque o sal e acerte-o.
  • Coloque as folhas de louro e deixe cozinhar por mais cinco minutos.

Para fazer um caldo de feijão mais grosso, deixe apurar um pouco mais. Caso durante o cozimento a água não seja suficiente, acrescente um pouco mais, pelo menos 20 minutos antes de finalizar.

Está pronto.

Como fazer na panela de pressão?

  • Na panela de pressão convencional você irá precisar cozinhar de um em um quilo, infelizmente não tem como fazer em maiores quantidades. Caso você tenha uma panela de pressão de 20L, sim existe. Você poderá cozinhar até três quilos de feijão, mais que isso não recomendamos.
  • Coloque o feijão na panela, coloque a quantidade de água indicada, um pouco mais que o dobro de feijão e então deixe cozinhar por 30 minutos.
  • Pré aqueça uma panela antiaderente com o óleo, refogue o alho (e a cebola quando for o caso) e então passe todo o feijão para essa outra panela.
  • Coloque o louro, acerte o sal (lembrando que é duas colheres (sopa) para cada quilo) e está pronto.

É tudo uma questão de adaptação, mas a base para você começar a fazer feijão em grandes quantidades é essa. Você pega a receita tradicional e multiplica os ingredientes e adapta a forma de cozimento.

Gostou da ideia? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.

Anterior Cálculo do bônus do FGTS, saiba como fazer e todas informações!
Proximo SISU 2018 - O que é e informações sobre o programa do MEC

Sobre o autor

Wes
Wes 913 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Receita de panqueca

Aqui no site já ensinamos como fazer panqueca, mas hoje gostaríamos de implementar ainda mais o seu cardápio com receitas de panqueca americana, panqueca doce e panqueca de frango para… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer caipirinha de morango

Dando continuidade a nossa série de receitas de caipirinha, onde já ensinamos como fazer caipirinha de vinho e a caipirinha tradicional, hoje estaremos ensinando como fazer uma deliciosa caipirinha de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer o molho barbecue ideal para hambúrgueres

Um molho barbecue bem feito é capaz de melhorar 100% qualquer hambúrguer, pois como o próprio nome já diz (a tradução é churrasco, do inglês), é a combinação perfeita com… Leia mais

Receitas 1 Comentario

Como fazer torresmo e como deixar crocante – Dica

Você sabe como fazer torresmo? E como deixar ele bem crocante? Hoje vamos ensinar como fazer um delicioso torresmo ficar crocante com algumas dicas simples e que você poderá testar… Leia mais

Receitas 24 Comentarios

Como fazer Esfiha do Habib’s – Receita fácil Esfirra aberta e recheios

Você acha delicioso as esfihas do Habib’s? E gostaria de aprender a receita de como fazer a tal esfirra aberta mais famosa do país, com recheios de carne, frango, queijo,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Relish de Pepino uma geleia para hambúrgueres

Com o sucesso de hamburguerias por todo o Brasil, surgiu a necessidade de criar diferentes combinações de carnes para os hambúrgueres, chamado blend e também a criação de diferentes opções… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta