Como fazer o melhor Whisky Caseiro – Uisque – Receitas

Como fazer o melhor Whisky Caseiro – Uisque – Receitas

Quer aprender ou pelo menos ter uma noção de como fazer uísque caseiro? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre whisky/uísque, onde entre os assuntos estão os tipos de destiladores, ingredientes principais, como fazer a fermentação e também algumas dicas.

Você que já é profissional no preparo caseiro de uísque, pode deixar também as suas informações, que estaremos atualizando este conteúdo com grande frequência e com base em suas experiências.

O uísque é uma bebida alcoólica feita normalmente com grãos triturados de centeio e trigo, há quem use cevada e milho, mas isso altera as versões tradicionais. A bebida sofre uma destilação, onde a quantia de álcool é aumentada na mistura, tornando-o ainda mais forte e “saboroso”.

como fazer uisque whisky caseiro receita

Escolhendo um destilador

Escolha um destilador feito com metal inoxidável ou cobre. Use um destes dois, exceto destiladores de alumínio ou estanho, pois eles podem gerar um álcool propício a doenças, normalmente usados para fazer etanol e outros líquidos que não serão consumidos. Para líquidos que serão consumidos, use o de cobre e aço inoxidável.

Existem destiladores de fracionamento (refluxo), estes servem para fazer álcool neutro, normalmente usado após o processo de destilação.

Opte por um alambique, ou destiladores próprios para uso doméstico.

Sempre use equipamentos autorizados pelo INMETRO ou outro órgão responsável por fiscalizar, para evitar problemas. Só faça algo em casa, depois de muita pesquisa e informação. Receitas caseiras são por sua conta e risco.

Tipos de grãos e plantas e tipos de álcool/tipos de bebidas – Qual é qual?

Cada tipo de grão, planta, fruta, etc, é responsável por um tipo de bebida, por isso para deixar mais claro, confira qual grão gera qual tipo de bebida ou serve de base para tal, a seguir:

  • Grão de trigo ou centeio = Uísque tradicional
  • Melaço de cana de açúcar = Rum
  • Caldo de cana = Cachaça
  • Milho = Moonshine
  • Cevada ou arroz = Cerveja
  • Suco de maçã = Cidra
  • Uva = Vinho
  • Arroz = Saquê
  • Batatas ou centeio = Vodca

Como fazer o melhor Whisky/Uísque Caseiro?

Para fazer um uísque de centeio você irá precisar dos seguintes ingredientes:

Ingredientes:

  • 3300g (três quilos e trezentas gramas) de centeio (grãos)
  • Um quilo de cevada
  • 550g de malte
  • Três gramas de levedura (uma colher de chá)
  • Uma grama de fluoreto de amônio (uma colher de chá rasa)
  • 24 litros de água

Um galão grande, esterilizado. Termômetro culinário, misturadores, uma panela grande, etc.

É claro que para fazer um teste, você pode diminuir as quantidades. Recomendamos que você estude um pouco sobre diferentes processos de fabricação da internet.

Como fazer?

As temperaturas são o ponto chave deste preparo, siga corretamente.

  • Pré aqueça a água a 20ºC
  • Em seguida adicione o malte, a cevada e o centeio e mexa constantemente até que a mistura chegue aos 70ºC.
  • Então coloque em fogo baixo e desligue o fogo de tempos em tempos, sempre mexendo, mantendo a temperatura em 70ºC. O tempo mexendo é de 2 a 3 horas, como se estivesse fazendo doce de leite caseiro :).
  • Passado esse tempo, filtre o líquido açucarado com uma peneira bem fina.
  • Passe-o para um tambor esterilizado, com tampa, ou uma cuba de fermentação própria.
  • Deixe o preparo esfriar até 20ºC e então acrescente a levedura e o fluoreto de amônio e então mexa até que fique tudo bem incorporado. Esse processo evita mais fermentação e contaminação, desde que o recipiente onde está o seu uísque não esteja contaminado, por isso é importante limpa-lo muito bem.
  • Depois de tudo bem misturado, feche o tambor com uma tampa que não permita o contato com o ar. Muito bem vedada.
  • Então deixe a mistura fermentar por sete dias.

Qual a função do destilador de uísque?

O destilador é um aparelho que serve para separar o álcool da água. Quanto mais tempo destilando, mais forte de álcool irá ficar a bebida. Por isso disse que um uísque bom, tem pelo menos 12 anos. Vai ter essa paciência? hahaha.

Como fazer para destilar o seu Uísque caseiro?

Agora é a parte da verdade.

  • Passe o líquido preparado acima, que foi fermentado, para o destilador. Você vai precisar de um destilador é claro. No mercado livre por exemplo é possível encontrar destiladores com preços que vão de R$ 35 a R$ 3 mil.
  • Coloque um pano bem limpo na boca do destilador, onde você irá despejar o líquido fermentado. Assim evita que algo sólido possa ir para dentro do aparelho.
  • O tempo para deixar o seu uísque destilando pode ser bem variado, depende de quão “poderoso” você quer a sua bebida.
  • Os primeiros 200ml de uísque destilado deve ser jogados fora, pois são neles que se encontram resíduos ruins.
  • Assim que passar o tempo que você achar necessário, dilua o destilado em 20 a 40% de água. Então coloque-o em uma garrafa própria, totalmente vedada e deixe-o envelhecer por mais algum tempo.

Após inúmeros testes, você chegará ao ponto de fabricação ideal.

Qual o tempo ideal para destilar/maturar o Whisky?

Existem pessoas que deixam o líquido fermentado, que será feito o uísque, maturando por 12 horas. Já outros produtores fazem a operação dura 100 dias. Ou seja, não existe um tempo exato para a maturação.

O que acontece é que, quanto maior o tempo maturando, mais forte de álcool o seu líquido será.

O tempo de maturação, é o quanto o uísque pode ficar guardado, podendo ultrapassar vários anos. Um exemplo bem clássico de Whisky maturado, são os de 12 anos, onde o sabor é incomparável ao de um tempo menor.

Você tem mais alguma dica? Gostaria de nos ajudar a melhorar esta publicação? Deixe seus comentários. Gostou? Compartilhe com seus amigos.

Anterior Como salvar uma rota no Waze para usar offline - Sem internet
Proximo TOP 5 receitas de sangria - Como fazer a bebida do verão

Sobre o autor

Wes
Wes 876 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer a torta do passa ou repassa?

Hoje iremos finalmente desvendar os mistérios e segredos da torta do passa ou repassa aqui no site. Iremos aprender como fazer a receita da torta passo a passo, onde ao… Leia mais

Receitas 15 Comentarios

Caldos de Inverno – Aprenda como fazer as melhores receitas de caldos

O inverno chegou e junto com ele uma ótima oportunidade para comer os melhores caldos quentes. Hoje vamos ensinar como fazer as receitas dos caldos de feijão, peixe, mandioquinha, mocotó,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer bolo kinder ovo com brigadeiro de pascoa

Com a chegada da páscoa diversas receitas “alternativas” para os tradicionais ovos de pascoa surgem, como por exemplo uma que foi sucesso nas redes sociais ano passado o Ovo de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Espetos de frango temperado Dukan – Receita Fase Ataque

A Dieta Dukan é uma das melhores formas de reeducação alimentar que existe na atualidade, e o grande segredo desta dieta é o consumo de farelo de aveia todos os… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro branco com uva e ganache

Na verdade esta é uma daquelas receitas que está mais para uma sobremesa de travessa do que para um docinho de festa infantil. Mas não quer dizer que fica delicioso,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer escondidinho doce com chocolate e purê de batata doce

Escondidinho de carne, escondidinho de frango, escondidinho de miojo (criação nossa também), chega de escondidinhos salgados, hoje vamos ensinar você como preparar uma receita de escondidinho doce feito com chocolate… Leia mais

  1. Joao Ramos
    janeiro 09, 12:04 Responda
    Só uma correção, não é quanto tempo fica destilando, é quantas vezes é feito o processo de maneira correta. Por exemplo, o de 100 dias citado seria uma destilação por dia durante 100 dias. Isso pode frustrar quem está começando por que da a entender que terá que deixar o whisky por 100 dias no fogo. Outra coisa, é citado que o Whisky de 12 anos faz referencia ao processo de destilação, enquanto se refere a maturação. Parabéns pelo conteúdo, espero ter contribuído. desculpe qualquer coisa. Obrigado
    • Wes
      janeiro 10, 10:58 Responda
      Muito obrigado João! Contribuiu e muito! Volte sempre.
  2. Antonio
    março 05, 22:56 Responda
    A maturação pode ser em barril de madeira , tipo Carvalho,amendoim etc
    • Wes
      março 09, 11:18 Responda
      Foi uma afirmação ou pergunta? Se foi pergunta, acredito que pode sim.

Escreva uma resposta