Como fazer sinal público de um documento

Como fazer sinal público de um documento

Você sabe o que é um sinal público de documento? É o mesmo que reconhecimento de firma? Hoje estaremos esclarecendo as principais dúvidas sobre este assunto, ensinando como fazer o seu Sinal Público de documentos muito importantes e muito mais.

O que é sinal público?

Sinal Publico, é uma espécie de “reconhecimento de firma” do escrevente ou tabelião que assinou o reconhecimento de firma, autenticação, certidão etc.

É o ato de um tabelião dizer que aquela etiqueta, carimbo, selos, rubricas, assinaturas é realmente do Cartório de origem e do tabelião ou escrevente que assinou. Para fazer essa afirmação todos os tabelionatos tem acesso a um sistema que contem uma ficha de todos os tabeliães e escreventes de todos os Cartórios do Brasil, através desse sistema o atendente e/ou tabelião podem conferir a assinatura constante no sistema, e verificar se confere com a assinatura posta no documento a ser reconhecido o sinal público, bem como conferem através de um sistema especifico se o selo confere com a origem.

Após conferir todas essas informações, então é feito  sinal público, que é um carimbo e/ou etiqueta semelhante ao reconhecimento de firma. Em resumo, sinal público é o reconhecimento de firma da assinatura de um tabelião ou escrevente.

Para que serve o sinal público?

O sinal público é um ato entre cartórios, para garantir a segurança do documento, evitando assim problemas como por exemplo falsificações.

O sinal público é a forma de se evitar ou pelo menos dificultar a ação de estelionatários. Hoje em dia na maioria dos Estados da federação já é usado o selo digital, diminuindo assim o índice de furtos de selo e falsificação de documentos, porque antes do uso do selo digital havia vários furtos de malotes de selos físicos, na qual os estelionatários falsificavam etiquetas e assinaturas de Tabeliães e escrevente e usavam o selo físico furtado para validar o documento; dessa forma surgiu o sinal público, que o atendente e/ou tabelião ao conferir a autenticidade da assinatura e selo estará evitando a falsificação, pois se o reconhecimento de firma ou autenticação daquele documento for falso, o tabelião de imediato descobrirá e tomara as providências cabíveis.

Observando ainda que, embora hoje a maioria dos Estados adotaram o uso do selo digital, ainda assim existem casos de falsificações de documentos, por isso o sinal público ainda é essencial independentemente se o documento foi utilizado selo físico ou digital.

Para que fazer sinal público se o Cartório que fez o Reconhecimento de firma, autenticação, certidão etc, já tem fé pública?

O reconhecimento do sinal público, parecer ser um ato redundante, pois se todos os tabeliães tem fé pública, para que um tabelião reconhecer  sinal público de outro? pois bem, todos os atos que envolvem Cartórios, tem um rigor para que os atos sejam completamente seguros, embora pareça se um ato redundante ou que para muitos parece ser um ato desnecessário apenas um meio para Cartórios lucrarem, mas não é bem assim, o sinal público é feito justamente para a segurança do próprio cliente, para que pessoas não venham ser prejudicadas por falsificações de documentos entre outras ciladas de estelionatários, pois infelizmente no Brasil embora inúmeras medidas de segurança são feitas dia após dia, ninguém está livre de ser vitima de uma falsificação, pois cada dia mais criam novas formas para falsificarem documentos, assinaturas, selos, etiquetas, carimbos etc, portanto o sinal público é necessário para assegura a eficácia do documento.

Devo fazer o sinal público somente onde tenho firma reconhecida?

Não, embora sinal público seja semelhante ao reconhecimento de firma, não precisa necessariamente ser feito onde a pessoa tenha firma aberta, pois o que se reconhece não é a firma da pessoa titular daquele documento, mas sim se reconhece a firma do Tabelião ou escrevente que assinou a etiqueta, carimbo, certidão etc.

Para fazer o sinal público a pessoa pode se dirigir a qualquer Cartório de Notas, pois todos os cartórios tem acesso a um sistema chamado “Censec”, a qual consta as assinaturas de todos os Tabeliães e escreventes de todos os Cartórios do Brasil, sendo assim qualquer cartório de notas pode fazer o sinal público, independente se o cliente tenha ou não cartão de assinatura no Cartório.

Tem alguma dúvida? Deixe seus comentários. Gostou? Compartilhe.

Anterior Como pagar multa de trânsito? Notificação, Defesa Prévia, Autuação e Recurso
Proximo Como fazer um nicho de shampoo no banheiro

Sobre o autor

Wes
Wes 770 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Cartório 0 Comentarios

Certidão de Óbito – Como fazer a primeira via passo a passo

Está com dúvidas sobre a primeira via da Certidão de Óbito? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre este assunto e ensinando o passo a passo de como fazer o… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer reconhecimento de firma de documentos

Vai comprar um carro, uma casa, fazer algum contrato ou qualquer outra ação em cartório e precisa reconhecer firma? Hoje estaremos ensinando você como fazer o reconhecimento de firma de… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer a segunda via da certidão de Nascimento, Casamento e Óbito

Como sabemos, com a correria do dia a dia, cada dia mais ficamos com menos tempo e mais dificuldades de se deslocar para resolvermos determinados assuntos como por exemplo conseguir… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer um Divórcio Extrajudicial

Vai divorciar ou está pensando em se separar/terminar seu casamento, mas possui dúvidas quanto a como fazer um divórcio? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre este assunto, explicando sobre… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer a primeira via da Certidão de Nascimento

Precisando fazer a certidão de nascimento/registro de nascimento mas não sabe como fazer? Neste texto estaremos ensinando passo a passo de como solicitar a certidão, quais documentos necessários para levar… Leia mais

Cartório 0 Comentarios

Como fazer autenticação de documentos – Cópia fiel de documento

Precisa autenticar um documento mas não sabe nem por onde começar? O Como Fazer Fácil irá ensinar passo a passo como tirar e comprovar a cópia fiel de seus documentos… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta