Como imprimir o Certificado Internacional de Vacinação CIVP online

Como imprimir o Certificado Internacional de Vacinação CIVP online

Precisa emitir o seu certificado internacional de vacinação CIVP através da internet? Saiba que a partir do dia 29 será possível imprimir o documento de vacinação contra a Febre Amarela de forma online, através do portal de serviços do Governo Federal.

E se você vai fazer uma viagem internacional e precisa do certificado CIVP, confira passo a passo como fazer para imprimi-lo de forma online, sem qualquer burocracia e de maneira fácil, sem ter que enfrentar filas ou longos prazos da Anvisa.

*UPDATE: ASSIM QUE O SISTEMA ESTIVER FUNCIONANDO 100% ESTAREMOS ATUALIZANDO ESTE TEXTO.

O que é o documento CIVP?

O documento solicitado em viagens internacionais, conhecido pela sigla CIVP, tem por significado Certificado internacional de vacinação e profilaxia. Ele é uma certificação oficial do órgão da saúde, responsável por comprovar a vacinação contra diversos tipos de doenças, mas principalmente a febre amarela, que hoje é exigido por 135 países, sendo fundamental para que brasileiros e outros estrangeiros tenha acesso ao país.

Quanto tempo antes da viagem internacional devo ser vacinado contra Febre Amarela?

Para poder emitir emitir o certificado de vacinação o viajante deve tomar a vacina em um período de no máximo 10 dias antes com relação a data de embarque. Se o período não for respeitado, não será possível emitir o certificado e provavelmente você não poderá viajar.

Como é feita a emissão do documento presencialmente?

O documento pode ser obtido gratuitamente através dos centros de orientação ao viajante ou serviços conveniados com a ANVISA. É preciso levar até um destes centros os documentos pessoais e o comprovante de vacinação. Em algumas regiões essa atitude de comparecer ao centro deve ser previamente agendada através do site:

Então após a avaliação da documentação pessoal e do comprovante de vacinação, o órgão irá emitir o certificado que deverá ser levado na viagem e apresentado aos responsáveis pela vistoria no país.

Como é feita a emissão do documento online?

A emissão online é feita através do sistema digital da Anvisa em conjunto com a Secretaria do Governo Digital. Acesse o seguinte site:

Todos os trâmites são feitos através deste portal, sem a necessidade do comparecimento a um local físico da Anvisa, exceto em casos específicos como estrangeiros sem CPF e também toda a população indígena.

Como imprimir o Certificado Internacional de Vacinação CIVP online?

Primeiramente tome a vacina exigida, na maioria dos casos a de Febre Amarela. Para se vacinar é preciso comparecer a uma das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), ou procurar alguma clinica privada que seja conveniada com a Anvisa. Obtenha o comprovante de vacinação com o lote da vacina e então siga os próximos passos:

  • Acesse o site www.serviços.gov.br! e clique em “SOLICITAR”, no final da página.
  • Por lá faça o seu cadastro no Portal de Serviço utilizando o seu CPF, nome completo, email e digitando os caracteres de segurança. É possível fazer o cadastro através de um certificado digital também.

solicitar certificado online civp viagens febre amarela

Lembrando que a Anvisa emite o CIVP apenas para quem for vacinado no Brasil.

cadastro brasil cidadao viagens internacionais vacinas febre amarela

  • Depois de efetuar o cadastro inicial, será preciso inserir as informações da vacina (lote), comprovante de vacinação e/ou carteira de vacinação. Então todos os dados enviados serão analisados pela equipe responsável na Anvisa, caso haja alguma divergência o órgão irá entrar em contato com quem efetuou a vacinação para confirmar os dados.

fazendo cadastro online certificado anvisa civp vacinacao

Enquanto este processo acontece, o cidadão precisa aguardar. Após um período (a princípio será de 1 dia), o deferimento será enviado através de uma mensagem no Portal de Serviços, que poderá ser acessado após a efetuação do login. Nesta mensagem estará descrito a aprovação, exigência ou até mesmo o indeferimento do certificado.

  • Então basta imprimir o certificado CIVP online, assinar no local indicado do certificado e porta-lo durante sua viagem. Lembrando que a assinatura deve ser a mesma do seu documento oficial.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Como fazer um bom roteiro de viagem!

Anterior Como plantar batata yacon
Proximo Como fazer o verdadeiro frango frito americano

Sobre o autor

Wes
Wes 892 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como comprar pacotes de Carnaval 2019 baratos

Encontrar uma boa promoção de pacotes para o Carnaval 2019 pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente para aqueles que nunca compraram viagens para o feriado de carnaval ou… Leia mais

Como fazer reserva em hotel

Vou viajar mas nunca fiz uma reserva em hotel, como devo proceder? Essa é uma pergunta que está rodeando a sua mente nos dias que antecedem a sua viagem? Não… Leia mais

Como fazer o cartão de crédito do HURB Hotel Urbano?

O Hotel Urbano agora é Hurb.com. Com o objetivo de se transformar em uma marca internacionalmente conhecida, no último dia 01 de agosto de 2018 a agência brasileira de viagens,… Leia mais

Como fazer uma busca de passagens aéreas baratas no Hurb.com

O Hurb.com é a nova marca do Hotel Urbano, um dos principais canais online de venda de viagens de todo o Brasil. Mas você sabe como fazer uma cotação de… Leia mais

Como fazer autorização para menor de idade viajar

Você sabia que só são permitidas viagens sem acompanhamento maiores de 18 anos? E quando é preciso que uma criança faça uma viagem nacional ou internacional sozinha, acompanhada por pessoas… Leia mais

Como fazer um bom roteiro de viagem – TOP Dicas

Para fazer um bom roteiro de viagem, é preciso levar em consideração diversos fatores, dos quais podem ser fundamentais para o sucesso ou fracasso de sua expedição 🙂 Por isso… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta