Como imprimir o Certificado Internacional de Vacinação CIVP online

Como imprimir o Certificado Internacional de Vacinação CIVP online

Precisa emitir o seu certificado internacional de vacinação CIVP através da internet? Saiba que a partir do dia 29 será possível imprimir o documento de vacinação contra a Febre Amarela de forma online, através do portal de serviços do Governo Federal.

E se você vai fazer uma viagem internacional e precisa do certificado CIVP, confira passo a passo como fazer para imprimi-lo de forma online, sem qualquer burocracia e de maneira fácil, sem ter que enfrentar filas ou longos prazos da Anvisa.

*UPDATE: ASSIM QUE O SISTEMA ESTIVER FUNCIONANDO 100% ESTAREMOS ATUALIZANDO ESTE TEXTO.

O que é o documento CIVP?

O documento solicitado em viagens internacionais, conhecido pela sigla CIVP, tem por significado Certificado internacional de vacinação e profilaxia. Ele é uma certificação oficial do órgão da saúde, responsável por comprovar a vacinação contra diversos tipos de doenças, mas principalmente a febre amarela, que hoje é exigido por 135 países, sendo fundamental para que brasileiros e outros estrangeiros tenha acesso ao país.

Quanto tempo antes da viagem internacional devo ser vacinado contra Febre Amarela?

Para poder emitir emitir o certificado de vacinação o viajante deve tomar a vacina em um período de no máximo 10 dias antes com relação a data de embarque. Se o período não for respeitado, não será possível emitir o certificado e provavelmente você não poderá viajar.

Como é feita a emissão do documento presencialmente?

O documento pode ser obtido gratuitamente através dos centros de orientação ao viajante ou serviços conveniados com a ANVISA. É preciso levar até um destes centros os documentos pessoais e o comprovante de vacinação. Em algumas regiões essa atitude de comparecer ao centro deve ser previamente agendada através do site:

Então após a avaliação da documentação pessoal e do comprovante de vacinação, o órgão irá emitir o certificado que deverá ser levado na viagem e apresentado aos responsáveis pela vistoria no país.

Como é feita a emissão do documento online?

A emissão online é feita através do sistema digital da Anvisa em conjunto com a Secretaria do Governo Digital. Acesse o seguinte site:

Todos os trâmites são feitos através deste portal, sem a necessidade do comparecimento a um local físico da Anvisa, exceto em casos específicos como estrangeiros sem CPF e também toda a população indígena.

Como imprimir o Certificado Internacional de Vacinação CIVP online?

Primeiramente tome a vacina exigida, na maioria dos casos a de Febre Amarela. Para se vacinar é preciso comparecer a uma das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), ou procurar alguma clinica privada que seja conveniada com a Anvisa. Obtenha o comprovante de vacinação com o lote da vacina e então siga os próximos passos:

  • Acesse o site www.serviços.gov.br! e clique em “SOLICITAR”, no final da página.
  • Por lá faça o seu cadastro no Portal de Serviço utilizando o seu CPF, nome completo, email e digitando os caracteres de segurança. É possível fazer o cadastro através de um certificado digital também.

solicitar certificado online civp viagens febre amarela

Lembrando que a Anvisa emite o CIVP apenas para quem for vacinado no Brasil.

cadastro brasil cidadao viagens internacionais vacinas febre amarela

  • Depois de efetuar o cadastro inicial, será preciso inserir as informações da vacina (lote), comprovante de vacinação e/ou carteira de vacinação. Então todos os dados enviados serão analisados pela equipe responsável na Anvisa, caso haja alguma divergência o órgão irá entrar em contato com quem efetuou a vacinação para confirmar os dados.

fazendo cadastro online certificado anvisa civp vacinacao

Enquanto este processo acontece, o cidadão precisa aguardar. Após um período (a princípio será de 1 dia), o deferimento será enviado através de uma mensagem no Portal de Serviços, que poderá ser acessado após a efetuação do login. Nesta mensagem estará descrito a aprovação, exigência ou até mesmo o indeferimento do certificado.

  • Então basta imprimir o certificado CIVP online, assinar no local indicado do certificado e porta-lo durante sua viagem. Lembrando que a assinatura deve ser a mesma do seu documento oficial.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Como fazer um bom roteiro de viagem!

Anterior SISU 2019 - O que é e informações sobre o programa do MEC
Proximo Como fazer o verdadeiro frango frito americano

Sobre o autor

Wes
Wes 951 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como fazer um cartão de crédito Smiles GOL

Que tal possuir um cartão de credito com o renome do programa de fidelidade da Gol Linhas Aéreas o Smiles? Agora é possível adquirir cartões Gold, Internacional, Platinum e Infinite… Leia mais

ID Jovem 2.0 – Como fazer a Identidade Jovem

É sempre importante estar por dentro de todos os programas do governo, justamente para poder obter alguma vantagem social e financeira, como é o caso do ID Jovem 2.0, uma… Leia mais

Como fazer um bom roteiro de viagem – TOP Dicas

Para fazer um bom roteiro de viagem, é preciso levar em consideração diversos fatores, dos quais podem ser fundamentais para o sucesso ou fracasso de sua expedição 🙂 Por isso… Leia mais

10 destinos para passar o reveillon 2019

O réveillon 2019 é a próxima oportunidade para fazer uma viagem incrível e inesquecível. Se você ficou com dúvidas em 2018 e deixou para a última hora, ficando de fora… Leia mais

Qual o aeroporto mais próximo do evento Lollapalooza BR

Você está se preparando para ir no Lollapalooza Brasil? Sabe qual é o aeroporto mais próximo do evento? Atualmente o festival de música Lollapalooza BR está acontecendo no Autódromo de… Leia mais

Como buscar passagens aéreas na Black Friday com o Google Flights

Gostaria de aproveitar esta Black Friday para comprar as passagens aéreas de sua próxima viagem? Saiba que o Google Flights é o buscador oficial de voos do Google e através… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta