Como plantar berinjela

Como plantar berinjela

Comer uma berinjela refogada, a milanesa, em forma de patê e de outras maneiras, além de gostoso é muito benéfico para a saúde, pois este vegetal é rico em vitaminas e nutrientes, controlando e evitando diversos tipos de doenças e até alguns tipos de câncer. Os valores da berinjela no mercado não estão tão altos, mas é sempre bom poder economizar e principalmente cultivar as suas próprias plantas, sem a adição de venenos, que podem ser muito prejudiciais para a nossa saúde.

Por este motivo, hoje estaremos apresentando um passo a passo básico de como fazer para plantar berinjela no seu quintal, horta e também em grandes plantações. Mas no caso das grandes plantações recomendamos a contratação de um agrônomo e profissionais qualificados, para que nada saia errado e você perca muito dinheiro com isso.

A berinjela

A berinjela é proveniente da Índia, onde até os dias atuais ela é cultivada por lá. Ela é uma planta que quando fixada corretamente, pode chegar a quase dois metros de altura, com frutos que podem chegar perto dos quarenta centímetros. Os formatos são variados, mas normalmente as cores são roxo escuro, ponto onde você saberá que já está na hora da colheita.

A única parte aproveitável dos pés de berinjela é o fruto.

Como plantar berinjela?

O plantio da berinjela é feito a partir das sementes do fruto. Antes de começar o plantio, as sementes podem ser colocadas em água, em temperatura ambiente, para facilitar o processo de germinação, no período de 24 horas.

Depois de deixar de um dia para o outro as sementes na água, espalhe as sementes sobre o solo, sem enterra-las, e então peneire terra por cima, deixando apenas uma fina camada. Você também poderá usar uma serragem fininha. O espaçamento entre as plantas deve respeitar no mínimo 50 centímetros.

Você poderá plantar as sementes em sementeiras, potinhos próprios para plantio e deixar que elas cresçam até pelo menos 10 centímetros de altura e então realizar o transplante para o local definitivo, com uma terra mais fofa de preferência.

como-plantar-berinjela-passo-a-passo

Dependendo do tamanho dos frutos, talvez seja necessário fazer uma estaca, prendendo a planta na vertical, para que a mesma não apodreça quando em contato direto com o solo. Sempre limpe bem o solo envolta do pé de berinjela, para que não venha a perder os nutrientes para outras plantas.

Qual o melhor solo/terreno para plantar berinjela?

Um solo fértil, rico em material orgânico, com boa drenagem é o solo ideal para plantar berinjela. O pH deve variar entre 5,5 e 7.

Como irrigar (regar) a berinjela?

Solos sempre úmidos, mas não encharcados é o ideal para os pés de berinjela.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar berinjela?

As temperaturas devem sempre permanecer acima dos 21ºC, pois a planta gosta mesmo é do calor. Em regiões onde a temperatura é baixa, será preciso plantar durante o verão e em estufas. É importante estar atento também no período da flora, pois as chuvas acabam destruindo as flores, onde a planta não será polinizada e consequentemente não dará frutos.

A luminosidade deve ser alta, com sol em boa parte do dia, com sombra parcial.

Quando e como fazer a colheita da berinjela?

O período é considerado “rápido”, mas pode variar bastante. Em condições perfeitas de clima, solo, irrigação, luminosidade e tudo, é possível colher a berinjela com 3 meses após o plantio. Em outras condições a colheita poderá ser feita com 6 meses.

Quando o fruto (berinjela) estiver grande, liso, com a cor viva, chegou a hora de realizar a colheita, pois caso passe alguns dias disso, ele começa a enrugar e já não fica bom para consumo, pois o fruto acaba amargando.

Basta arrancar ela do pé com cuidado, para não danificar outros frutos que ainda não estejam maduros e também para não bater e acabar ferindo e apressando a decomposição do mesmo.

Tem alguma outra dica? Deixe seus comentários.

Anterior Como baixar filmes/séries do Netflix? Finalmente Netflix Offline
Proximo Como fazer porta treco de cola quente?

Sobre o autor

Wes
Wes 770 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar alface

A alface está presente em mesas do mundo todo, pois é uma das hortaliças mais cultivadas e conhecidas no planeta, que serve quase que exclusivamente para salada. Tem seu nome… Leia mais

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande… Leia mais

Como plantar alcachofra

A alcachofra é um importante vegetal para a nossa saúde e é principalmente usada em pratos durante dietas para emagrecer. Hoje estaremos ensinando um passo a passo simples e que… Leia mais

Como plantar agrião d’água

O agrião é conhecido por seu sabor picante (ardidinho), mas que fica ótimo com limão e sal na salada. Ele trás ótimos benefícios para a nossa saúde, inclusive auxilia na… Leia mais

Como plantar almeirão/chicória/endívia

O almeirão é um importante vegetal na diminuição do colesterol LDL, e para outros pontos da saúde. Ele fica ótimo em uma salada e suas folhas são mais grossas do… Leia mais

Como plantar endro/aneto

A planta chamada endro é também conhecida como dill ou aneto, e faz parte da família das apiáceas. É uma planta que quando fresca é usada para temperar peixes, mariscos,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta