Como plantar batata

Como plantar batata

Hoje estaremos ensinando passo a passo como plantar batata, um dos alimentos mais consumidos por nós brasileiros, em diferentes formas e diferentes receitas. O ideal é que você tenha um espaço maior terra para cultivar batatas, mas saiba que é possível planta-la até em vasos, para pequenas colheitas em suas hortas.

A batata

A batata é um tubérculo rico em amido, um tipo de carboidrato presente em diversas variedades da espécie. Essa planta tem sua origem registrada na Cordilheira dos Andes a cerca de 8 mil anos atrás, ao lado do Lago Titicaca pelo menos é isso que os primeiros indícios indicam. Ela foi espalhada para o cultivo em outras regiões do mundo, por colonizadores europeus.

Esta planta herbácea pode chegar a mais de 1 metro de altura.

Como plantar batata?

Normalmente as plantações de batatas são certificadas, pois o seu cultivo é realizado em locais que estão livres de doenças comuns nas batateiras. Os locais próprios para este cultivo, assim como no seu início da história, são em regiões com invernos bem rigorosos, pois no período, a temperatura mata insetos que transmitem as doenças para as batateiras. Existe toda uma técnica para o plantio em grande escala, por isso aconselhamos que busque informações em centros de estudos agronômicos.

Mas as batatas também podem ser plantadas em hortas domesticas, através de batatas que não contam com os sinais clássicos das doenças comuns na planta.

Primeiramente deixe as batatas escolhidas para “sementes” em um local bem iluminado, até que os rebentos (brotos) começam a despontar do tubérculo. Quando os brotos chegarem em dois centímetros, é a hora de realizar os próximos passos do plantio.

Você poderá usar batatas inteiras, assim como batatas em pedaços grandes. No caso de batatas bem grandes, deixe apenas dois brotos por pedaço e então reserve-os para o plantio.

Para plantar batata, basta colocar os brotos em vasos, “cocheiras” próprias de plantio, horas, sacos e outros itens que possam ter ao menos 30 centímetros de largura e profundidade, para que assim a planta cresça e se desenvolva.

como-plantar-batata

Qual o melhor solo/terreno para plantar batata?

O solo deve ser com uma boa drenagem, não deve conter detritos, rico em nitrogênio, fértil e em matéria orgânica. As batatas são resistentes quanto ao pH dos solos, mas o ideal é que ele esteja entre 5 e 6.

Como irrigar (regar) a batata?

O solo não pode ser encharcado, apenas deixe-o pouco úmido. A irrigação deve ser cortada nos últimos 15 dias antes da colheita.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar batata?

O clima ideal para o crescimento das batatas é em climas mais frios, a variação de temperatura deve ser entre 15 e 20ºC. Em climas quentes, a planta não consegue se desenvolver, visto que era cultivada nos alpes. Quanto a iluminação ela deve ser constante, mas não com sol em contato direto, o ideal é que a planta pegue sol apenas algumas horas do dia.

Quando e como fazer a colheita da batata?

Assim que os ramos estiverem começando a ficar amarelados, é a hora da colheita. Normalmente as batatas começam a se soltar com uma boa facilidade. Caso você precise guardar as batata por um bom tempo, espere até que a planta seque por completo, para então fazer a colheita.

Só faça o consumo da batata, o restante da planta deve ser descartado.

Confira também:

Como plantar aipo

Anterior Como fazer gelatina vegetal FIT com Ágar-Ágar
Proximo Como plantar batata doce

Sobre o autor

Wes
Wes 788 posts

<p>Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.</p>

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar alcaparras

Esta planta chamada alcaparreira, de origem mediterrânica, possui frutos (alcaparras) que saem de arbustos, com formatos ovais, onde muitos acreditam que além de suas propriedades nutricionais, ainda é uma frutinha… Leia mais

Como plantar alho

Chegou a hora de você plantar alho na sua horta. Hoje vamos ensinar o passo a passo de como cultivar alho, uma planta presente em todas as cozinhas dos brasileiros… Leia mais

Como plantar baunilha

No texto de hoje estaremos falando um pouco mais sobre como plantar baunilha, este que é um dos ingredientes principais de diversos aromatizantes, essências, receitas e outros itens da culinária… Leia mais

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande… Leia mais

Como plantar gengibre

O gengibre é um poderoso alimento contra diversas doenças. Aumenta a imunidade, é recomendado na prevenção de alguns tipos de câncer, ótimo para o tratamento de gripes, resfriados, desintoxicação alimentar,… Leia mais

Como plantar bardana

A bardana é uma planta normalmente usada com fins medicinais no Brasil e muito apreciada na culinária japonesa. Em 100g de bardana é possível encontrar 72 calorias, 308mg de potássio,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta