A dobradinha é um prato típico de inverno, feita da maneira correta pode ficar uma delícia. E você que está em busca de aprender tudo sobre esta receita, hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer a melhor dobradinha de inverno, dando as principais dicas e também apresentando os principais segredos para uma receita de sucesso.
De uma chance para a dobradinha/bucho, bem preparado é uma delícia
Muitos tem um certo “preconceito” com a dobradinha, por ser uma receita com cheiro forte quando está sendo preparada, mas isso acontece somente no primeiro cozimento. Depois o cheiro vai embora e a maneira que ela pode ser preparada fica muito gostosa.
Dobradinhas comuns, que só é utilizado o “bucho” e temperos, não são tão boas quanto a que estaremos ensinando logo a seguir. O segredo para deixar ela bem gostosa é caprichar nos temperos e incrementar o prato, utilizando outros ingredientes com sabores característicos, como o bacon.
Uma receita de dobradinha bem temperada, que leva bacon, costelinha de porco, batata e feijão branco (aquele bem grandes) não tem um mínimo de chance de ficar gostosa? Fica sim, faça e comprove.
Como fazer a melhor dobradinha de inverno?
Ingredientes:
- 500g de dobradinha (bucho)
- 400g de costelinha de porco
- 300g de bacon
- 300g de calabresa
- Duas xícaras (chá) de feijão branco (uma qualidade bem grande)
- Três unidades de batata média
- Meia cebola (picadinha)
- Quatro dentes de alho (amassado)
- Uma xícara (chá) de salsinha e cebolinha (picadinho)
- Colorau a gosto
- Óleo para refogar (uma colher sopa já é o suficiente)
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Água para cozinhar
Como fazer?
- O primeiro passo para preparar esta dobradinha é corta-la em tiras pequenas e colocar na panela de pressão. Coloque água passando um pouco para cima da quantidade de bucho e leve ao fogo para cozinhar por 25 minutos.
- Este é o primeiro cozimento, para tirar o gosto e cheiro forte.
- Depois de cozido, escorra toda a água e reserve.
- Pique o bacon em pedaços não muito pequenos, pois ele pode “desaparecer” no cozido. Pique também a costelinha de porco, a calabresa em rodelinhas e reserve.
- Descasque e corte as batatas em cubinhos. Reserve.
- Pré aqueça a panela de pressão. Use uma panela não muito pequena.
- Coloque o óleo e então refogue o bacon, a calabresa e a costelinha de porco. Acrescente a cebola e refogue mais um pouquinho, então coloque o alho e mexa bem.
- Acrescente um pouco de água.
- Coloque a dobradinha cozida e cortada, acrescente o restante dos ingredientes (batata, feijão, temperos etc) e mexa bem.
- Coloque água até passar um pouco acima de todos os ingredientes. Experimente um pouco do caldo para saber se está bom de sal e então feche a panela.
- Deixe cozinhar por mais 30 a 40 minutos e está pronto.
Dicas para preparar a melhor dobradinha do mundo
SEMPRE cozinhe duas vezes o bucho/dobradinha. Se você economizar no cozimento e não tiver paciência na hora do preparo, ela vai ficar amarga e não vai ficar nem um pouco saborosa.
Não economize nos ingredientes extras. Complementar a receita com bacon, costelinha de porco, calabresa, feijão branco, batatas e outros ingredientes e temperos é o segredo para deixar saboroso.
Não use legumes e vegetais além da batata e dos temperos que citamos por aqui. Pode até ser que uma cenoura, brócolis, etc, de um outro gostinho a sua dobradinha, mas nós recomendamos que você só use batatas. Fazer uma mistura muito grande, pode tirar o gosto principal.
Você pode fazer um arroz a parte. Cozinhe um arroz bem soltinho para complementar a sua dobradinha, mas faça isso em outra panela, não recomendamos que cozinhe tudo junto.
Gostou desta delícia? Deixe seus comentários. Compartilhe com seus amigos.