Como fazer catchup temperado caseiro para hambúrgueres

Como fazer catchup temperado caseiro para hambúrgueres

Um hambúrguer caseiro, gourmet, artesanal ou até mesmo aqueles de mercado, sem um bom catchup como complemento não é a mesma coisa, concorda? E se tratando de hamburguerias, é necessário provar das melhores receitas de catchup que existem, cada uma com um toque especial, um tempero secreto, ou para os mais preguiçosos ou sem tempo, uma boa marca de ketchup vendida no atacado.

E para facilitar ainda mais a sua vida, depois desta semana de publicações aqui no Como Fazer Fácil, relacionada a hambúrgueres, hoje estaremos apresentando uma receita de catchup temperado caseiro ideal para blends de hambúrgueres artesanais, com algumas dicas secretas, que podem fazer toda a diferença no resultado final.

Esta receita é muito indicada pois se trata de uma versão de catchup natural, saudável, sem conservantes, exceto pelos aditivos no cultivo dos tomates, mas que você poderá retirar o máximo das toxinas, deixando-os de molho em vinagre ou outra combinação que saiba (primeira grande dica).

Por se tratar de uma versão caseira, sem conservantes é importante prestar atenção na validade do seu catchup caseiro, pois ele estraga em no máximo três dias, mesmo sendo armazenado na geladeira. O ideal é fazer, deixar esfriar e já usar.

como fazer catchup ketchup caseiro para hamburgueres

Nós não colocamos muitos ingredientes nesta receita tradicional de catchup caseiro, porque você poderá estar usando comercialmente, e cada ingrediente a mais poderá refletir no lucro final. Mas se for para fazer em casa, capriche nos temperos e faça um ketchup melhor do que as marcas mais famosas do Brasil.

Como fazer catchup (ketchup) temperado caseiro para hambúrgueres artesanais

Esta receita rende 5 boas porções.

Ingredientes:

  • Cinco unidades de tomate (maduros, nem muito, nem pouco maduro)
  • Uma unidade de pimentão vermelho picadinho
  • Um dente de alho picadinho
  • Três xícaras (chá) de água
  • Uma xícara (chá) de vinagre branco
  • Meio pau de canela
  • Dois cravos
  • Uma folha de louro
  • Uma colher (sopa) de açúcar mascavo (ou a gosto)
  • Uma colher (sobremesa) de sal (ou a gosto)

Como fazer?

  • Em uma panela antiaderente coloque os tomates picados, o pimentão, o alho e a água e leve ao fogo baixo, deixando cozinhar bem até derreter. De tempos em tempos de uma mexida e coloque mais água caso esteja secando, afinal você não quer gosto de queimado no seu catchup caseiro.
  • Após virar um creme bem cozido, desligue o fogo e passe a mistura em uma peneira de inox (alumínio ou outra que não seja de plástico para não derreter) Aperte a mistura com uma colher de sopa e separe a parte não coada e jogue fora.
  • Coloque em uma outra panela antiaderente, o vinagre, o louro, os cravos a canela e o açúcar e deixe esquentar um pouco. Fique mexendo sempre.
  • Assim que começar a dar uma fervida coloque o molho de tomate coado e mexa.
  • Acrescente o sal a gosto ou o indicado na receita e então deixe cozinhar até que fique mais grosso, dando uma boa reduzida. Cuidado para não queimar.
  • Acerte nos temperos e está pronto.

Você pode colocar outros temperos também, como pimenta do reino, salsinha e cebolinha bem picadinhos.

Fica uma maravilha, pronto para usar no seu hambúrguer artesanal!

Se tiver alguma dica, deixe seus comentários.

Anterior Como fazer maionese temperada para hambúrgueres
Proximo Como fazer brigadeiro branco com uva e ganache

Sobre o autor

Wes
Wes 857 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 4 Comentarios

Como fazer o melhor Whisky Caseiro – Uisque – Receitas

Quer aprender ou pelo menos ter uma noção de como fazer uísque caseiro? Hoje estaremos falando um pouco mais sobre whisky/uísque, onde entre os assuntos estão os tipos de destiladores,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Torta de banana na frigideira – Muito fácil

A torta de banana na frigideira  não é uma receita tão famosa, mas já é um pouco antiga. Ela leva uma massa um pouco mais fina, onde podemos chamar inclusive… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro de maracujá com coco

O gostinho de maracujá em doces é único e a combinação é praticamente perfeita. Por este motivo, hoje estaremos ensinando como preparar um delicioso brigadeiro de maracujá com coco ralado,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Banana Caramelada – China in Box

Fui ao China in Box e provei uma deliciosa banana caramelada deles, e achei sensacional. Quem tiver oportunidade peça uma, pois só a original tem um sabor único. Como não… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer receita doce de pipoca com calda de groselha

Pipoca colorida lembra muito da minha infância, onde era mais comum no centro da cidade os pipoqueiros venderem pipocas azuis, amarelas, vermelhas, verdes etc. Hoje em dia encontramos normalmente as… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Receita de cookies com nutella

Nós já ensinamos como fazer donuts com nutella, e hoje chegou a hora de ensinar como fazer cookies com nutella, onde esse creme de avelã delicioso, da um toque todo… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta