Um molho de tomate bem feitinho por cima de uma bela macarronada fica delicioso não é mesmo? É o que da praticamente todo o sabor. E não somente em macarronada, em praticamente todo tipo de massa o extrato de tomate é essencial, em pizzas, calzones, talharim, e também em outras receitas como estrogonofe de carne, picadinho e muito mais.
Mas como fazer um bom extrato de tomate? No mercado encontramos várias marcas já prontas, mas o ideal mesmo é fazer o seu próprio molho de tomate caseiro, pois os tomates são fresquinhos e você pode adicionar outros ingredientes para tornar ainda melhor o seu prato principal.
E ao contrário do que muitos pensam, fazer extrato de tomate caseiro não é nada complicado, a receita leva poucos ingredientes e é muito fácil de fazer.
Para você que acompanha todas as receitas e dicas do nosso site, hoje vamos apresentar duas opções que poderá ser testada em sua casa, e as duas são ótimas receitas de extrato de tomate caseiro.
Como fazer o melhor extrato de tomate caseiro?
Receita 1
Ingredientes:
- Um quilo de tomates cozidos em água
- Duas colheres (sopa) de óleo
- Três cebolas médias (picadas em um liquidificador)
- Sal e orégano a gosto
Como fazer?
- O primeiro passo é processar as cebolas, pode ser por um minuto no liquidificador ou no processador. Não deixe bater muito para que não fique só um liquido, a consistência é mais para uma polpa. Reserve as cebolas.
- Com os tomates já cozidos, cerca de 15 minutos na pressão já é o suficiente, coloque eles no liquidificador e bata bem. Depois passe por uma peneira para coar e também reserve.
- Coloque as colheres de óleo em uma panela e refogue a cebola. Depois acrescente o tomate batido e coado e deixe apurando por mais ou menos 30 minutos em fogo médio. Sempre mexendo.
- Depois de pronto, coloque o orégano e o sal, de mais uma mexida e pronto.
Receita 2
Mais fraca.
Ingredientes:
- Dois quilos de tomates
- Uma colher (chá) de sal
- Uma colher (chá) de bicarbonato de sódio
Como fazer?
- O primeiro passo é cozinhar os tomates, depois tirar sementes a “bundinha” e a tampa. Bata por 1 minuto no liquidificador e passe por uma peneira.
- Depois leve ao fogo médio com bicarbonato e o sal e mexa até que vire um creme. Deixe esfriar e é só guardar em potes de conserva esterilizados e com tampa.
- Toda vez que você precisar é só pegar um pouco como uma colher bem lavada e guardar novamente.
Aprenda como fazer uma receita deliciosa de carne moída sem extrato de tomate em nosso canal!
Confira também:
Como fazer Strogonoff de Frango Fácil – Receita simples
Como fazer Yakisoba Tradicional, Camarão e Frango – Culinária Oriental
Como fazer Ovo de Páscoa recheado na travessa