Saiba mais sobre esta dica

Atuar nos meios digitais já não é mais um diferencial e sim uma obrigação por parte das empresas que almejam bons indicadores de recuperação de crédito.

As novas gerações já não atendem mais os celulares e telefones fixos são escassos.

Estar presente nas ferramentas de comunicação onde seus clientes estão, é o diferencial entre o sucesso e o fracasso na redução da inadimplência.

Esse texto foi construído com mais de 15 anos de experiência em cobrança, atuando com os grandes bancos e instituições de ensino. Tomamos como base também o conteúdo: Mensagem de Cobrança: como escrever uma que funcione?

Como montar uma mensagem de cobrança por SMS?

O SMS foi muito utilizado para comunicações interpessoais até o lançamento de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram.

Um dos grandes aprendizados que tivemos foi de justamente adaptar a mensagem de cobrança a este canal.

Não podemos utilizá-lo esperando que o cliente interaja com ele, por isso é importante construir um conteúdo onde o foco seja a informação e não a interação.

O principal objetivo aqui é entregar facilidade, como por exemplo lembretes de datas de vencimento, links para geração de boletos e comunicação unilateral.

Exemplo de mensagem de cobrança por SMS:

exemplo de uma mensagem de cobrança por SMS, o texto é o seguinte: "Apelido teste: O seu acordo foi gerado e o boleto foi emitido"

exemplo de uma mensagem de cobrança por SMS, o texto é o seguinte: "A NOME DA EMPRESA, está aberta a negociar sua dívida. Acesse: link e nos mande uma proposta"

exemplo de uma mensagem de cobrança por SMS, o texto é o seguinte: "Ola, Diego. Acesse: link e mande a proposta que mais cabe no seu bolso"

Como montar uma mensagem de cobrança por WhatsApp?

O WhatsApp tem sido o queridinho das empresas de cobrança, uma vez que possui altíssimas taxas de resposta.

Aqui tem um pulo do gato.

No WhatsApp existe um controle muito rígido de SPAM e seu chip pode ser facilmente banido se não adotar as medidas adequadas para que isso não aconteça.

Uma boa prática é começar a conversa com apenas um bom dia, perguntando se está tudo bem, etc. Basicamente o que queremos é despertar a curiosidade do cliente a ponto de que ele te responda.

A partir do momento que estabelecer o contato, o risco de SPAM reduz consideravelmente e aí sim você pode começar a abordagem de cobrança.

Exemplo de mensagem de cobrança por WhatsApp:

Exemplo de mensagem de cobrança por whatsapp, transcrição do texto da imagem: "Boa tarde, nome apagado! Tudo bem? Cliente: - Filho dela, posso te ajudar - É sobre o cartão do atacadao - Se for pode mandar o boleto pra amanhã - Pra eu acertar - Qual o valor? Operador: - Fala NOME APAGADO, tranquilo? Sou o Fernando aqui da Monest, somos uma empresa de relacionamento da NOME DA EMPRESA. Queria conversar com vocês sobre a utilização do sistema."

Como montar uma mensagem de cobrança por Email?

Assim como no WhatsApp é preciso tomar bastante cuidado para não ser considerado SPAM, por isso a frequência de envios não deve ser superior a 1 por dia, sendo recomendável a cada 48h.

Aqui o objetivo principal não é encher a caixa de entrada do seu cliente, mesmo porque ele vai parar de abrir seus emails e além de não recuperar o dinheiro você acaba desgastando a relação.

Outro ponto importante é a entregabilidade, quanto mais pessoas abrem seus emails e interagem com ele, mais ele aparecerá na caixa de entrada e não na caixa de SPAM.

Cuidado com palavras como cobrança, dívidas, devedores, inadimplente, etc. Os provedores tem alguns filtros de palavras comumente conhecidas como SPAM.

Procure utilizar o email como fonte de informação e nutrição de conhecimento.

Ofereça facilidades de pagamento, conteúdo informativo, informações que sejam de interesse do seu cliente, afinal você quer ele abrindo e clicando no seu conteúdo.

Exemplo de mensagem de cobrança por Email:

Transcrição do texto da imagem: "Assunto: Livre-se das dívidas de uma vez por todas!  Olá #NOME#, Nós somos a Monest e estamos aqui para ajudar você a quitar seus débitos com a empresa #EMPRESA# da melhor forma possível. Acessando a nossa plataforma você vai poder ver os detalhes da dívida e como pode se livrar dela! Vamos lá?  #CTA# Negociar minha divida / Ver minha dívida / Consultar meu CPF  Abraços, Equipe Monest"

Transcrição do texto da imagem: Assunto: [nickname]: Seu acordo foi gerado e seu boleto emitido!  #NOME#, O seu acordo com a empresa #EMPRESA# foi gerado e seu boleto foi emitido.  #VALOR# #VENCIMENTO# #CTA# Ver boleto  O banco demora até 3 dias úteis para confirmar o pagamento, então se você já realizou o pagamento desconsidere esse email.

Transcrição do texto da imagem: Email Assunto: A sua pendência está paga!  #NOME#, O pagamento do seu acordo com a empresa #EMPRESA# foi realizado com sucesso. Pode comemorar que essa dívida não existe mais!    Referente a pagamento da dívida #IdDivida#    Caso seu nome esteja na lista de inadimplentes do SPC ou Serasa por causa dessa dívida, não se preocupe. Já solicitamos para que a empresa responsável providencie a remoção para limpar seu nome 😉

Essa comunicação é recomendada para casos de inadimplência de 0 até 60 dias, depois desse prazo fica evidente que há algum problema e o cliente já não tem mais interesse ativo de quitar a pendência.

Nesse caso, empresas como a Monest podem ajudar você não somente a recuperar seu dinheiro, mas trazer o cliente de volta através de um relacionamento amigável.

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Como Fazer ADM

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Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.