Como fazer a melhor coxinha do mundo
junho 16, 2018 Comentarios 2 10039 Visualizacoes

Como fazer a melhor coxinha do mundo

Coxinha é um salgado que conquistou o Brasil e vem conquistando o mundo ao longo dos últimos anos. Eu particularmente amo coxinha, até mais do que brigadeiro em festas de criança e não é a toa que todos os dias surgem novas opções e formas de preparar esse delicioso quitute, como é o caso recente que publicamos aqui de coxinhaburguer.

Mas como preparar uma coxinha tradicional, sem muita frescura e que seja deliciosa? Pensando nisto, hoje estaremos ensinando como fazer a melhor receita de coxinha tradicional do mundo, que além de gostosa é muito fácil de fazer e rende cerca de vinte e duas coxinhas.

como fazer coxinha receita

O preparo da coxinha se divide em 3 etapas, sendo a massa, o recheio e empanar para fritar. O tempo que você precisa separar para fazer esta receita é em média de 1h30, mas o resultado é surpreendente, por isso comece um pouco mais cedo, logo após o almoço, e no café da tarde você terá um prato cheio de coxinhas para comer.

Como fazer a melhor coxinha do mundo?

O primeiro passo é preparar a massa:

Ingredientes da massa de coxinha

  • 500g de farinha de trigo
  • 150g de manteiga
  • Uma colher (sopa) de sal
  • Um litro de água

Como fazer a massa de coxinha?
Para preparar a massa, você vai precisar de uma panela grande. Coloque a manteiga, o sal e a água e misture bem. Ligue em fogo baixo a panela e mexa com uma colher de pau até que a manteiga derreta completamente. Para facilitar ainda mais sua vida, coloque todo esse líquido depois de pronto em uma batedeira e vá acrescentando o trigo e deixe bater em velocidade baixa por pelo menos 5 minutos até que vire uma massa bem homogênea sem pelotas de trigo.

Depois retire da batedeira e deixe descansar a massa por alguns minutos.

Ingredientes do recheio da coxinha

  • 500g de peito de frango (preparado, cozido e desfiado)
  • 500g de requeijão
  • Uma colher (sopa) de alho picado
  • Uma colher (sopa) de salsinha picada
  • Uma colher (sopa) de óleo
  • Uma colher (sopa) de sal

Como fazer o recheio da coxinha?

Pegue uma panela média e coloque-a em fogo médio, então acrescente o óleo e o alho e deixe fritar até que doure. Acrescente então o frango e os outros temperos, mexa bem e deixe tampado por 2 minutos, mexa mais um pouco e desligue o fogo.

Então espere o frango esfriar, acrescente o requeijão e misture bem, então reserve.

Aprenda como desfiar um frango muito rápido:

Ingredientes para empanar a coxinha

  • Um pacote de farinha de rosca
  • 500 ml de leite
  • Um ovo
  • Óleo para fritar (suficiente para fritar as coxinhas por imersão)

Como moldar, empanar e fritar as coxinhas?

Como moldar? Para moldar suas coxinhas é simples, basta pegar uma quantidade de massa suficiente para encher a palma de sua mão, então abra ela em formato de disco e acrescente um punhadinho do recheio bem ao centro. Junte as pontas do seu disco, já dando o formato da coxinha e então modele até que fique parecida com a tradicional.

Vá separando em uma travessa para poder passar para o próximo passo.

Como empanar? Para empanar a coxinha é simples, basta colocar o pacote de farinha de rosca em um prato, o leite e o ovo em outro prato ou tigela. Misture bem o leite com o ovo e então passe as coxinhas nesta mistura e depois na farinha de rosca.

Como fritar? Para fritar não tem segredo. Coloque uma quantidade boa de óleo em uma frigideira, que seja suficiente para mergulhar as coxinhas. Deixe esquentar um pouco, mude para o fogo baixo para que suas coxinhas não torrem, coloque elas e deixe fritar até que fiquem douradinhas. Então com uma escumadeira tire uma a uma e coloque em uma tigela com papel toalha para eliminar boa parte do óleo que fica na casca.

E está pronto, basta servir e me chamar é claro 🙂

Confira também:

Como fazer molho branco caseiro
Como fazer strogonoff de lula

Anterior Como tirar print no meu celular Android?
Proximo Receita de queijo empanado com Cheetos

Sobre o autor

Wes
Wes 971 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer receita doce de pipoca com calda de groselha

Pipoca colorida lembra muito da minha infância, onde era mais comum no centro da cidade os pipoqueiros venderem pipocas azuis, amarelas, vermelhas, verdes etc. Hoje em dia encontramos normalmente as… Leia mais

Receitas 2 Comentarios

Receita do melhor jilo refogado

Não são todos que gostam de um jiló refogado, mas a maioria não encara muito bem este prato pelo fato de não saberem preparar. Existem maneiras de deixá-lo mais saboroso… Leia mais

Receitas 1 Comentario

Como fazer babaganuche o patê sírio

O babaganuche ( Baba ghanoush, baba ganush ) é uma receita árabe, conhecida também como patê sírio, feito com berinjela e suco de limão, muito gostoso e de baixa caloria,… Leia mais

Receitas 3 Comentarios

Como fazer Pudim de Pinhão – Ingrediente típico do Paraná

Com a chegada do inverno o pinhão começa a cair das Árvores de Araucária no Paraná, e por isso muita gente aproveita para fazer receitas deliciosas com este ingrediente típico… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Strogonoff de lula – Receita exótica

Cansado de comer strogonoff de carne e strogonoff de frango? Hoje nós vamos ensinar o passo a passo de como fazer strogonoff de lula, uma receita deliciosa porém exótica, feita… Leia mais

Receitas 8 Comentarios

Como fazer Yakult caseiro

Apesar de não ser indicado tomar mais do que um potinho de Yakult, tem horas que da vontade de tomar uns 2 litros não é mesmo? Por isso hoje vamos… Leia mais

  1. Kiki
    outubro 11, 18:55 Responda
    Excelente receita! Se congelar as coxinhas, preciso esperar descongelarem para fritar?
    • Wes
      outubro 16, 16:55 Responda
      Obrigado Kiki!! Não precisa descongelar não, mas é bom verificar se o tempo fritando foi o suficiente para penetrar até o recheio.

Escreva uma resposta