Esta semana a Intel disponibilizou em um de seus sites (01.org) um programa para ajudar pacientes com doenças raras como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que possuem dificuldades de comunicação, o mesmo programa utilizado por Stephen Hawking para se comunicar. Ele está disponível para download e com seu código aberto, para quem se interessar em ajudar a melhorar o programa e a melhorar a vida de pessoas que sofrem desta doença.
No início o programa foi criado exatamente para ajudar o renomado físico Stephen Hawking a se comunicar através do movimento de seus olhos. O computador consegue transformar os sinais visuais em voz, lhe permitindo que se comunique em seu laboratório e em suas palestras pelos EUA e outros países.
O programa da Intel se chama ACAT (Assistive Context-Aware Toolkit), é uma plataforma de código aberto, que foi desenvolvida pela Intel Labs, onde não só pessoas com doenças de ELA, como outras do neurônio motor e que possam prejudicar a comunicação, podem se adaptar aos aparelhos e assim conseguir transmitir aquilo que deseja.
O ACAT ajuda que seus utilizadores se comuniquem facilmente através de simuladores de teclado, sínteses de fala e previsões de palavras. Além disto, poderão também editar e gerar seus próprios documentos, navegar na internet e ter acesso aos email e outras funções de escrita e leitura.
Para usar o “básico” do programa o interessado deve ter um PC com SO Windows e também uma boa webcam.
Aos interessados em usar e ajudar nos códigos do ACAT, o link para o download é o: 01.org/acat