Como fazer glucose caseira para receitas | Xarope de milho

Como fazer glucose caseira para receitas | Xarope de milho

Um dos principais ingredientes no preparo de bolos decorados, em doces caseiros, mousses, sorvetes e outras receitas é a glucose de milho, que também conhecemos como glicose ou comercialmente como xarope de milho. Mas as versões industrializadas possuem altas quantidades de mercúrio, o que é muito prejudicial para a nossa saúde. Por isso, hoje estaremos apresentando uma receita de glucose caseira, que é muito fácil e barata de fazer e poderá ser a solução para as suas futuras receitas.

É legal aprender como fazer a sua glucose caseira também, pois não é sempre que temos xarope de milho em casa e se a preguiça de ir até o mercado bater, basta fazer com os ingredientes que provavelmente você terá em sua própria cozinha.

como fazer glucose caseira liquida xarope milho

A Glucose/Xarope de milho

Este composto tem a consistência líquida e pegajosa, sendo um forte aliado a confeitaria. Seu composto principal é a glicose, onde em segundo plano vem a maltose. Seu ingrediente principal é o amido de milho, mas é possível também prepara-lo industrialmente com amido de trigo, batata ou mandioca.

Atualmente esse composto é usado na culinária para deixar a textura dos alimentos mais leve, evitar a cristalização do açúcar, aguçar boa parte dos sabores e também para aumentar o volume. Em bolos ela da uma maior maciez. Em doces, geleias, sorvetes e outros ela serve para dar brilho na consistência.

É bem comum ser usado em recheios, para evitar que ele cristalize durante o seu período de armazenamento.

Informações nutricionais da glucose tradicional (xarope de milho)

A cada 100g do xarope de milho vendido comercialmente podemos encontrar:

  • 286 calorias
  • Gorduras: 0g
  • Colesterol: 0 mg
  • Proteínas: 0 g
  • Carboidratos: 78 g
  • Fibra Alimentar: 0 g
  • Açúcar: 78 g
  • Sódio: 155 mg
  • Potássio: 44 mg
  • Cálcio: 18 mg
  • Ferro: 0,4 mg
  • Magnésio: 8 mg

Como fazer glucose caseira para receitas

Ingredientes:

  • 320g de açúcar refinado ou cristal
  • 160ml de água

A água é sempre a metade da quantidade de açúcar.

Como fazer?

  • Coloque os 2 ingredientes em uma tigela e mexa até que o açúcar fique completamente dissolvido.
  • Então leve ao fogo médio e deixe ferver essa mistura até que seja perceptível uma consistência mais “grossa”. Para quem entende um pouco mais de culinária, o ponto que a glucose deve chegar é a de bala (fio consistente). As bolhas aumentam de tamanho e é perceptível a consistência apenas com os olhos.
  • Após colocar a mistura no fogo, não mexa mais, deixe chegar no ponto sem nenhum contato seu.
  • Deixe fervendo até chegar no ponto que citamos, e desligue o fogo rapidamente. A cor dela deve permanecer transparente, se começar a escurecer é porque passou do ponto.
  • Então após chegar na consistência, deixe-a esfriar naturalmente, sem qualquer contato com a panela.
  • Depois de frio é só armazenar em um pote (de preferência de vidro, bem esterilizado) com tampa.

Guarde-o em temperatura ambiente.

Principais dicas para preparar sua glucose caseira

A primeira grande dica é: Caso no preparo da glucose ela vier a açucarar (virar uma farofa), evite ao máximo que isto aconteça, mas pode acontecer, então coloque mais água e leve ao fogo novamente para dissolver.

Não toque de maneira nenhuma na panela em que está preparando a glucose, evite trepidações e qualquer movimento, pois isso ajuda a glucose a cristalizar e dai você terá que repetir o passo acima.

No caso de preparo de marshmallows e outras receitas com consistência semelhante, a glucose deve ser adicionada bem quente. Assim que retirar do fogo, despeje na batedeira e bata até obter a consistência desejada. É preferível que a “bacia” da sua batedeira seja de inox ou alumínio, de plástico, pode não aguentar a temperatura.

Em outras receitas ela é usada totalmente fria.

Não use uma panela muito grossa, que segura temperatura, pois a hora que a glucose atingir o ponto, se a panela permanecer quente por muito tempo depois de desligado o fogo, ela irá passar do ponto.

Gostou desta dica? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos. Sabe como melhorar esta receita, tem alguma dica para nós? Comenta aí embaixo.

Aprenda em vídeo:

Anterior Como rejeitar convites de grupos no WhatsApp - Novidade do Aplicativo
Proximo Como fazer cabeceira de cama em módulos passo a passo

Sobre o autor

Wes
Wes 906 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Receita Caramelo de Natal com Marshmallows

Ontem publicamos uma receita de pão natalino do Papai Noel que foi um sucesso e hoje gostaríamos de divulgar mais uma receita natalina para você enfeitar a sua mesa de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer coxinhaburger o hamburguer de coxinha

Você não leu errado o título desta matéria, hoje estaremos ensinando como fazer a coxinhaburguer passo a passo, na qual é a junção de duas receitas que eu particularmente gosto… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Receita de bolo de chocolate simples fácil e molhadinho

O bolo de chocolate é uma das receitas mais reproduzidas em todo o Brasil, afinal é fácil de fazer, simples e leva poucos ingredientes, sem contar que fica muito gostoso…. Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer maxixe refogado

O maxixe é um vegetal que vem cada vez mais sendo usado na cozinha de pessoas que estão buscando melhorias em sua saúde. O prato é típico do nordeste, quase… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer carpaccio de carne – Receitas

O carpaccio é um prato feito de carne ou peixe cru, desde que cortado em fatias finíssimas para servir como um aperitivo ou prato de entrada. Segundo conta a história,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer receita doce de pipoca com calda de groselha

Pipoca colorida lembra muito da minha infância, onde era mais comum no centro da cidade os pipoqueiros venderem pipocas azuis, amarelas, vermelhas, verdes etc. Hoje em dia encontramos normalmente as… Leia mais

  1. Juliana
    dezembro 14, 18:12 Responda
    Pode me tirar uma dúvida ? No caso de 320gr de açúcar e metade de água, qual o peso que fica a glucose? Pois, a maioria da receita pede 300gr de glucose
    • Wes
      dezembro 15, 09:29 Responda
      Juliana, depois do cozimento em média o peso da glucose fica com 270g, 280g. É preciso pesar para saber qual foi o efeito final da evaporação, tempo de apuração, pode variar. Aconselho se possível, você pesar pelo menos uma vez para ter a média de suas receitas.
  2. Cris
    fevereiro 25, 12:38 Responda
    Uau!!! Muito obrigada pela informação!!!
    • Wes
      fevereiro 26, 11:56 Responda
      De nada Cris! Volte sempre!
    • Wes
      maio 18, 15:17 Responda
      Faça um teste em uma pequena receita Camila.
  3. Cris
    dezembro 20, 02:53 Responda
    Para parar o cozimento, basta colocar a panela numa tigela ou outro utensílio c om água gelada cheia de gelo. O uso de uma panela fina pode acarretar a queima da glucose.
    • Wes
      janeiro 08, 15:18 Responda
      Sim, é melhor fazer em uma panela de alumínio batido. De Inox nem pensar.

Escreva uma resposta