Fazer uma cabeceira de cama com módulos pode parecer difícil, afinal será necessário combinar o tecido suede com espuma, MDF/MDP/Compensado ou Virola, grampos e outros materiais, além é claro de medidas precisas na hora de fixar na parede de sua casa.
Mas não se preocupe, hoje estaremos falando neste artigo todos os detalhes de como fazer uma cabeceira em módulos, que com certeza irá abrir seus horizontes.
Além de todo o passo a passo desta cabeceira, também estaremos falando um pouco mais sobre os materiais utilizados e tamanhos das camas box para que você tenha ao menos uma noção de como tirar as medidas para a fabricação de sua cabeceira.
A experiência aconteceu lá em nosso querido canal do YouTube o Youtube.com/comofazerfacilonline e no final deste artigo estará o vídeo completo de como montamos e fixamos uma cabeceira completa de fora a fora com 3 metros.
Qualquer dúvida deixe seus comentários!
Quais são os tamanhos padrões das camas box no Brasil?
No Brasil há os seguintes modelos e padrões de camas box:
- Cama box solteiro;
- Cama box casal modelo padrão;
- A Cama box casal modelo queen;
- E cama box casal modelo king.
Cama box solteiro
A cama box solteiro pode ser encontrada em dois tamanhos padrões nas lojas, um de 88 x 188 centímetros (Largura x Comprimento) e outro de 93 x 207 centímetros. Porém em casos onde ela é feita sob medida, principalmente para apartamentos, podem não seguir muito estes padrões.
Como fazer um porta talher com vidro de conserva!
As camas de solteiro com mais de 2 metros de comprimento são conhecidas como “padrão americano”. Essas camas apesar de serem maiores, onde a tendência é ceder o meio, são mais reforçadas e indicadas para adultos de peso mais elevado.
Cama box casal modelo padrão
Já a cama box simples ou modelo padrão conta com uma medida de 138 x 188 centímetros (1,38 x 1,88 metros). Hoje este modelo quase não é mais usado, pois por um pouco a mais de dinheiro é possível levar uma cama queen.
Mas a escolha do padrão acaba sendo uma “exigência” em quartos menores, onde é preciso levar em consideração que ainda será necessário colocar um guarda roupas no mesmo quarto e quando possível um ou dois criados mudos.
Cama box casal modelo queen
O modelo de cama box Queen Size é o mais comercializado atualmente, pois ela é o meio termo entre a simples e o modelo de “luxo” o King Size. Sua medida padrão é de 158 x 198 centímetros.
Cama box casal modelo king
As camas box casal King Size contam com uma medida de 193 x 203 centímetros. Elas são bem espaçosas e confortáveis, muito indicada para aqueles casais que gostam de dormir esparramados*. Mas nem sempre o quarto conta com espaço suficiente, levando em consideração o restante dos móveis.
*Normalmente um casal é composto por uma pessoa que dorme esparramado e outra que dorme no cantinho restante, HAHAHAHA.
Cama box sob medida
Hoje é comum a fabricação sob medida das camas, onde há modelos que são de parede a parede, montadas dentro do próprio quarto. Portando a sua cabeceira poderá ter uma medida padrão ou conforme a necessidade do seu quarto.
Qual o tamanho padrão usado nas cabeceiras?
As cabeceiras geralmente são alguns centímetros maiores do que a largura das camas, pois para ficar mais fácil dividir os módulos, normalmente eles são arredondados.
A largura é próximo do tamanho da cama, já a altura normalmente é de 60 a 90 centímetros, porém ela pode variar conforme a sua necessidade.
Recomendamos que cabeceira comece um ou dois centímetros abaixo do criado mudo, também atrás da cama e não rente a ela.
- Cama Box solteiro: A largura da cabeceira é de 90 centímetros;
- Cama Box casal padrão: A largura da cabeceira é de 140 centímetros;
- A Cama Box casal Queen: A largura da cabeceira é de 160 centímetros;
- Cama Box casal King: A largura da cabeceira é de 200 centímetro.
Quais são os materiais mais comuns usados para fazer cabeceiras em módulos?
Já citamos alguns dos materiais mais usados nas cabeceiras logo no início deste artigo, mas agora estaremos falando um pouco mais sobre eles. Os materiais são:
- Conglomerados de madeira como MDF, MDP, compensado ou virola (um tipo de compensado);
- Tecidos como o suede, mas há quem use também corino, couro e outros tecidos que os grampos prendam bem;
- Espuma de densidades entre 20 e 23;
- Parafusos;
- Grampos;
- E cola de tapeceiro.
Materiais usados para fazer cabeceiras capitone
No caso das cabeceiras com capitone, que são aquelas com botões, além dos materiais acima, também é usado botões (óbvio) e linha de tapeçaria (uma linha mais firme) da mesma cor do tecido.
Como fazer uma necessaire linda e barata!
Como fazer cabeceira de cama em módulos passo a passo?
A metragem irá variar conforme a sua necessidade. Há cabeceiras que preenchem toda a parede atrás de sua cama box e outras de tamanho padrão para camas box para solteiros, casal padrão, casal queen e também casal king. Se for o caso de uma cama padrão, use a metragem citada logo acima para definir a compra dos materiais e o tamanho dos módulos.
1. Materiais da cabeceira em módulos
- MDF para fixar os módulos (ela será a parte de trás da cabeceira, a que será fixada na parede);
- Virola ou compensado para fazer os módulos (qualquer espessura);
- Tecido suede;
- Espuma de densidade 20, 21, 22 ou 23 (no máximo);
- Furadeira com broca para alvenaria (usada para prender o fixador na parede);
- Parafusadeira (usada para fixar os módulos e os fixadores na chapa de MDF);
- Grampeador de tapeçaria;
- Grampos;
- Cola de tapeçaria;
- Parafusos;
- Buchas (para os fixadores da parede);
- Trena;
- Tesoura;
- Fixadores de parede, normalmente é usado 2 pares por cabeceira;
2. Como fazer?
Os materiais você irá comprar todos cortados. É possível você mesmo comprar uma chapa “crua” de MDF, MDP ou Virola e cortar manualmente, mas não aconselho, pois geralmente a medida foge e é preciso que os cortes fiquem 100% para que encaixem.
- A espuma é possível comprar nas medidas também.
Tire a medida do tamanho de sua cabeceira, você pode seguir as medidas padrões que citamos acima (somente para a largura) ou tirar a media que achar necessário, indo do chão até o teto, de parede a parede ou qualquer outra que quiser.
Com base nesta medida, você vai precisar de uma chapa de MDF no tamanho total desta medida, pode ser em MDP também, e módulos em virola ou compensado que cubram toda a área desta chapa. Exemplo:
- Sua cabeceira tem 1,60 x 90, então você vai precisar de uma chapa de MDF de 1,60 x 0,90 e nove chapas de virola cortadas em 0,40 x 0,30 (módulo retangular). Essas nove chapas cobrem a área total da cabeceira.
Mas este é só um exemplo, você poderá fazer módulos retangulares desta e de outras medidas, assim como módulos quadrados.
A espuma deve ser na mesma quantidade e tamanho das chapas de virola/compensado. Exemplo:
- Se a sua cabeceira vai 9 módulos de 0,40 x 0,30 centímetros, então você vai precisar de 9 espumas de 0,40 x 0,30 centímetros.
3. Tecido
Já o tecido você deverá comprar uma metragem suficiente para sobrar a espessura da espuma + 2 centímetros. Exemplo:
- A espuma que você comprou tem 5 centímetros de espessura, então cada corte do tecido deverá sobrar 7 centímetros (5 da espuma + 2) de cada um dos lados do módulo. No exemplo de módulos 0,40 x 0,30 e espuma de 5cm, o tecido deverá ter a medida de 0,54 x 0,44 centímetros (7cm a mais para as laterais, totalizando 14cm e 7cm a mais para o comprimento de cada lado, totalizando mais 14cm).
Normalmente 1 metro a mais de tecido é o suficiente. Otimize o corte, os tecidos normalmente contam com uma medida padrão para a largura, verifique se irá sobrar menos no comprimento ou na largura e então corte.
Reserve uma tira de 5 centímetros do tecido para “emoldurar” a chapa de MDF onde será fixado os módulos, isso da um acabamento bem legal.
Dica: Citamos MDF para a chapa da parte de trás pois é um material mais firme. Mas dependendo da espessura de sua virola/compensado (mínimo 6mm) é possível usar o mesmo material para a chapa de fixação e para os módulos.
Após tudo estar devidamente cortado, chegou a hora de montar os módulos.
4. Montando os módulos
Pegue uma unidade da virola e uma unidade da espuma. Passe cola na virola e com cuidado cole a espuma. Encaixe ela perfeitamente, pois normalmente ela não irá se mexer mais após o primeiro contato com a cola. Deixe secar por 10 minutos.
Pegue uma unidade do tecido que você cortou e então coloque-o em uma superfície plana, de preferência o chão, com a parte da frente do tecido virada para baixo ( a parte fosca deixe pra cima ).
Depois apoie a junção da madeira/espuma, com a espuma virada para as “costas” do tecido. A madeira fica pra cima. Coloque o módulo bem no centro do tecido, de forma que sobre de todos os lados igualmente.
Então force o módulo para baixo, amassando a espuma igualmente de fora fora, na diagonal. Dobre o tecido sobre a madeira com a outra mão e então coloque dois grampos no centro do módulo.
Grampeie sempre na horizontal, pois o grampo na vertical escorrega do tecido e ele fica enrugado.
Assim:
Ou com ajuda:
Repita este processo em todas as laterais, grampeando apenas o meio.
Após os meios grampeados, puxe a ponta do tecido em cada canto e grampeio na madeira, fazendo uma quina. Faça isso nas quatro quinas.
Dica: Sempre force a espuma para baixo antes de grampear.
5. Grampeando
Depois alinhe o tecido em toda extensão das laterais e grampeie. Certifique de que está tudo alinhado, pois a espuma e o tecido podem ficar com ondas, deixando o módulo feio.
- Se você ver que ficou desalinhado, talvez seja necessário retirar o grampo, alinhar e grampear novamente.
6. Finalizando
Por fim dobre as “orelhinhas” do tecido nas quinas e finalize o módulo com mais dois grampos. Talvez para acertar melhor as quinas, seja necessário cortar um pouco de tecido, mas cuidado, não corte demais.
Dica: Para facilitar recomendamos que esse processo de grampeagem (nem existe essa palavra) seja feito em dois. Um sobe no módulo de joelhos para forçar bem a espuma pra baixo, ainda mais em espumas de densidade alta, e o outro coloca os grampos.
Outra dica: Citamos suede que é o tecido mais comum e o mais indicado. Mas você pode usar corino, couro, emborrachados e outros tecidos firmes, que não solte o grampo.
Então você tem um lindo módulo pronto. Repita o processo com todos os outros.
Depois de todos os módulos prontos, coloque a tira de tecido fazendo uma moldura na chapa de fixação da parede/módulos. Isso dará um acabamento muito legal.
Como fixar os módulos e fixar a cabeceira na parede?
Para fixar os módulos é bem simples, coloque um bem na “quina” da chapa maior e então coloque dois parafusos nas laterais do módulo, porém de trás pra frente (indo da chapa maior para o módulo).
É preciso usar um parafuso de tamanho suficiente para atravessar a espessura da chapa de MDF e um pouco da virola.
Não use um muito grande que ele pode te machucar se você bater a cabeça muito forte na cabeceira. ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Fixando a cabeceira na parede
Agora para fixar a cabeceira na parede que é mais difícil. Você primeiro vai precisar tirar as medidas na parede.
Serão diversas medidas, mas a princípio precisamos identificar duas, a altura em que a cabeceira irá ficar com relação ao chão e a distância entre as laterais da parede. Normalmente a cama fica no meio do quarto, mas as vezes ela fica encostada, então essas medidas irão variar.
Identifique a altura em que a cabeceira irá ficar, faça um sinal com um lápis. Então tire a medida deste risco até altura do tamanho de sua cabeceira.
Se ela tiver 0,90cm, faça outro risco com o lápis a 0,90cm após este primeiro ponto. Repita este processo nas duas extremidades (recue uns 10cm) de onde a cabeceira irá ficar.
Com a altura onde irá ficar a sua cabeceira identificada, faça outro risco de cima para baixo, com 0,15 ou 0,20cm, este será o ponto onde ficará o seu fixador na parede e na chapa.
Então faça os furos com a furadeira, insira as buchas, coloque um fixador com o encaixe virado para cima e então parafuse-o.
Dica 5 (me perdi em qual dica é): Corte o fundo de uma garrafa PET e cole-o com uma fita embaixo de onde você irá furar, assim evita de fazer sujeira.
Faça o mesmo processo com o outro fixador
Para colocar o fixador na chapa de MDF, tire a medida da distância da lateral onde ira ficar a sua cabeceira (talvez seja preciso marcar onde ela irá ficar a partir da distância da parede) depois tire a medida entre eixos dos fixadores.
Na chapa marque esta distância e então a metragem do limite (altura) até o fixador, que no caso foi de 0,15cm ou 0,20cm.
Após colocar o primeiro fixador na chapa, coloque a trena bem no eixo dele e então conforme a medida que você tirou, marque onde irá ficar o segundo fixador.
PS: O fixador na chapa de MDF deve ser parafusado com o encaixe virado para baixo.
Clique na imagem para ampliá-la.
Então é só encaixar de cima para baixo na parede e ser feliz.
Passo a passo em vídeo de como fazer uma cabeceira em módulos!
Assista o passo a passo em nosso canal do YouTube:
Gostou? Tem alguma dica? Comente e compartilhe!
Cleide
Boa noite..
Minha dúvida, eu preciso de uma chapa de 2.50 ( que sera o tamanho da minha cabeceira) posso pedir pra cortarem ao meio para conseguir trazer pra casa, e depois quando for montar grampear de novo? Sera que daria certo? Meu carro é pequeno e não tenho como trazer a chapa inteira pra casa
Wes
Oi Cleide, tudo bem? Geralmente esses locais entregam as chapas, você não precisa levar no carro. Mas se precisar dividir ela, divida de um jeito onde caiba um tanto de módulos de um lado e outro tanto na outra parte (não sendo necessário dividir exatamente no meio). Ai depois você instala as duas chapas na parede. Agora juntar não tem como.
Edna
Olá, Boa noite!
Estou com dúvida sobre as medidas q posso usar para cama de solteiro?
Agradeço retorno!
Wes
Olá Edna, tudo bem? Seja bem vinda. Mas você quer fazer a parede inteira, ou somente o tamanho da cama? Do chão até o teto? Tem que primeiro decidir qual o modelo deseja. Me passe as medidas, que te ajudo (parede inteira ou largura da cama).
leonardo
boa noite gostaria de fazer a cabeceira 1,40m de altura por 3,00m largura ,qual seria o tamanho ideal dos modulos? pensei em 35×75 , sera que fica bonito ?
Wes
Opa Leonardo, tudo bem? Seja bem vindo ao site, temos um canal no YouTube também. Depende, você quer um módulo bem comprido? Porque 75cm é bem largo. Para ficar em um padrãozinho, recomendaria 35cm x 50cm. Vai ficar bem semelhante a esse nosso. Mas vai do seu gosto, 75cm funciona também.
Viviane
Oi tudo bem espero que sim, minha cama é cama box tamanho normal queria só mais 2 placas a mais ,então quanto seria a média de tecido é de estofado certo pra eu comprar é a média certo ✔ de mdf,?
Daniela
Olá, eu não entendi como vc fez pra juntar todos os módulos depois pra colocar na parede ou usou o fixador em todos?
Obrigada
Suely Nolasco
eu não entendi essa moldura com a tira para fixar e depois na parede, mais eu nunca si um passo a passo tão legal igual ao seu parabéns
Wes
É pra poder fixar na parede e ficar fácil de tirar para limpar. Se colar direto não tem como ficar limpando.